10:22Enquanto isso, na Finlândia…

Do site Opinião & Notícia

Finlândia quer pagar salário básico universal à população

Medida visa diminuir gastos com benefícios sociais

A Finlândia deve começar em breve um projeto-piloto de renda básica universal. A ideia é que toda população, empregada ou não, receba um salário básico do governo. O teste deve ser feito com 10 mil pessoas, que devem receber 550 euros por mês, por dois anos a partir de 2017.

Mas por que isso? O objetivo de lançar um salário básico universal e livre de imposto é facilitar o sistema de seguridade social.  Assim, outras formas de benefícios sociais não seriam necessárias, como seguro-desemprego, bolsas estudantis, abonos, auxílio-habitação, pagamentos por invalidez ou pensões. Além disso, a estratégia diminuiria os gastos do governo, porque atualmente milhares de servidores administram este sistema de benefícios. Outro ponto positivo seria que as pessoas poderiam trabalhar em cargos que lhes interessam mais, independente da remuneração.

O principal alvo do projeto são os desempregados. Na Finlândia, o desemprego atinge 10% da força de trabalho, cerca de 280 mil pessoas.

O governo vai decidir em maio se vai em frente com o esquema, como parte de um amplo esforço para reduzir a despesa nacional. Hanna Mantyla, a ministra de Assuntos Sociais e de Saúde, diz que o projeto é necessário porque o sistema de segurança social finlandês vai enfrentar “grandes desafios no futuro”, se não for simplificado.

Aqueles que trabalham acabariam devolvendo o dinheiro do salário básico por conta de um imposto de renda maior.

O experimento vai servir para responder, entre outras coisas, se as pessoas deixariam de trabalhar por receberem um salário básico.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.