7:53Museu de cera

por Luís Francisco Carvalho Filho

Dez dias depois do afastamento da presidente da República, o Brasil vive clima de surpreendente normalidade. Aos poucos, o governo provisório se encaixa e difunde o sentimento de que Dilma Rousseff faz parte de um passado remoto.

Há, por conta da ideologia partidária e da inábil extinção do Ministério da Cultura, a rebelião de artistas (manifestações em Cannes e no Teatro Oficina, ocupações de prédios da Funarte), mas o movimento não é aparentemente capaz de atrapalhar o dia a dia ou de inibir a força gravitacional da nova administração, seu poder de distribuir verbas e cargos.

O conservadorismo cafona de Temer não é tão diferente do conservadorismo cínico de Dilma.

O novo governo tem homens investigados pela Lava Jato? O que caiu também tinha. O novo governo corteja o baixo clero parlamentar para obter apoio no processo legislativo? O governo anterior também fazia do toma lá dá cá, inclusive com a bancada evangélica, receita de sobrevivência. E as presenças de Meirelles, Jucá, Kassab, Geddel, Barbalho ou Picciani não representam novidade política do ponto de vista da estratégia petista de governança.

A vida segue. A tocha olímpica percorre as cidades. Hoje é dia de Virada Cultural. A PF mantém Lula na alça de mira. O STF suspende a lei que autoriza o consumo da “pílula do câncer”. Pragmático, o PT, além de anunciar que um dia fará a autocrítica dos seus pecados, nem se opõe a alianças eleitorais com o próprio PMDB que, convenhamos, selou a sua derrocada.

Se o novo governo tem naturais dificuldades para se legitimar, Temer tem enquadrado, sem traumas, ministros que falam demais. O grande desafio desta semana foi o de identificar o tamanho real do deficit deixado pela gestão irresponsável de Dilma.

Não é que a presença de mulheres seja garantia de lisura e eficiência (Maria das Graças Foster e Dilma Rousseff, por exemplo, mostram isso), mas Michel Temer se esqueceu de que é importante tê-las no primeiro escalão. As nomeações de Maria Sílvia Bastos Marques, a primeira a comandar o BNDES, e de Flávia Piovesan, para a Secretaria de Direitos Humanos, serviram para aplacar o descontentamento feminino.

De novidade –além da equipe econômica que, por enquanto, agrada o mercado e cria expectativas de recuperação–, o novo ministro da Justiça sinaliza um padrão de lei e ordem inspirado nos governos do PSDB em São Paulo que pode ter impacto nacional.

A narrativa do golpe, que confere um pouco de oxigênio a Dilma, ilhada no Palácio da Alvorada, parece se esvair pelos ralos, sobretudo diante da inevitável comparação com a crise institucional que abala a admirável democracia venezuelana. A insistência retórica de Dilma lembra, de certa maneira, o esforço de Eduardo Cunha em explicar que ser beneficiário de trust não se confunde com a titularidade de conta corrente no exterior.

O museu de cera de Foz de Iguaçu retirou a imagem de Dilma Rousseff da sala de exibições, antecipando o que acontecerá com o seu retrato oficial depois de condenação pelo Senado por crimes de reponsabilidade. O motivo não seria de natureza política, afirmou o diretor do pequeno e provinciano museu, mas sim a necessidade de manutenção preventiva no boneco. Será?

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

3 ideias sobre “Museu de cera

  1. Sergio Silvestre

    ACHO QUE ESTÁ NA HORA DE FECHAR TUDO QUE É JORNAL E NEM FAZER MAIS OS TELEVISIVOS,É SÓ PEGAR O TAPE DO JORNAL PASSADO E NÃO GASTAR DINHEIRO COM NOVAS REPORTAGENS ,POR QUE A MESMICE CAMPEÁ ATÉ NESSE ARTIGO DO SUJEITO AI EM CIMA.
    ACHO QUE O MUNDO VAI SER DOS CALMANTES,O HOMEM ENJOADO DE SEXO,JÁ QUE O ROMANTISMO ACABOU,ENJOADO DA POLITICA E DOS SEUS CIENTISTAS QUE SEMPRE DIZEM A MESMA PATACOADA.
    MAS A PIOR COISA QUE PODEREMOS NOS ENJOAR É DE DEUS,MAS NOTO QUE MUITOS TAMBÉM ESTÃO ENJOADOS,A TAL PONTO DE CATEDRAIS VIRAREM SHOPPINGS NA EUROPA.
    O FUTURO DO MUNDO VAI SER ASSIM,SE QUISER OUVIR UMA HOMILIA,PODE SER DA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO E ATÉ FAZER SEXO EM ALGUMA CABINE AO LADO,ATÉ POR QUE CASAMENTO OU TER UMA COMPANHIA CUSTA CARO.
    QUE BOSTA ESTAMOS NOS TRANSFORMANDO,UM BANDO DE IMBECIS COMPOSTOS DE BACTÉRIAS E AINDA PENSAM SER OS ONIPOTENTES DO UNIVERSO.
    FALANDO EM MESMICE ,DEIXE EU PARAR COM ESSA MESMICE ,ESSA IDIOTICE DE FICAR PREGANDO NO DESERTO,ATÉ POR QUE NÃO SOU CRIATIVO COMO UM EDIR MACEDO OU MALAFAIA QUE TEM UMA LEGIÃO DE SEGUIDORES QUE ATÉ LHE PAGAM BEM PARA ENGANA-LOS.
    GRUNFHHHH BOM FINAL DE SEMANA.

  2. Zé Ninguém

    Infelizmente o presidento não consegue se desligar dos péssimos hábitos decorrentes da profissão dele, político profissional. Com tanta gente competente em Pindorama se cercou dos mesmos, de gente com bronca no STF, na Lava Jato e em outra instâncias. Mas esperar o quê de um homem que passou 5 anos na companhia da querida companheira, deve ter um viés sadomasoquista.

  3. Toledo

    Tá difícil , os coxinhas acham que o Chupa Cabra do Temer esta indo muito bem. Nossa, em nome da democracia temos que ler isso. A única coisa boa do Governo do Temer é a esposa !!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.