7:47Impeachment para professores?

… Há coisa parecida na gestão do Estado. Se mete os pés pelas mãos, no limite, até presidente pode perder o emprego. É o impeachment.

Curiosamente, há uma categoria que se considera acima de qualquer apreciação de desempenho: os professores dos sistemas públicos. Curioso: presidente é avaliado, professor não pode ser. Aliás, Cuba é o único país em que professor ruim é despedido. Será por coincidência que tem a melhor educação da América Latina? E o que dizer de esses mesmos professores avaliarem suas empregadas e as dispensarem, se estiverem aquém do esperado.

… Há mudanças nos ares. Mesmo no Brasil, pipocam tentativas de diagnosticar os pontos fortes e fracos dos professores. E quem sabe a moda pega? Pesquisas da Fundação Bill Gates, agora reproduzidas no Brasil pelo Positivo, sugerem um terreno fértil. Por exemplo, viu-se que os observadores em sala de aula têm percepções bastante semelhantes às dos alunos. Ou seja, os bons mestres, apontados pelos alunos, tendem a ser os mesmos identificados pela observação feita por profissionais treinados.

Do artigo de Claudio Moura Castro na revista Veja

Compartilhe

2 ideias sobre “Impeachment para professores?

  1. Sergio Silvestre

    Acho que uns nervosinhos do Blog vão detonar o sujeito ai,que diz Cuba ser a melhor educação da america latina,Pois é,por linhas tortas sempre alguém tem que elogiar Cuba,.

  2. Frederico Pereira

    O PENICO e a Educação no Brasil

    Desde que se lançou o PENICO (Plano Educacional Nacional de Imbecilização Coletiva Organizada) o ensino no Brasil nunca mais se recuperou. Dos tempos dos institutos de educação, onde as professoras tinham que saber a matemática que iriam ensinar nas escolas e aprendiam português no livro do Souza da Silveira, com base no latim, chegamos a algumas quitandas de ensino de hoje, que partem da premissa de que na escola pública de ensino fundamental qualquer um pode ser professor.

    Essa mentalidade chega a ser sacrílega, pois afronta a própria Bíblia, que diz que SE UM CEGO CONDUZIR OUTRO CEGO AMBOS CAIRÃO NUMA VALA. Aliás, o sistema de ensino público no Brasil é quase todo ele atentatório à Bíblia. A Bíblia diz que “MUITOS SERÃO CHAMADOS MAS POUCOS OS ESCOLHIDOS” mas governos recentes diziam, demagogicamente, que “a universidade é para todos” e o “vulgum pecus” (royalties para o Monteiro Lobato) acreditava. Ora, se todos se tornarem doutores e diplomados, quem vai lavar os pratos, dirigir os caminhões e ajudar os pedreiros?

    A Bíblia diz: CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS TORNARÁ LIVRES. Todavia, o sistema de ensino público no Brasil tem um temor patológico de encarar a sua própria realidade. Parafraseando o médico e político francês, Georges Clemenceau, que dizia que “A guerra é coisa importante demais para ser deixada por conta dos generais”, eu digo que “a educação é coisa importante demais para ficar por conta dessas pessoas que a transformaram em feudos particulares”.

    Políticos falam de política, empresários falam de negócios, músicos falam de música, mas muita gente ligada ao mundo do ensino em geral não se manifesta, a não ser, talvez, em âmbito restrito, e nunca se sabe o que eles estão tramando. Mas pode-se inferir, pelos resultados, que as suas elucubrações são estéreis. Se fossem árvores que dessem bons frutos o ensino no Brasil não estaria entre os piores do mundo.

    O Novo Testamento nos apresenta um DEUS DE AMOR, com Jesus conclamando as pessoas a AMAREM-SE UMAS ÀS OUTRAS. Amam os professores os seus alunos? Não me parece que seja o caso, tudo indicando que prevaleça a INDIFERENÇA. De fato, professor não tem que amar aluno. O aluno, a menos que seja carente, afetivamente, não quer ser amado pelo professor. Ele quer que o professor cumpra O SEU DEVER DE ENSINAR. Ainda que a criança não tenha a compreensão da importância do que a escola pode lhe dar, o professor tem que ter a plena CONSCIÊNCIA DAS SUAS RESPONSABILIDADES e estar preparado para os desafios.

    Qualquer sistema, por mais iníquo que seja, pode trazer benefícios para um grupo. A Nigéria é um país que abriga uma vasta rede de CRIME ORGANIZADO, com predominância do tráfico de drogas, com falta de respeito aos direitos humanos e um sistema educacional decadente e com graduados mal preparados. Não obstante, tem pastores evangélicos milionários, que enriqueceram às custas da miséria e da ignorância do povo. A infelicidade de um povo pode levar muitos dos seus membros a consumir drogas. E essa infelicidade fará a riqueza de alguns. Um cachorro morto na rua faz a festa dos urubus que, se falassem, poderiam dizer: NÓS VIVEMOS DAS DESGRAÇAS ALHEIAS.

    Todavia, não se pode pautar a vida na sociedade humana pelas leis do mundo animal. Ninguém deveria viver às custas das desgraças alheias. Essa mentalidade pode trazer conforto para alguns, porém às custas do sofrimento de muitos. A iniquidade sempre terá, como consequência inevitável, o CASTIGO, que se apresenta nas mais diferentes formas, em geral como pobreza e sofrimento. Tirando os cataclismos naturais, a IGNORÂNCIA é a maior fonte dos sofrimentos humanos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.