15:31De casa para a rua; da rua para o condomínio social

Do jornal Tribuna do Paraná, em reportagem de Paula Weidlich

‘Viver na rua é frio, chuva, fome e se a gente não pedir ajuda para as pessoas, nas casas ou no sinaleiro, não conseguimos nem para o almoço‘. Assim o curitibano Cristiano Rosa Gonçalves, 25 anos, resume sua vida. Segundo ele, problemas de relacionamento com a família e o envolvimento com as drogas estão entre os motivos que o fizeram deixar seu lar há mais de 10 anos. ‘As drogas foram o principal. Também me afastei da família, meu irmão faleceu e eu tinha que conviver com um padrasto com quem não me dou bem. Para não ficar brigando com ele dentro de casa, preferi vir pra rua‘, diz.

Sem um teto, ele conta que são muitas as dificuldades diárias. ‘O pessoal tem medo da gente, sofremos preconceito e até violência. Por isso andamos em grupo, para ficarmos mais protegidos. Dormimos perto de módulos policiais ou onde têm câmeras, para não ter perigo ou filmarem quem faz mal pra gente. Os cachorros também cuidam da gente. Tenho vontade de sair da rua, de ter uma casa. O duro é conseguir. Faz sete meses que deixei as drogas, usava crack e hoje trabalho com recicláveis. Se Deus quiser, devo sair das ruas‘, explica.

Cobranças

Nascido em Londrina, Admílson Pereira, 27, vive há seis anos nas ruas de Curitiba e acredita que atualmente, o maior problema é conseguir uma vaga nos serviços de acolhimento. ‘Esperamos que mais vagas sejam criadas. Acredito que somos em mais de cinco mil pessoas vivendo nas ruas e não têm vagas para todos. Essa população cresceu nos últimos anos, a demanda aumentou muito. Lugares como o condomínio social são bons, mas são de acesso difícil e burocrático. E é ainda pior para quem é de outra cidade ou da região metropolitana. Para estas pessoas é mais difícil conseguir vaga nos albergues e centros de atendimento, por mais de algumas noites. Fiquei dois meses em um albergue e saí, prefiro viver na rua sem passar por humilhações‘, reclama.

Moradores de rua ouvidos pela Tribuna também reclamam que não podem conviver com seus cônjuges ou animais de estimação nos centros e albergues. Mas elogiam o serviço municipal “Consultório na Rua”, que presta atendimento médico na Praça Rui Barbosa todas as quartas-feiras.

Moradores de rua ouvidos pela Tribuna também reclamam que não podem conviver com seus cônjuges ou animais de estimação nos centros e albergues. Mas elogiam o serviço municipal “Consultório na Rua”, que presta atendimento médico na Praça Rui Barbosa todas as quartas-feiras.

Tem vagas pra todos, diz FAS

Segundo a Fundação de Ação Social (FAS), nenhuma pessoa em situação de rua que busca o serviço deixa de ser atendida em Curitiba. “Em um universo de mais de 1.000 vagas de acolhimento para população de rua existentes hoje, a taxa de ocupação nunca passa de 85%”, informa, em nota. Em momentos de urgência, como na Operação Inverno, a prefeitura abre vagas emergenciais. Até 2012, eram 615 vagas e uma única unidade própria de acolhimento. Hoje, são 1.115 vagas distribuídas em nove unidades próprias e oito instituições conveniadas.

Há regras de convivência nestes espaços, horários e proibição de uso de álcool e de qualquer substância ilícita. O período de permanência é analisado caso a caso. Além da albergagem, um dos serviços disponíveis é o retorno familiar. Quem mora na rua mas tem família ou domicílio é incentivado pelo serviço social a recuperar seus vínculos familiares e comunitários. “A albergagem é apenas o primeiro passo do atendimento, emergencial”. O Condomínio Social atende o público que está em vias de recuperar sua autonomia.

A FAS foi o primeiro órgão de assistência social do país a acolher moradores de rua com seus animais de companhia, em 2013. “Não são todas as unidades de atendimento que dispõem desse serviço, mas o acolhimento nunca é negado ao morador de rua que não quer se separar de seu animal de companhia”, explica. A FAS discute a possibilidade de abrir uma unidade de atendimento para casais.

Motivos bem variados

O último Censo aponta que há cerca de 2 mil moradores de rua em Curitiba. Segundo a prefeitura, atualmente, este número é de aproximadamente 1.200 pessoas, que não saem das ruas por motivos como o medo de perder a liberdade, falta de contato com a família, desemprego, dependência de álcool e drogas, apego aos animais de estimação com quem convivem nas ruas, entre outros.

Sozinhos ou em grupos, eles ocupam espaços públicos e privados e há tempos dividem opiniões: são vistos por parte da sociedade como um problema ou como gente que precisa de apoio e oportunidade, segundo os grupos de defesa dos direitos humanos.

Em janeiro deste ano, a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) e a Associação Comercial do Paraná (ACP) cobraram ações da prefeitura. Nas redes sociais, a Abrabar afirmou que Curitiba é hoje um albergue a céu a aberto e que o poder público assiste a isto passivamente. Segundo a associação, a saída seria ‘cercar as marquises, recolher as camas e oferecer dignidade e alojamento ao povo desfavorecido, seja por bem e espontânea vontade, ou por força de ato de ordem pública e social‘.

