15:35PT vai disputar eleições em 322 municípios do Paraná

O PT do Paraná informa:

PT do Paraná se prepara para as eleições municipais deste ano

Oficinas regionais vão orientar os pré-candidatos com relação às mudanças na lei eleitoral que valem para o pleito deste ano e repassar informações sobre comunicação, prestação de contas e a elaboração dos planos de governo.

Um levantamento feito pela Secretaria de Organização do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores do Paraná (PT-PR) aponta que o partido está mobilizado para disputar as próximas eleições municipais em pelo menos 322 dos 399 municípios paranaenses, seja por meio de diretórios municipais ou comissões provisórias.  Em pelo menos 70 deles, o partido deverá lançar candidaturas majoritárias, ou seja, disputar a cabeça de chapa com candidato ou candidata petista. É significativo também o número de municípios em que o PT pretende compor aliança com outras candidaturas de esquerda, disputando a vice-prefeitura.

“Os dados são preliminares, mas apontam uma tendência de crescimento”, informa o informa o presidente do PT-PR, deputado federal Ênio Verri. “Temos percorrido o estado e conversado com as bases, acolhendo muito apoio e ânimo da militância do PT em todas as regiões do estado”, acrescenta. As convenções partidárias que definem essas candidaturas têm prazo legal para acontecer entre os dias 10 de julho e 5 de agosto de 2016, conforme a lei eleitoral em vigor. “Nosso pessoal demonstra todos os dias que o momento não é de abatimento, mas de luta e de defesa da democracia”, afirma Verri.

Oficinas peparatórias

O PT-PR vai realizar oficinas regionais preparatórias para os pré-candidatos às prefeituras e câmaras municipais e também para os militantes que atuarão como coordenadores nesses processos. A primeira delas acontecerá no próximo sábado (21) em Guarapuava. Orientam com relação às mudanças na lei eleitoral que valem para o pleito deste ano e repassam informações sobre comunicação, prestação de contas e a elaboração dos planos de governo, entre outras questões. As demais oficinas ocorrerão em Curitiba, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá e Cascavel.

Tarcísio Marques dos Reis é pré-candidato à reeleição no município de Paiçandu, região de Maringá. Para ele, a administração local imprimiu, em parceria com os programas do governo da Presidenta Dilma, projetos sociais importantes, dos quais a população não abre mão. “Toda nossa ação, projetos e trabalhos visam a coletividade e o resgate da cidadania. São políticas amplas, que beneficiam o conjunto da população. Esse é um diferencial relevante nos governados do PT”, afirma.

A atenção para a composição da chapa de pré-candidatos a vereador, segundo Tarcísio dos Reis, também é precisa ser reforçada porque sua qualidade vai dar sustentação à pré-campanha majoritária. “É importante levantar não apenas os nomes das pessoas com potencial de voto, mas que sejam fortes lideranças comunitárias, com trabalhos reconhecidos em favor da coletividade. Porque, uma vez eleitas, essa pessoas vão defender na Câmara Municipal propostas abrangentes e que respondam às reais necessidades da população”, diz.

A prefeita da Lapa, Leila Klenk, também é pré-candidata à reeleição pelo PT no seu município e comenta que um dos desafios ainda é atrair mais mulheres para a participação política e para a ocupação de espaços de poder. “Vejo com muita naturalidade que as mulheres participem de tudo porque se trata de um direito das pessoas a livre manifestação e o acesso às oportunidades. O que não é natural é o preconceito com as mulheres, seja na política, seja à frente das tomadas de decisão”, afirma. Leila ressalta que o diferencial dessa participação se reflete nas próprias políticas públicas das administrações femininas e se diz otimista com relação às gestões e mandatos das companheiras. “Embora a política em si afaste as mulheres de participarem, elas não aceitam tão facilmente as derrotas , renovam o ânimo no dia a dia e sempre saem fortalecidas das adversidades”, conclui.

Governar é fazer opções

O deputado estadual Tadeu Veneri é pré-candidato do PT à prefeitura da Capital. Ele pretende se desafiar a concorrer pela primeira vez à Prefeitura de Curitiba para romper com a marca da cidade de ser um espaço aberto à especulação imobiliária e para estabelecer um debate amplo e participativo sobre o olhar diferenciado para as populações historicamente invisibilizadas pelo poder público. “Governar uma cidade é fazer opções e a nossa, do Partido dos Trabalhadores, é pela redução das desigualdades. Não com medidas paliativas, mas com políticas públicas que de fato promovam justiça social”, completa.

Para contribuir com as propostas ao plano de governo da pré-candidatura de Tadeu Veneri ao Executivo municipal, os curitibanos podem enviar suas sugestões para o endereço: “acidadequeeuquero.org.br”.

Todos que pretendem se candidatar nas eleições municipais deste ano têm de regularizar sua situação financeira junto ao partido até o próximo dia 30 de junho. Sejam eles filiados, dirigentes ou detentores de cargos de confiança. Àqueles mandatários de cargos eletivos podem negociar o parcelamento de seus débitos em mais vezes, mas precisam fazer isso até a data de 30 de junho também.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.