9:31Relator da Lava Jato no STF, Teori faz críticas a Sergio Moro com colegas

por Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo

O ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no STF (Supremo Tribunal Federal), tem feito críticas ao juiz Sergio Moro com outros colegas.

INTIMADO
O comportamento do juiz em alguns episódios tem merecido ressalvas também de outros magistrados. Além de Marco Aurélio Mello, que condenou a condução coercitiva de Lula para prestar depoimento, a ministra Cármen Lúcia, de forma mais moderada, também já opinou que tal medida só seria cabível a investigados já intimados e que se negaram a comparecer. O que não era o caso do ex-presidente.

VIDA PRIVADA
Dois outros ministros dizem que o uso dos grampos autorizados por Moro em Lula aparentemente não seguiu rigidamente as regras. A lei de interceptações telefônicas diz que todo e qualquer diálogo de um investigado que não contenha indício de crime deve ser “destruído por determinação da decisão judicial”.

VIDA PRIVADA 2
A medida deve ser seguida à risca, já que a quebra do sigilo está prevista exclusivamente para a investigação de crimes e não para devassar a intimidade do investigado. Ao levantar o sigilo de todas as gravações telefônicas, inclusive de conversas familiares, Moro divulgou até mesmo diálogo de Marisa Letícia com um de seus filhos, Fabio, xingando os panelaços.

ENDEREÇO CERTO
Um dos ministros que opinaram sobre o grampo com a coluna afirma que, ao interceptar conversa com Dilma Rousseff, que tem foro privilegiado, Moro deveria ter enviado o conteúdo ao STF (Supremo Tribunal Federal), sob sigilo, para que a corte então examinasse se houve tentativa de obstrução da Justiça. “O magistrado se apossa do sigilo para investigar, e não para fazer divulgação ou qualquer ato político”, afirma o ministro.

INTERROGAÇÃO
Eventuais irregularidades na captação das conversas podem gerar, inclusive, nulidades, diz o outro ministro com quem a coluna conversou. Segundo ele, é preciso redobrar o cuidado em casos de quebra de sigilo de cidadãos investigados, para evitar abusos.

LUPA
Apesar das ressalvas, o STF deve abrir investigação contra Dilma sobre o conteúdo da conversa com Lula em que ela envia termo de posse para ser usado “em caso de necessidade”. Moro afirmou em despacho que o diálogo sugere que o ex-presidente só virou ministro para ganhar foro privilegiado.

RESPOSTA
As afirmações do ex-presidente sobre o STF estar “acovardado” também geraram incômodo na corte, levando o decano do tribunal, Celso de Mello, a se manifestar duramente contra Lula.

Compartilhe

11 ideias sobre “Relator da Lava Jato no STF, Teori faz críticas a Sergio Moro com colegas

  1. Nalata

    Bem, o comportamento dos Ministros do Supremo sugere que a “ética” talvez não seja a especialidade da casa, pois não?

  2. TOLEDO

    Ontem foi nojento ver os Poodles com o retrato do Moro. Eta que os curitibocas não tem jeito. Precisam sempre de herois. Lembran-se do Piá de Prédio. O Leandro e mais alguns que andam por aqui chegaram a fazer juras de amor eterno. Hoje concluimos que ele se elegeu no primeiro turno e ninguem votou nele. Com o Moro vai acontecer a mesma coisa.

  3. Miguel

    Imagine as gravações que não servem para a lavajato, sem sserem destruídas caindo em mãos sujas. Os achaques seriam de arrepiar.

  4. Sergio Silvestre

    Cada qual ai escrevam um bilhetinho assim,daqui 12 meses quero ver todos esses ricaços ainda na cadeia.Querem fazer uma aposta que restaram poucos deles ?E se a Dilma cair,eles voltam a trabalhar com os golpistas.Quem aposta?

  5. leandro

    Toledo não comento futebol com você porque ainda há esperança em virtude de ser torcedor dos Coxas, o resto…. bem o resto é o resto.

  6. Sérgio Sipreste

    Os petistas vibram com estes comentários… Acham que o STF vai virar o jogo e acobertar os corruPTos. Grande engano!!! Tem razão, Seu (ou Sra.?) Toledo, se não fosse o “boquirroto” do juiz Moro, não ficaríamos sabendo da bandalheira petista. E aquilo que os olhos não veem e os ouvidos não ouvem… simplesmente, não existe!

  7. TOLEDO

    Eu agora tenho como herois, o Piá de Prédio, Petraglia, Aecio Neves, Jose Maria Marin, Ricardo Teixeira, Eduardo Cunha, Mario Celso Cunha, quem mais Silvestre, lembre-me de muitos impolutos da nossa direita ? Claro o maior de todos o Moro. Aquele que vai ser colega do Barbosa no esquecimento e só vou ler a Veja, Época a Quanto É, e assistir a Globo e a Globo News e não perder comentarios do Merval, da Urubologa, Mainardi os impavidos jornalistas. Quanto merda né Leandro.

  8. Sergio Silvestre

    O puxa saco mor do Beto Richa ,o Parreiras quando diz o nome do moro ,fala em “SUA MAJESTADE’que coisa mais grotesca.

  9. leandro

    Boa Toledo desabafe, não caia em depressão por causa do Lula, da Dilma, do Jaques Wagner, do José Eduardo Cardoso,, do José Dirceu, das empreiteiras … ufa ! Quanta merda né Toledo, se você continuar assim vai ficar mais fedido do que já está, uma vez que os charutos cubanos deixaram consequências graves pelo seu uso indiscriminado em locais não apropriados.
    Mas, agora você poderá ter mais calma, os Estados Unidos abriram as portas para os Cubanos e você vai no embalo, somente tome um banho par retirar a merda do Pt que grudou em você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.