Dignidade e respeito

No entanto, para o militante do Movimento Nacional da População de Rua Maurício Pereira, a questão deve ser tratada com dignidade e respeito à Política Nacional para População em Situação de Rua. ‘Pedidos como este, que desejam retirar as pessoas das ruas à força, são um contrassenso. São ideias sem responsabilidade com as questões sociais. Os empresários poderiam fazer parcerias com o município, para ajudar a resolver o problema. Temos exemplos bem-sucedidos na cidade, de comerciantes que contam com o apoio de quem vive na rua, tratando bem estas pessoas para que cuidem de suas lojas enquanto permanecem no espaço, geralmente, durante a noite‘, aponta.

‘A gente compreende o lado dos comerciantes e da população, mas a retirada brusca destas pessoas é uma ação que não traz resultados.  Curitiba avançou nas últimas décadas, diversificando as casas de apoio, mas ainda há muito a ser feito para reconstruir a vida e a confiança destas pessoas. Muitos são os motivos que levam alguém para as ruas, por isso a solução deve ser integrada e multidisciplinar, com tratamento de saúde e ações de reconstrução do ser social e de inclusão‘, observa o professor do curso de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Lindomar Boneti.

Da rua pro condomínio

Luiz Antônio Bladen, 42 anos, viveu nas ruas por seis meses até receber ajuda para refazer sua vida. “Perdi meus pais, me separei e fiquei desempregado. Isso me levou às ruas. Foi muito difícil, me envolvi com o álcool e só me recuperei depois que fui resgatado e vim morar no Condomínio Social. Aqui recebi apoio para me reaproximar da família, arrumar um emprego e começar a estudar. Ano passado fui aprovado no Enem, passei em dois concursos públicos e hoje estudo para o terceiro”, relata o hoje promotor de vendas, que há quase dois anos vive no Condomínio Social, um projeto criado e mantido pela a Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS).

Primeiro no Brasil, o Condomínio Social foi inaugurado em 2014 e é uma unidade de acolhimento da prefeitura, última etapa no processo de reconquista da autonomia dos ex-moradores de rua. Funcionando no Campina do Siqueira, o prédio tem capacidade para atender 70 pessoas e abriga hoje 40 homens com idades entre 18 e 59 anos, que já trabalham. Lá os moradores dividem os apartamentos com banheiro e também têm acesso à cozinha, copa, sala de estudos, sala de jogos, academia, lavanderia e capela, cômodos que são cuidados por eles, com o apoio de uma equipe mantida pela FAS.

“O Condomínio Social nasceu de um sonho, após a Operação Inverno de 2013. Após o surgimento da ideia, procuramos e logo encontramos este local, que já foi sede de um seminário e que hoje recebe quem já passou por outras unidades de acolhimento. Ao todo cerca de 150 pessoas já passaram por aqui. No condomínio todos têm autonomia, mas seguem as regras criadas por eles mesmo, definidas no Estatuto da República do Condomínio Social”, conta a assistente social e coordenadora do Condomínio Social Marilis Baumel.

Alternativas

Outros projetos compõem a estratégia municipal de atendimento à população de rua. Recentemente, a FAS lançou um cartão de identificação para que os moradores de rua possam usar os banheiros públicos da Urbs, evitando com que eles façam suas necessidades nas ruas. E de acordo com a diretora de proteção social especial da FAS Ângela Mendonça ainda há outros benefícios.

“Além das unidades menores que temos hoje, que oferecem atendimento personalizado para as pessoas em vulnerabilidade, também criamos um posto de atendimento social avançado (ASA) na Praça Osório e vamos instalar guarda-pertences na região central, para evitar que os objetos delas fiquem pelas ruas. Oferecemos também passagem de ônibus para os migrantes e para quem deseja voltar para sua cidade”, diz Ângela. O guarda-pertences será inaugurado hoje. Terão direito as 100 primeiras pessoas que receberam o cartão de acesso aos banheiros públicos da Urbs.

No ano passado, 8.670 passagens de ônibus foram pagas pela prefeitura para as pessoas em dificuldades, gente que segundo Ângela, poderia vir a habitar as ruas de Curitiba. A diretora da FAS ainda explica que mais da metade das pessoas que estão nas ruas de Curitiba vem do interior do Paraná e de outros estados.

Entidades e voluntários

Mas a sociedade não se limita a reclamar. Trabalhos como o realizado pela Pastoral do Povo da Rua trazem alento e garantem o pão de cada dia pra muitos moradores de rua. “Promovemos a autonomia e a cidadania dos necessitados. Ofertamos refeições, banho, medicamentos, orientações para solucionar problemas com a justiça e para retirar documentos, e conseguimos até o internamento de muitas pessoas. Tudo para ajudar a minimizar este que é um problema social”, diz a agente da Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de Curitiba Cleudete dos Santos.

Outras entidades atuam de maneira parecida. Este é o caso da Casa de Acolhida São José, mantida pela congregação católica Filhas da Caridade com o apoio de voluntários e que oferece aos moradores de rua alimentação, espaço para banho e para lavar roupas, assistência social e jurídica e a oportunidade de participar de celebrações religiosas.

No mundo virtual, a ajuda vem de grupos que arrecadam doações, mobilizam os voluntários e de projetos como o Kmuflados.com, Curitiba Invisível e Morando na Rua, que mantêm páginas nas redes sociais, para divulgar histórias de vida dos moradores de rua.

Serviço

Fundação de Ação Social (FAS): Para acesso aos serviços, as pessoas podem procurar as unidades ou serem encaminhadas por Centros de Referência de Assistência Social – CREAS. O 156 recebe denúncias e solicitações de informações, todos os dias da semana, em horário integral (24 horas). Mais informação no site da FAS. 

Casa de Acolhida São José: R. Paula Gomes, 1046 – São Francisco (41) 3221-7000.

Facebook:

Projeto Kmuflados

Curitiba Invisível

Morando na Rua

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.