14:00SPONHOLZ

sponholzpauoco

O que é Santo do pau oco:

Santo do pau oco é uma expressão popular brasileira utilizada para designar um indivíduo de caráter duvidoso, com ações fraudulentas, uma pessoa mentirosa, falsa ou hipócrita.

Esta é uma expressão bastante típica e usada no Brasil há séculos, sendo que atualmente o seu sentido denota o nível de falsidade ou hipocrisia de alguém. Exemplo: “Não se iluda com a simpatia daquele rapaz, ele é um santo do pau oco”.

Em seu sentido figurado, esta expressão também serve para indicar que determinada pessoa aparenta algo que não é, iludindo todos a sua volta.

Existem algumas divergências sobre qual seria a verdadeira história sobre a origem da expressão “santo do pau oco”, no entanto, a mais aceita data do final do século XVII e começo do século XVIII, quando o Brasil ainda passava pelo Período Colonial.

O país estava no auge da mineração e o ouro era um dos minerais mais explorados pelos mineradores da época. Acredita-se que a expressão teria nascido no estado de Minas Gerais.

Os mineiros, para tentar escapar do “quinto”, ou seja, o imposto de 20% que era cobrado na época pela Coroa Portuguesa sobre todos os metais preciosos que fossem garimpados em território brasileiro, fabricavam imagens de santos em madeira oca, para que pudessem ser recheados com ouro em pó e passar despercebidos pelos postos de fiscalização.

Com esta tática, muitos mineiros conseguiam “driblar” as Casas de Fundição, as responsáveis por arrecadar todos os tributos sobre a mineração no país, em nome da Coroa.

Os santos de pau oco também eram utilizados por contrabandistas para enviar moedas de ouro, pedras preciosas e outros tesouros para Portugal ou outras províncias do Brasil. Muitas fortunas teriam sido feitas a partir deste truque.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.