9:05Na área do confronto

Do secretário de Segurança Pública Wagner Mesquita sobre o panorama do local onde houve o confronto da PM com integrantes do MST:

– Não há nenhum mandado de reintegração vigente no local do ocorrido. O nosso foco foi tratar da segurança pública no município e desde logo recebemos muita informação de crimes graves, de ameaça, porte ilegal de arma, extração ilegal de madeira, cárcere privado, venda de carne furtada, furto de gado, enfim.

– Há registro estatístico de aumento de roubos (129%), roubos de veículos (+25%), furtos (+36%) e furtos de veículos (+177%), quando comparados os anos de 2014 e 2015. Por conta disso, o foco dos trabalhos da Secretaria da Segurança Pública foi o de fazer o controle da criminalidade na região e evitar que houvesse confronto entre funcionários da Araupel e manifestantes do MST durante esse processo, enquanto o processo judicial se arrasta.

– Para reforçar o esquema de segurança na região foi solicitado o apoio da Força Nacional, que chegou nos primeiros dias de 2016 e permaneceu com efetivo mobilizado até o mês de março. Nós também aumentamos o efetivo, com tropas do Batalhão de Fronteira (BPFron) e do Batalhão de Policiamento Ambiental. Solicitamos o reforço de polícia judiciária, com a ida de delegados, e estimulamos que empresas e cidadãos de Quedas do Iguaçu registrassem mais ocorrências. 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.