14:24Governo oferece ministério da Saúde para evitar desembarque do PP

Da Folha.com 

No balcão de ofertas aberto após o rompimento com o PMDB, o governo federal ofereceu ao PP o Ministério da Saúde, um dos principais da Esplanada, e uma troca de ministro na Integração Nacional, já comandada pelo partido. O objetivo é tentar evitar o desembarque da quarta maior bancada da Câmara dos Deputados.

Folha apurou que a negociação é para tornar o deputado Cacá Leão (PP-BA) o novo ministro da Integração Nacional no lugar de Gilberto Occhi, que tem menor representatividade na bancada de 49 deputados. Occhi assumiria a presidência de alguma estatal ou autarquia federal.

A Saúde ficaria com o deputado Ricardo Barros (PP-PR).

A bancada do PP está reunida desde as 11h desta quarta-feira (30) no gabinete do presidente do partido, Ciro Nogueira (PI), para discutir se mantém ou não a fidelidade ao governo.

Ciro se encontrou nesta terça (29) com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que comanda os esforços para tentar barrar o impeachment de Dilma Rousseff.

A pasta da Saúde é comandada hoje pelo deputado licenciado Marcelo Castro (PMDB-PI), cuja permanência se tornou difícil após a decisão do PMDB de romper com o governo.

Além do PP, PR, PSD e outras legendas menores, como o PTN e o PHS, estão sendo procuradas pelo governo com a proposta de ocupar o espaço que será aberto com a entrega de ministérios e cargos pelo PMDB.

Sem todos os integrantes do partido, o PP decidiu esta manhã adiar a definição de desembarque ou não para uma reunião seguinte, com data ainda a ser marcada, porém próxima da decisão final da comissão especial do impeachment – o que deve ocorrer entre os dias 11 e 12 de abril, segundo previsões dos deputados.

Não houve definição se esse encontro ocorrerá antes ou depois da votação do relatório na comissão do impeachment, mas já existe consenso da necessidade de definir um rumo antes do processo de Dilma chegar ao plenário da Câmara dos Deputados.

Há uma ala da sigla que mantém a moderação, embora cresça o espírito de dissidência.

Nos bastidores, integrantes do PP receberam com certa desconfiança oferta do governo; Um dos argumentos é de que Marcelo Castro ainda não deixou o Ministério da Saúde, o que deixa dúvidas sobre o real desembarque do PMDB

 

Compartilhe

4 ideias sobre “Governo oferece ministério da Saúde para evitar desembarque do PP

  1. Sergio Silvestre

    Impeachement não é fava contada se tratando que lá os caras são políticos e a coisa tende a ser como nuvens pinçadas no céu anil,ora seu formato muda,ora elas ficam negras e despencam em temporais.
    Se o PMDB desembarcou com uns 30 deputados,tem uns cem querendo embarcar ora.
    Tudo é uma questão de cargos e poder,e acho que o PMDB fez um favor a Dilma,por que de todo jeito ia ter lá uns 30 traíras mesmo sem o desembarque.

  2. leandro

    O PP é outro oportunista, fica rodando no ar a espera que a carcaça apareça. Participou ativamente e se beneficiou dos esquemas do Mensalão e do Petrolão, desde o começo da operação lava jato lá estava o PP envolvido.
    Seus deputados e ex Deputados estiveram atolados no lamaçal do Petrolão, haja visto as primeiras denúncias de Alberto Yussef e Paulo Roberto Costa
    Também tinha em suas fileiras o falecido deputado José Janene que teve participação ativa nesses esquemas.
    Recentemente um ex deputado, Pedro Henry foi beneficiado s solto pelo indulto da Dilma. Já o outro Pedro, o Correia estava em condicional pelo caso do Mensalão, Pedro Correia foi novamente preso por violação de condicional, do caso Mensalão, foi investigado e preso pela PF por participação no Petrolão
    Então isso tudo e mais que está em investigação tem o PP na berlinda e agora volta o PP a desejar ter mais cargos como este no Ministério da Saúde.
    Sendo verdadeira essa informação, tá aí uma demonstração que o governo da Dilma e em especial ela, estão se “agarrando em fio elétrico descascado para ter sobrevida politica e de poder.”
    O tragicômico desta notícia seria a saída do ministro Marcelo Castro que é do PMDB e apoia Dilma, apoia o governo e disse ser contra o impeachment e com tudo isso ser retirado do cargo.
    O PP, atualmente é moeda de maior valor na tentativa de barrar a queda da Dilma, pode ser uma moeda falsa.

  3. Jorge Armado

    As pessoas precisam acreditar no que eu digo e escrevo: Ricardo Barros é Deus! Só ele consegue ser situação e oposição. Pró PT é anti-PT. Aliado do PSDB é amigo do PMDB. Só Deus consegue estar em vários lugares ao mesmo tempo. Logo, Ricardo Barros é Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.