16:45O PT do Paraná e a resolução

O PT do Paraná informa

O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores do Paraná se reuniu na manhã desta quinta (21) para avaliar o processo de impeachment da presidenta Dilma Roussef que segue agora para o Senado e seus desdobramentos no Paraná. Representantes da Frente Brasil Popular e do Fórum de Lutas 29 de Abril estiveram presentes na reunião.

“Reunido no dia 21 de abril de 2016, em Curitiba, o Diretório Estadual do PT do Paraná aprovou a seguinte resolução política:

O PT do Paraná manifesta sua repulsa à tentativa de Michel Temer e Eduardo Cunha governarem o país por vias indiretas, com um golpe parlamentar-jurídico-empresarial que foi sacramentado pela Câmara, no dia 17 de abril. Até o momento, a presidenta Dilma Roussef não é investigada e nem réu em nenhum crime, seja ele de corrupção, enriquecimento ilícito ou de responsabilidade fiscal cujas acusações são inadmissíveis juridicamente. Sem fundamento na legalidade, a admissão do processo de impeachment, encaminhado agora para o Senado, encontra como cúmplice oportunistas que já negociaram suas fatias e vantagens num eventual governo golpista, sem terem precisado ir às urnas para conquistar a confiança e ganhar o voto do povo.

No Paraná, o PT repele a postura de alguns deputados que se elegeram com base na defesa da democracia, no fortalecimento dos direitos sociais e dos trabalhadores e acabaram votando a favor do golpe, cedendo a pressões de forças conservadoras que querem aprovar as terceirizações, destituir o poder de negociação dos sindicatos, anular acordos coletivos e aniquilar os direitos trabalhistas. Aliaram-se vergonhosamente a representantes de um projeto político que quer privatizar empresas públicas para dividir as ações entre os mais ricos e não partilhar a riqueza do país com a população. Junto a eles, o partido estranha e se indigna com os deputados estaduais do Paraná que vinham liderando e mantendo posições democráticas e agora têm se acovardado na defesa da democracia e contra o golpe em curso.

O Partido alerta para o “acordão” feito pelos parlamentares que votaram a favor do impeachment para paralisar e abafar as investigações da Lava Jato e, ainda, anistiar Eduardo Cunha por ter mentido na Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobras, onde ele negou ter contas no exterior. Se isso acontecer, ele perderia o direito ao foro privilegiado. Sem nenhum pudor, o deputado federal Ormar Serraglio declarou: “O juízo da casa é um juízo político, de conveniência e oportunidade”. O paranaense considera a cassação do mandato uma punição muito severa (entrevista publicada no jornal El País, em 21 de abril de 2016).

O PT do Paraná enaltece a postura dos deputados Aliel Machado (Rede-PR) e Assis do Couto (PDT-PR) que não cederam a pressões nem a chantagens e votaram contra o golpe na Câmara. Aliel Machado, por exemplo, sofreu ameaças e foi vítima de vídeos e panfletos apócrifos distribuídos em sua cidade, Ponta Grossa, no interior do estado. Eles se mantiveram firmes da defesa de suas convicções e ao respeito ao voto daqueles que os elegeram.

O partido reconhece e congratula todos os participantes dos movimentos populares e dos cidadãos e cidadãs que, mesmo com ressalvas e críticas ao governo federal, saíram às ruas em defesa da democracia e contra o golpe. É inegável que essa mobilização não seria possível sem os esforços da Frente Brasil Popular, do Fórum de Lutas 29 de Abril, da CUT, do MST, da Juventude do PT, do aguerrido e histórico companheiro de lutas sociais PC do B e de alas importantes do PDT e do PSOL.

Faz-se urgente intensificar, reiterar e ampliar os comitês em defesa da democracia nos municípios e denunciar nas redes sociais as denúncias contra os deputados e prefeitos do Paraná que, aliados do governador Beto Richa, são investigados em diversas ações de corrupção, desvios de verba, lavagem de dinheiro, suborno, pedofilia, violência contra professores e movimentos sociais culminando em assassinatos de trabalhadores rurais.

Na agenda de mobilizações estaduais o partido convoca a militância para que dê mais atenção à distribuição dos materiais impressos e nas ações de debate e conscientização com seus familiares, amigos e colegas de trabalho. É urgente que todos se unam para barrar o golpe que está em curso contra a classe trabalhadora e dos direitos dos cidadãos conquistados com muita luta. Abominamos e não podemos permitir retrocessos.

O reforço na conscientização e mobilização se dará ainda junto aos vereadores do PT do Paraná que receberão semanalmente uma sugestão de texto com mensagens unificadas para serem lidas nas Câmaras de seus municípios. É preciso mostrar a verdade que a mídia esconde sobre os reais interesses e as consequências dos atos que os golpistas planejam contra a população brasileira.

A agenda do Partido tem como prioridade o ato nacional do dia 1º de maio com a realização de jornadas de luta em todo o País, unificando o de repúdio ao golpe, a defesa da democracia e de bandeiras da classe trabalhadora. Destacam-se os eventos que antecedem essa data:

– quinta, 28 de abril: grande plenária da Frente Brasil Popular, em Curitiba. Palestra com Paulo Henrique Amorim, em Cascavel;

– sexta, 29 de abril: ato conjunto com os professores, em Curitiba, para relembrar o massacre ocorrido no ano passado. Concentração na praça Rui Barbosa e caminhada até o Centro Cívico, encerrando com o show da banda Detonautas, com Tico Santa Cruz.

– sábado, 30 de abril: ato liderado pela Frente Brasil Popular, em Curitiba.

Os demais eventos programados para maio serão divulgados ao longo da semana.

O PT do Paraná reitera a resolução nacional do partido de que “Se a oposição de direita insistir na rota golpista, reafirmamos que não haverá trégua nem respeito frente a um governo ilegítimo e ilegal.”O

Compartilhe

Uma ideia sobre “O PT do Paraná e a resolução

  1. leandro

    Pois é nenhuma dessas ações surpreendem, pois o PT é e sempre foi assim, qier na situação como na oposição. Esta postura está no DNA do partido, é alimento para seus membros que na inoperência em gerenciar cargos , só sabem fazer este tipo de “plenária” na´procura de coisas para combater, uma vez não achando nada criam o problema para si próprio, enfim isso é o PT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.