9:24Um elenco de golpistas

por Ruy Castro

Já vivi vários golpes de Estado e todos me pegaram de surpresa. Nada demais nisto, nunca participei de qualquer governo, nem podia saber que havia um golpe em curso. O incrível é que esses golpes pegaram de surpresa também os governos que derrubaram. Claro -ou não seriam golpes.

O golpe que vem sendo denunciado pelo governo Dilma é diferente. Dá-se à luz do dia, tramado por 73% da população, que desaprova o dito governo, sob as barbas do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, de membros do STF, da Procuradoria Geral, do Ministério Público, da Polícia Federal, da OAB e de outras instituições da República, que nada fazem para impedi-lo, e obedece a um complexo ritual de trâmites, todos com data marcada com meses de antecedência. E, contrariando a natureza dos golpes, em que os golpistas atuam embuçados e na sombra, neste eles vêm à boca de cena e se identificam publicamente.

Na terça última (29), inúmeras categorias profissionais ocuparam as páginas dos jornais dizendo que gostariam de ver a presidente pelas costas. E se assinaram: fabricantes de sorvete, chocolate, biscoitos, balas, doces e derivados; plantadores de milho, cana e amendoim e produtores de óleos e azeites, leite, soja e macarrão. Sindicatos das indústrias de tintas e vernizes, cerâmicas e olarias, parafusos, porcas, rebites e similares, de artefatos de metais ferrosos e não ferrosos, de curtimento de couros e peles e de extração de mármores, calcários e pedreiras.

Industriais da cerâmica de louça e porcelana, da recauchutagem de pneus e retífica de motores e do beneficiamento de fibras vegetais e descaroçamento de algodão. Alfaiates, gráficos, farmacêuticos, misturadores de adubos, criadores de suínos e controladores de pragas urbanas. Etc. etc. etc.

Nunca se viu um elenco tão variado de golpistas.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

7 ideias sobre “Um elenco de golpistas

  1. lilian

    NÃO votei na DILMA, mais de uma coisa eu não abro mão, se ela ganhou nas urnas é lá que deveremos tira-la… isso é a democracia esse é o preço, agora se fosse previsto um plebiscito no meio do mandato e pudéssemos opinar e os 73% assim o quisessem seria completamente justo, pois assim passaria pelo plebiscito o nosso BETO RICHA, e tantos outros que ai estão, democracia é isso respeitar as regras mesmo que a gente não concorde…
    Posso não concordar com nada do que dizes, mas lutarei até o fim pelo direito de dizê-lo.

  2. Sergio Silvestre

    Essa cambada ai de vendedor de commodity que inferniza os preços e só querem lucros astronomicos que esperem 2018,pois essa é a regra,nos convivemos quase uma década com o BUNDÃO FHC ora.

  3. TOLEDO

    Lilian, parabéns. Eu não votei no Piá de Prédio, mas vou ter que atura-lo.Aliás a maioria dos curitiboca, uns 92% não votaram nele, mas claro que, não falam em tira-lo. Os curitibocas são um exemplo para o Brasil. Não contentes só com o Piá de Predio ainda elegeram como heroi o Piá de Toga. Tem coisas que aó temos em Curitiba, o Inri Cristo, Vina. Gasosa de Gingibirra, Acampamento dos Sem Juiz na frente do Escritório do Moro o Big Coxinha do Batel, o Leandro. Somos uma Republica como disse o Lula.

  4. zé povinho

    Vamos falar mal do FHC, do Itamar e do Collor, falar mal do passado é a melhor coisa que podemos fazer? Se estamos na sinuca de bico em que hoje estamos enfiados não é somente por culpa desta gente, é também por culpa, e muita, de quem veio depois deles. Quem tem esta mania de viver pondo a culpa nos outros é o Senador Maluco, tudo o que não prestava no Estado era culpa do Jeime, lembram-se disto? Pois é, até aquela chuva de pedras que quase devastou com Campo Largo, se fosse nos tempos da ditadura requiana, seria culpa do Jeime. Viver é seguir em frente e não ficar chorando o leite derramado, já foi derramado mesmo.

  5. Mito

    “A maior prova de que existe vida inteligente fora da Terra é o fato de até hoje eles terem evitado qualquer contato efetivo.”
    Calvin(*)

    Calvin, das tirinhas Calvin e Haroldo. (é bom explicar porque os defensores da Anta podem achar que é o Calvin Klein)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.