21:42Clubes exigem afastamento de procurador-geral do STJD

Do ESPNto de 

Dez dos principais clubes do futebol brasileiro exigiram ao presidente interino da CBF, Antonio Carlos Nunes de Lima (o Coronel Nunes), a saída imediata do procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt.

O advogado ocupa o cargo desde 2006 e é o responsável pelas principais acusações que entram na justiça esportiva nacional.

A exigência acontece um dia depois da matéria no ESPN.com.br revelando a interferência da CBF em julgamentos realizados no STJD, com Paulo Schmitt de interlocutor.

Em carta assinada nesta quarta-feira por dirigentes de Atlético-MG, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo, Vasco, eles afirmam que “é imprescindível que se adote, também na Procuradora-Geral da Justiça Desportiva do Futebol, o princípio que se aplica a todo e qualquer sistema integrante de um regime democrático: a alternância de poder”.

“Ademais, cumpre destacar que os episódios nos quais o Dr. Paulo Marcos Schmitt foi implicado, notadamente os que dizem respeito a utilização de ingressos para a Copa do Mundo 2014 no Brasil, bem como a influência de terceiros em decisões de competência da Justiça Desportiva do Futebol, lamentavelmente colocam em xeque sua imparcialidade e isenção devidas no exercício de sua função”, continua a carta enviada à sede da confederação brasileira de futebol (CBF).

Os clubes lembram de outro caso revelado em junho do ano passado, quandoas relações entre CBF e Judiciário Desportivo foram alvo de investigação da Polícia do Rio de Janeiro durante a Copa do Mundo de 2014.

De acordo com escutas telefônicas às quais a ESPN teve acesso, ele recebeu ingressos da CBF durante o evento no Brasil, e a suspeita da polícia era de que ele estivesse revendendo as entradas.

O procurador confirmou que recebeu doação de ingressos da CBF, mas que não os revendeu. Segundo ele, a entidade criou um sistema para que membros dos tribunais e de federações comprassem entradas para a Copa.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.