7:01Na República de Curitiba, os tiros de Kakay

Da palestra do advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, no V Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral:

– Fiquei preocupado de fazer palestra aqui porque este estado tem um código penal próprio – é o CPPP (Código de Processo Penal do Paraná.

– Processo penal é aquilo que está nos autos, e não a voz das ruas.

– Este momento de criminalização da política será cobrado no futuro.

– Não admito que juiz, promotor ou policial diga que quer mais do que eu – ou do que qualquer estudante ou advogado aqui presentes – o combate à corrupção. Todos queremos. Mas o que queremos deixar para depois? Essa é a pergunta que precisa ser feita. Da forma como está acontecendo, é humilhante. Advogado sequer está tendo acesso aos autos. Prisão preventiva virou obrigatória, e o habeas corpus já não tem mais o papel que sempre teve e lutamos para que tivesse”

– O enfrentamento  à corrupção tem que ser dentro das regras democráticas. Se for assim for, o país sairá fortalecido. Mas se for com desprezo ao direito constitucional e garantias individuais, como está acontecendo, tenho certeza que sairemos um país menor”.

– Estamos vivendo um momento de extrema instabilidade. E o enfrentamento não se faz somente com a criminalização dos políticos, mas passa-se a criminalizar o papel do próprio advogado, porque se usa a mídia para fazer o prejulgamento. Entrevistas coletivas detalham a vida de cidadãos que sequer ainda são réus. Pessoas acusadas têm essa garantia em todo o país. Mas aqui no Paraná, não! Depois, a versão do advogado ganha duas, três linhas (nos jornais). Este cidadão já está condenado. Seus direitos mínimos não estão sendo respeitados”

– Antigamente o jornalista tinha um advogado como informante. Hoje é o contrário: jornalistas é que são minhas fontes e me contam o que acontece com os meus clientes. Isso é o que chamo de vazamento seletivo e criminoso. E cada dia há um vazamento que dá ao cidadão comum a impressão de que o acusado é culpado”.

– Os ministros do Supremo Tribunal Federal estão aparecendo na mídia mais do que jogadores de futebolMas não mudou nada. Pergunta para o cidadão que espera a distribuição de um processo há mais de um ano se o judiciário mudou? É uma falsa impressão de que há uma resposta rápida. Se hoje tiram a presunção de inocência, amanhã podem tirar o direito à liberdade de expressão”, sentenciou.

Compartilhe

8 ideias sobre “Na República de Curitiba, os tiros de Kakay

  1. OGARITO LINHARES

    Caro Zé Beto
    O Processo de enfrentamento da corrupção somente terá êxito se for efetivado com a firmeza que a operação lava-jato apresenta , mas se realizado dentro de normas do estado de direito , e não partindo das premissas , como tão bem colocadas pelo autor, que são :
    • Inicia com a criminalização dos político
    • Passa-se a criminalizar o papel do próprio advogado.
    • Sempre com o uso da a mídia para fazer o prejulgamento.
    • Utilizando-se entrevistas coletivas nas quais detalham a vida de cidadãos que sequer ainda são réu
    Todas essas premissas em completo desprezo ao direito constitucional e garantias individuais , por isso a frase síntese do texto pode ser a que diz ¨Se hoje tiram a presunção de inocência, amanhã podem tirar o direito à liberdade de expressão¨

  2. TOLEDO

    Além da Vina, tem coisas que só Curitiba, tem: A Republica de Curitiba, O Juiz Morro Zorro, ó pé vermelho que virou celebridade. Alguns curitibocas acampados na frente da sede da Justiça Federal, o Piá de Prédio que se elegeu no primeiro turno e ninguem votou nele, e um brizolista Coxinha, o Leandro, que sumiu.

  3. Pedreiro

    Processo bom é Carli Filho, Pimenta Neves e Duda Mendonça!
    Jornalista descente só o Paulo Henrique Amorim!

  4. leandro

    Não sumi não ! Para ver e saber de comentários iguais aos teus, é melhor nem saber ler igual ao ´”IDALOLULA”.
    Mas Toledo, o teu negócio é charutaria, já falei antes que vocês está precisando voltar lá em CÚ ba e fazer uso dos charutos que agora são internacionais e liberados pela visita do Obama.

  5. TOLEDO

    Leandro, eu acho que voce esteve em Cuba, e viu como era bom e quer voltar. Confesse !!!!

  6. zé ninguém

    Não tenha nexo Kakay aqui na República de Curitiba nós, ao contrário do que possa parecer, respeitamos a Lei, para o desgoto de muita gente e o desespero de muitos. Se você não deve tigrão, então está no lugar certo.

  7. leandro

    Confesse Toledo, você ficou FISSURADO depois que visitou CUBA. Não existe lá a proibição de publicar ” charutos fazem mal…. para ….a SaUde. Dizem por ai que depois de algumas viagens para a ilhota você ficou um bom tempo não podendo sentar`. É verdade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.