9:39Uma cabeça para a multidão

por Bernardo Mello Franco

É difícil encontrar quem defenda, com sinceridade, que a presidente deva ser cassada pelos motivos alegados no pedido de impeachment. Créditos suplementares e pedaladas serviram de pretexto para a abertura do processo na Câmara. Dilma foi ao cadafalso por razões como a crise econômica, a indignação geral com o petrolão e o instinto de autopreservação dos políticos.

A economia, como sempre, está na origem dos problemas. A inflação disparou, o desemprego voltou a crescer e o rombo nos cofres públicas explodiu. A presidente semeou o estrago no primeiro mandato e colheu seus frutos podres no segundo.

Depois de assegurar a reeleição, Dilma rasgou promessas de campanha e adotou o programa liberal dos rivais. A guinada sem aviso prévio não equilibrou as contas e ainda minou as bases do petismo. Até Lula se juntou ao coro dos descontentes.

A crise derrubou o apoio popular à presidente, mas não ameaçaria seu mandato sem a Lava Jato, que revelou desfalques bilionários na Petrobras. Embora ninguém questione sua honestidade pessoal, Dilma não conseguiu se desviar da lama que soterrou o PT. O escândalo levou a classe média às ruas e passou a ameaçar a sobrevivência de outros partidos que sustentavam o governo no Congresso, como PMDB e PP.

Com dezenas de pescoços na berlinda, o sistema intuiu que poderia cortar uma só cabeça e saciar a multidão faminta por punições. A aposta será testada no domingo, quando uma presidente que cometeu erros graves, mas não é acusada de desvios, poderá ser derrubada em nome do combate à corrupção.

A sessão do impeachment será comandada por Eduardo Cunha, um dos pivôs do petrolão. Ele é réu no STF, dono de contas na Suíça e aliado do vice-presidente. Até ontem à tarde, a votação seria iniciada pelo deputado Afonso Hamm, que também é suspeito de receber propina do esquema. Em defesa da pátria, ele já anunciou que vai dizer “sim”.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

5 ideias sobre “Uma cabeça para a multidão

  1. Fausto Thomaz

    Dizer que essa senhora virou boi de piranha do sistema e vai pagar “injustamente” eh pegar pesado demais….foi conivente com tudo que o seu guru molusco fez e desfez, foi e eh incompetente para o cargo que ocupa entre outras coisas…ja está mais do que na hora dessa senhora vestir os chinelinhos e assistir a sessão da tarde em cia dos netinhos; dela; não aqueles do pedalinho.

  2. TOLEDO

    O Fausto, segura a lingua. Voce não tem metade da coragem que tem essa mulher. Ela puxou 3 anos de cadeia no tempo dos militares. Você estava onde ? Na casa di papai e di mamãe tomando toddy. Pô acorda, Mazaropi.

  3. Fausto Thomaz

    Toledo, não admiro e muito menos venero quem puxou cadeia e segurou em metralhadora para servir a guerrilha de qualquer pais que o valha…se vc acha que isso eh motivo de coragem…quem tem que acordar eh vc, porque a maioria do povo bunda ta acordando desse pesadelo chamado PT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.