8:39O pato e as panelas

por Bernardo Mello Franco

As manifestações a favor do impeachment usaram dois símbolos além do verde e amarelo da bandeira: as panelas, batidas em protesto contra a corrupção, e o pato da Fiesp, mascote da campanha pela redução dos impostos.

Se este era o sentido das ruas, Michel Temer começou o governo interino dirigindo na contramão. Nos primeiros dias de presidente, ele nomeou políticos sob suspeita e indicou que vai elevar a carga tributária.

A nova Esplanada tem ao menos três ministros citados na Lava Jato. O titular do Planejamento, Romero Jucá, responde a dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal. Ele é suspeito de receber propina em obras da Petrobras e da Eletronuclear.

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, é alvo de dois pedidos de inquérito que ainda não foram analisados pelo STF. Seu nome circula nos papéis da OAS. Léo Pinheiro, o falante ex-presidente da empreiteira, já fez acordo de delação.

A OAS também liga a Lava Jato ao novo ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima. O ex-deputado é citado em mensagens sobre a liberação de empréstimos da Caixa, da qual foi vice-presidente.

Os três peemedebistas negam ter se beneficiado do petrolão e poderão se defender no Supremo, longe de Curitiba. Jucá já tinha foro privilegiado por ser senador. Alves e Geddel ganharam a proteção agora, ao serem nomeados ministros.

Temer também pegou a contramão da rua ao sugerir, pela voz do novo chefe da Fazenda, que elevará impostos para reequilibrar as contas públicas. “Caso seja necessário um tributo, ele será aplicado”, prescreveu o doutor Henrique Meirelles. O remédio escolhido deve ser a velha CPMF, alvo da campanha da Fiesp.

As próximas semanas permitirão saber se a indignação contra a corrupção e os impostos era mesmo apartidária. Na outra hipótese, ela se limitava à corrupção e aos impostos patrocinados pelo PT. Até aqui, o pato e as panelas não se manifestaram.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

6 ideias sobre “O pato e as panelas

  1. Sergio Silvestre

    Pois é,como a coisa é grotesca né,sumiu dos noticiários a lava-jato,o Moro se escafedeu e me parece que a tarefa foi cumprida,
    Mas será que com isso mataram o Lula no ninho?Tem 2018 e do jeito que o barco vai ,boa coisa não vai nos restar com essa quadrilha do ministério.
    Sempre digo que é difícil a ressocialização de pessoas com certo teor de delinquência,e ali tem muitos já calejados na lida e não vão daqui em diante ser os velhinhos bonzinhos,por que a montanha de dinheiro está ao alcance das mãos e sabemos que toda estrutura de poder rouba adoidado com a benevolência da justiça que não pune ninguém,tanto que o homem que mandou prender um dos maiores corruptos do Brasil ,hoje se encontra exilado na Suiça,com a justiça tão branda para uns doidas para prender o justiceiro.
    Não se enganem gente,o Brasil é um covil de uma elite que rouba,mata e faz a justiça do seu jeito e não vai ser esse povo que foge ao primeiro tiro de bala de borracha ou gás que vai concertar,isso aqui é um Eldorado para poucos e muitos estrangeiros que deitam e rolam enquanto nosso povo sofre nas garras dos vendilhões.
    Tenho uma profecia para o futuro do pobre e do produtivo,vem ai uma serie de maldades dizendo ser o remédio para a crise,vocês concordam e ficam mais 4 anos sofrendo e quando estiver perto das eleições eles tiram o bode da sala e voces os elegem de novo.
    Vai começar a seção de sadomasoquismo e como a maioria gosta de apanhar,vai sobrar tem´po para ver novelas e o JORNAL NACIONAL que só vai falar bem deste governo,não verão mais noticias da lava-jato,e já terão esquecido o Moro.
    Ai voltamos a 2002 quando a salario minimo comprava 4 latas de azeite e uma diarista trabalhava até por restos de comida da patroa.
    Salve a elite branca de olhos claros ,agora o Brasil voltou para vocês ,aproveitem.

  2. Hélio Biondo

    O Temer momeou três mencionados em delação. A Dilma tem uma dez presos e uns vinte relatados.

  3. ferreira

    O pato nos já somos à muito tempo e as panelas eram com um objetivo maior que era FORA DILMA / FORA PT / FORA COMUNISTAS , Esta etapa está quase vencida mesmo com o Temer no poder já estamos respirando um ar mais puro, a primeira faxina já limpou m&rd@ fedorenta , daqui para frente quem precisa mostrar trabalho é o judiciário brasiliense que ainda não recebeu manifestação popular mas poderá ser a bola da vez.

  4. Sergio Silvestre

    Ferreira,é que voce tirou a cara pra fora do esgoto que você vive,logo você volta as origens.

  5. Toledo

    Silvestre, o Ferreira é um fã ardoroso do Moro, votou no Piá de Prédio, fez ou tem na família quem fez, Fies, Prouni, Empréstimo Consignado, mas quer ser galã do Batel. Não dá Silvestre, falta neurônio.

  6. Zé Ninguém

    Falar em aumento de impostos nesta época, em meio a tamanha depressão econômico foi puro tiro no pé. E com tanta gente honesta e competente escolher ministros que já vem com suspeitas, foi outra burrice homérica cometida pelo presidento. O Temer ficou tempo demais na companhia da ex-querida companheira, alguma coisa ruim dela ele herdou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.