7:27Previsões para 17 a 22 de abril

por Claudio Henrique de Castro 

Domingo: 17 de abril

A sensação é parecida com o dia 6 de agosto de 1945, em Hiroshima, quando a “little boy”, com 64 quilos de urânio explodiu e provocou ventos de 640 a 970 km/h. O mais indicado é a audição de Maysa, do álbum de 1960, a 14ª faixa bônus, “Meu Mundo Caiu”.

Segunda-feira: 18 de abril

Brasília está repleta de ministeriáveis em busca de cargos. Querem apenas uma pequena parte dos mais de 50 mil que a União tem para oferecer. Outrora juraram apoio ao PT/PMDB. Agora, com a proeza de novas uniões partidárias, os juramentos se renovam. Como votos em segundas, terceiras ou infinitas núpcias.

Terça-feira: 19 de abril

Depois dos ministeriáveis chega a vez dos miseráveis, apesar de alguns acumularem a dupla posição – aqueles metidos até o pescoço com denúncias, inquéritos, ações, em fases da operação Lava-Jato, Zelotes e outras, bem como em inquéritos no STF, STJ e nos estados. A principal promessa aos que se mantiveram ou aos que tomaram o poder é que tudo se resolverá para o bem da economia, da estabilidade política.

Quarta-feira: 20 de abril

Hora de comemorações. O triunvirato Temer, Cunha e Renan triunfou? Nesta noite oferecem lauto jantar, cumprimentos, gargalhadas e discursos regados a vinhos de safras famosas: “Hermitage La Chapelle 1961” e muita champagne. A festa será no Ministério das Relações Exteriores, pois a comida lá é de padrão internacional e o serviço melhor ainda.

Quinta-feira: 21 de abril

Alguns relembram que no dia 15 de abril de 1964, há 52 anos, Castelo Branco tomava posse na presidência da República, sem ter obtido um voto sequer. Outros relembram Tiradentes, o patrono da nação. Pergunta-se: a Constituição foi cumprida? E o Código Penal e a Lei de Improbidade? Mas não deveriam cair juntos Dilma e Temer? E Cunha e Renan e os outros 500 deputados e outros tantos senadores envolvidos em supostos escândalos? Resposta: o povo esquece! Não se noticie isto e está tudo certo. O que importa é a economia.

Sexta-feira: 22 de abril

Prega-se a conciliação nacional. Tudo está resolvido. Alguém lembra a famosa frase de Stanislaw Ponte Preta: “Restauramos a moralidade ou todos nos locupletamos.” A segunda opção permanece como um mantra. O povo e o voto popular são o que menos importa. Afinal, a eventual solução constitucional por eleições em 90 (noventa) dias pode fazer emergir um salvador ou uma salvadora da pátria e esse risco ninguém quer correr. Festejemos.

*Claudio Henrique de Castro é advogado e professor de Direito

Compartilhe

2 ideias sobre “Previsões para 17 a 22 de abril

  1. Ôrra meu!!

    Tem que avisar ao autor do texto e ao copydesk ( se é que existe ainda em uso) que eram 64 KG de urânio. 60 toneladas acabava com o Japão todo, além da impossibilidade na época de se produzir essa quantidade absurda em pouco tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.