7:29Os herdeiros da UDN

por Rogério Distéfano

Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta. (ALBERT EINSTEIN)

GETÚLIO VARGAS foi levado ao suicídio por duas causas. 1) A corrupção de seu governo, com participação de pessoas próximas, parentes incluídos. A corrupção excitou o moralismo das classes médias, com apoio político. 2) As oposições militar e política. A militar vem das históricas intervenções das forças armadas, amadurecidas na Guerra do Paraguai. A oposição de fundo político-partidário teve na UDN União Democrática Nacional, o seu mais ativo representante.

A UDN adotava manifestações ruidosas dentro e fora do Congresso Nacional, mesmo incitando a intervenção militar, que conseguiu em 1964. O partido não media esforços para a derrubada de Vargas, a ponto de seus mais aguerridos membros identificarem-se como “a UDN da calúnia”. O PT, revoltado com o fim do sonho de seu ‘reich dos mil anos’, sacou a primeira calúnia contra Michel Temer: que ele demitiu o garçom da presidência porque este é negro.

Tem gente que, pela internet,sem maiores cuidados, nem remotamente sabendo que comete crime, atribui a Michel Temer prática de crime de racismo. Sim, o garçom é negro, como grande parte dos garçons e brasileiros em geral. Tem negro no governo e mulato no ministério. Como fica? Racismo seletivo, aquele de dizer que o melhor amigo é negro?  O funcionário não foi demitido por ser negro, mas por ser garçom. Melhor: por ser o garçom.

Não era um garçom qualquer, que cumpre escala e folga. Foi o garçom que serve Lula e Dilma nos respectivos governos, treze anos, na intimidade do gabinete que gera alguma solidariedade na vida. Não só isso. O garçom ocupava cargo em comissão, também chamado ‘de confiança’, cuja nomeação se baseia (1) na livre nomeação e demissão e (2) na confiança.  O garçom de Lula e Dilma tanto serviu que além da confiança lega era também confiado com eles.

Segundo o noticiário, o garçom dava amigáveis pitos em Dilma – que ela só permite vindos de Gabriel, o neto. O que garçom fazia – ou servia – a Lula, melhor não saber…  Queriam os petistas que Temer mantivesse o garçom a seu serviço, um leva e traz para Dilma? Na furibunda oposição a Temer, o PT leva a estupidez ao nível de excelência. Tanta coisa plausível e legítima para usar contra o novo governo e saca a maior das tolices embalada na calúnia mais rasteira.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.