8:49A nova Cuba

por Ruy Castro

Fui a Havana em fins de 1988 para cobrir os 30 anos da Revolução Cubana. Durante uma semana, entrei e saí de Cadillacs batendo pino, hotéis cheirando a 1958 e restaurantes com a pior comida do mundo. Penetrei no bairro negro da cidade, entrevistei um chefe do tráfico de maconha e constatei que, por causa da novela da Globo “A Escrava Isaura”, em exibição na TV local, Rubens de Falco era mais popular em Cuba do que seu ex-morador Ernest Hemingway.

Ao voltar, contei isto a amigos, que se revoltaram com minha visão reacionária do país. Mas o que fez um deles cortar relações foi minha descrição do desfile de modas a que assisti na velha boate Tropicana, em que as modelos, usando uniformes camuflados, desfilavam ao som da patriótica “Guantanamera”, o poema de José Martí (1853-95) musicado por Joseíto Fernández, saindo das caixas em ritmo de discoteca. Para completar, uma das modelos – por sinal, a única que desfilava mal, parecendo estar com um band-aid no calcanhar – era a jovem Alina Revuelta, filha de… Fidel Castro.

Quase apanhei. Para meus amigos, uma filha de Fidel só poderia ser uma médica, professora ou camponesa – jamais seria vista rebolando numa passarela. E, se fizesse isto, seria a melhor modelo do lote. Desisti. Difícil argumentar contra cérebros tão bem lavados.

Hoje é diferente. Depois das visitas de Barack Obama e dos Rolling Stones, Havana está sendo palco de uma semana internacional da moda. As roupas, criadas pelas maiores grifes do mundo, exibem estampas de palmeiras, charutos, canaviais. Gisele Bündchen adotou e estilizou a boina de Guevara. Um neto de Fidel iria desfilar pela Chanel. É uma Cuba que Chico Buarque já não deve reconhecer.

Só faltam convidar os presos políticos para o desfile de gala na noite de encerramento.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

5 ideias sobre “A nova Cuba

  1. marcio ferreira

    Isto ajuda a explicar o porquê da turma revoltada preferir Paris quando foram ao exílio. Eles sempre souberam das reais condições de Cuba.

  2. Fausto Thomaz

    Silvestrreee e Toledo ja compraram suas passagens…estão loucos para fumar os cubanos

  3. Zé Povinho

    Nada como um dia depois do outro, e o embrago ainda não acabou. No dia em que o Tio Sam disser: tá tudo dominado, o embargou acabou, o tal Pátria o Muerte desaparece na hora. E de mode vai ser quem se disser socialista, bom mesmo é ter um shopping center cheio de lojas de grife. Este maldito capitalismo venceu este socialismo reacionário, este sim de mode.

  4. Toledo

    Que vergonha dos coxinhas. Esse é o padrão de todos. Acham que todo Ptista tem que comer miojo. Vão puxar o saco do Moro, vão.

  5. Zangado

    Os petistas e psolistas prestes a desgarrar das tetas da viúva federal ficarão à deriva, só lhes resta defender as virtudes do regime gordinho de Kin Jong-Un, pois Cuba lançou-os fora !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.