18:06Oposição retoma coleta de assinaturas para abertura de CPIs na Assembleia

Da assessoria de imprensa da Liderança da Oposição na Assembleia Legislativa do Paraná: Os deputados de oposição retomaram hoje (14) a coleta de assinaturas para a instalação das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) da Receita Estadual, que visa investigar o esquema de corrupção que causou prejuízo de quase R$ 1 bilhão aos cofres públicos; e da Quadro Negro, para apurar o desvio de cerca de R$ 20 milhões destinados a obras de escolas estaduais do Paraná.

A coleta de assinaturas recomeçou três dias após o ministro João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ter autorizado a abertura de inquérito para investigar o envolvimento do governador Beto Richa (PSDB) no esquema de corrupção na Receita. Segundo o principal delator da Operação Publicano, Luiz Antônio de Souza, parte dos recursos desviados abasteceu a campanha eleitoral de Richa em 2014.

A CPI da Receita conta com a assinatura de 12 deputados, enquanto o pedido para instalação da CPI da Quadro Negro possui 10 apoiadores. São necessárias 18 assinaturas para a abertura das CPIs.

O líder da oposição, deputado Requião Filho (PMDB), convidou os parlamentares que participaram das manifestações do último domingo contra a corrupção, e comemoraram o sucesso dos protestos contra o governo federal, a assinarem as CPIs.

“Chega a ser triste ver a felicidade de alguns com a desgraça do País. Queremos ver este discurso da honestidade e transparência aqui no Paraná. Em cima da bancada da oposição estão os dois pedidos de CPI. Os deputados precisam unir o discurso com a prática. O discurso demagogo e vazio de nada adianta”.

Vice-líder da oposição, Tadeu Veneri (PT) criticou deputados que têm dois pesos e duas medidas quando o assunto é o combate à corrupção.

“Cada um dos deputados que subir à tribuna para falar contra tudo o que está acontecendo no País, contra a corrupção em Brasília, tem o meu apoio desde que assinem os pedidos de CPI. Mariguella dizia que a prática é a medida da verdade, e é verdade. De nada adianta o discurso se depois a prática é diferente”.

Confira os parlamentares que já assinaram os pedidos de instalação das CPIs:

CPI da Receita Estadual
Ademir Bier (PMDB)
Anibelli Neto (PMDB)
Gilberto Ribeiro (PRB)
Márcio Pacheco (PPL)
Nelson Luersen (PDT)
Nereu Moura (PMDB)
Paranhos (PSC)
Péricles de Mello (PT)
Professor Lemos (PT)
Requião Filho (PMDB)
Tadeu Veneri (PT)
Tercílio Turini (PPS)

CPI da Quadro Negro
Ademir Bier (PMDB)
Anibelli Neto (PMDB)
Edson Praczyk (PRB)
Gilberto Ribeiro (PRB)
Nelson Luersen (PDT)
Nereu Moura (PMDB)
Péricles de Mello (PT)
Professor Lemos (PT)
Requião Filho (PMDB)
Tadeu Veneri (PT)

Compartilhe

Uma ideia sobre “Oposição retoma coleta de assinaturas para abertura de CPIs na Assembleia

  1. Nalata

    O manequeismo dessa gente e deploravel! Nao ha qualquer parametro entre o protesto e os casos citados! Facam uma passeata monstro de apoio as apuracoes que o Gaeco ja realiza! Ai sim podem cobrar participacao. Ao inves de vestirem a carapuca, constroem um discurso raso para se livrarem das responsabilidades como filiados aos partidos bandidos – PT/PMDB. Nao que os demais estejam limpos! Claro que nao, mas cada um no seu quadrado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.