7:54A oligarquia depenou o PT

por Elio Gaspari

O PMDB nunca pensou, não pensa em sair do governo e sente-se ofendido se alguém admite essa hipótese. Quem corre o sério risco de sair do governo é­ o PT. O partido que foi de Ulysses Guimarães e Tancredo Neves e hoje é de Eduardo Cunha e Renan Calheiros quer apenas tirar uma licença de alguns meses, até o início do governo de Michel Temer, seu atual presidente.

A ideia de que o PMDB resolveu sair do governo não tem nexo nem propósito e se destina apenas a esconder um objetivo. Os doutores querem que se creia que nada têm a ver com a ruína do governo e pretendem retornar ao poder como se Michel Temer fosse o sucessor constitucional da senhora Rousseff por ocupar a vice-presidência do Flamengo, não a da República, eleito por duas vezes, sempre compartilhando a chapa.

O PMDB sai do governo para continuar no poder, dando esperanças a oposicionistas que não tiveram votos e a todos os gêneros de maganos tementes da Operação Lava Jato. Ninguém sabe quais são os planos dessa coalizão para um eventual dia seguinte à posse de Temer, mas seu objetivo essencial está claro: trata-se de desossar a Lava Jato.

A armação oligárquica precisa sedá-la, pois há barões na cadeia e marqueses temendo a chegada dos homens de preto da Federal.

O PT e Dilma reagiram às investigações das ladroeiras com uma conduta que foi da neutralidade-contra à pura hostilidade. Se hoje a rua grita o nome do juiz Sérgio Moro e pede “fora PT”, isso se deve em parte à incapacidade dos companheiros de perceber que se tornaram fregueses num jogo viciado.

O comissariado acorrentou-se à própria falta de princípios. Desprezou a lição trazida pelas sentenças do mensalão e achou que pularia a fogueira do petrolão. A cada um desses lances de soberba jogou n’água uma parte de suas bases populares. Confiando na própria esperteza, foi para um carteado com jogadores profissionais e um baralho viciado. Os oligarcas depenaram-no. (Refresco para a crise: Quem quiser pode ver “Cincinnati Kid”, com Steve McQueen e Edward G. Robinson num de seus melhores momentos. Nessa mesa, o baralho era honesto.)

Sem cartas, Lula compara-se a Getúlio Vargas e seu comissariado grita “golpe!”. Tudo parolagem. Getúlio foi encurralado por uma rebelião militar a partir de um caso em que membros de sua guarda pessoal tentaram matar o principal líder da oposição.

Getúlio era um homem frugal. Ao contrário de Lula, nunca teve apartamento na praia e sua fazenda vinha de herança familiar. Não pode ser golpe o cumprimento de um dispositivo constitucional seguindo-se o ritual da lei, sob as vistas do Supremo Tribunal Federal.

Resta uma questão: as pedaladas fiscais não seriam motivo suficiente para o impedimento de um presidente. Além das pedaladas há sobre a mesa otras cositas más. Admita-se que essas cositas fazem parte de outro processo. Na atual etapa, tudo desemboca numa questão político-aritmética: a Câmara só poderá decidir a abertura do processo contra a doutora pelo voto de dois terços de seus deputados. Como Dilma, eles foram eleitos pelo povo e a Constituição diz que é deles a decisão nessa fase do julgamento. Sem os dois terços não haverá impeachment. Com eles, haverá. Ademais, era nesse Congresso que o PT cevava sua maioria, a famosa base de apoio.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

4 ideias sobre “A oligarquia depenou o PT

  1. Fausto Thomaz

    Collor foi impichado por muito menos….ja está mais no que na hora dessa senhora vestir os chinelos e ficar assistindo sessão da tarde em casa na companhia dos netinhos.

  2. Jorge Armado

    Graças ao Criador o Brasil sairá das mãos incompetentes da Dilma e do emporcalhado PT para ir para os domínios do sempre confiável PMDB. Partido de grandes homens! Que nação não se sentiria orgulhosa de ser governada por gigantes da política como Temer, Cunha, Barbalho, Requião, Calheiros? No dia seguinte ao impeachment todos os brasileiros de bem e honestos devem ir às ruas saudar este novo tempo de retidão e honestidade que reinará entre os brasileiros. Será hora de desfraldar as bandeiras e regozijar pelo fim do mau maior (o PT) e celebrar dias gloriosos que virão. Nunca me senti tão otimista. Claro que o melhor está por vir (copyright by Beto Richa)! Depois do PMDB, será a vez de decolarmos rumo ao porvir! Tucanos no governo. Tudibom! Aécio, Alckmin, Serra e Beto! O verdadeiro Quarteto Fantástico! Prá Frente Brasil!

  3. Jorge Armado

    Claro que é sério Thiago. Você verá que haverá uma explosão de alegria por toda a república de Curitiba quando Temer for ungido presidente no lugar da famigerada Dilma. A voz do povo é a voz de Deus! Quem viver, verá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.