6:55Os homens e os ratos

Do avalista dos Planaltos

Coincidência

O PMDB ameaça desembarcar do governo Dilma, que começa a fazer água. Os ratos pulam fora quando o navio começa a afundar.  Toda semelhança é mera coincidência.

Bulchiste

A revista Veja não tem jeito. Informa que o plano B de Lula é fugir para a Itália, em asilo político ou sob a saia de Marisa Letícia, que conseguiu a cidadania quando era primeira dama. Bulchiste, como dizem os gringos. O ‘exército do Stédile toca fogo no Brasil’ antes que a Justiça algeme o atual presidente. Nem Lula é bobo de pedir asilo à Itália depois que negou a extradição do companheiro Cesare Battisti.

Mea culpa

O leitor escreve dizendo que Dilma pode, sim, ser ‘a presidenta’. Melhor não contrariar. Então nos entendamos: o feminino é exigência do momento político, em que o Brasil tem ‘o’ presidente e ‘a’ presidenta. Mas vamos e venhamos, certo ou errado isso de ‘presidenta’ deixa mal as mulheres do Brasil.

Aqui se faz, aqui se paga

O ex-deputado Pedro Correa, réu no Mensalão e na Lava Jato, entrega FHC, que teria comprado a emenda constitucional da reeleição. Dá detalhes: o banqueiro Olavo Setúbal entregava senhas para deputados e senadores sacarem dólares junto a doleiro de Brasília.

Dólares americanos, detalha Correa (os canadenses valem menos). A emenda de reeleição de FHC ficou entalada no bico dos tucanos sérios, hoje extintos. Aqui se faz, aqui se paga. Uma vez em dólar, outra em processo. A culpa? Sempre do doleiro.

República e império

Começa a cansar essa coisa de “república de Curitiba”. Não cola, não se transforma em verdade nem que os Goebbels do PT repitam mil vezes. E se for, qual o problema? Seria – com todo o absurdo da imagem idiota – a primeira república com um mínimo de seriedade na história do Brasil.

A primeira, desde a proclamação, foi uma farsa; a segunda, das ditaduras de Getúlio, uma tragédia, cujas consequências chegam aos dias de hoje; a terceira, de Dutra a Jango,  uma piada. Depois tivemos outra também longa ditadura, seguidas de Collor e Sarney, todas páginas que não deixaram saudades.

Nossa república melhorou com Itamar Franco, depois com o primeiro FHC e sua ‘república da USP’ e Lula com a de ‘São Bernardo’. Os repetecos FHC e Lula não merecem aplausos. Já dona Dilma inspirou-se em Collor, Sarney e os segundos FHC e Lula para sua ‘república da Petrobras’.

Perto disso, a república de Curitiba é como Cristo expulsando os vendilhões do templo. Não por acaso os evangélicos desembarcam em massa da base do governo Dilma.  Inventar e proclamar a República de Curitiba é coisa de quem não se conforma com o fim do Império de Lula.

Conselho de mãe

A mãe era a conselheira das amigas. Ouvia as queixas sobre maridos, sogras, filhos. Problema maior os maridos, naquela época sem divórcio e lei Maria da Penha capatazes de família. Poucas enfrentavam os riscos do adultério e da separação. A mãe dava bons conselhos, avaliava prós e contras, conhecia os personagens, seus defeitos e qualidades. Como a amiga que queria deixar o marido por outro homem: “Ruim por ruim, fique com o seu”, foi o conselho, seguido à risca e até onde sei sem contraindicações ou efeitos colaterais. No almoço desta Sexta Feira Santa, assunto Dilma. Aos 90, ligadíssima no ‘impichement’, queda de Dilma e Temer presidente. Nunca gostou do PMDB e pelo PT guarda a nostalgia do social. Voltou ao conselho que dava às amigas: “Ruim com Dilma, pior com Temer”. Problema que a gente cresce, não esquece da mãe. Mas desobedece.

Compartilhe

3 ideias sobre “Os homens e os ratos

  1. Parreiras Rodrigues

    A respeito do negrito República e Império, que ninguém deixe de ler Guia politicamente incorreto dos presidentes do Brasil. Comprar na livraria (peguei o meu na Curitiba, do Mueller), custa menos que pela internet. Um real, parece. Pela interrnet, uma semana.

  2. Sergio Silvestre

    Rapais,eu não sei se tomei uns vinho,eu não entendi bulhufas nenhuma o que voce escreveu ai em cima,eu não sei se é preguiça de ler que o texto tá grande,ou que já li essas patacoadas milhares de vezes.O quadro politico do Brasil é muito parecido com a zona do meretricio de Curitiba,é um monte de puta no TC,TJ ,P IGUAÇU,etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.