10:28Acima de lei

por Ferreira Gullar

Peço que o leitor me desculpe por voltar a falar de Luiz Inácio Lula da Silva, mas é que, nos últimos meses, ele se tornou um dos centros da problemática política que envolve a atuação do PT no governo do país.

No que se refere particularmente ao ex-presidente, as investigações levadas a efeito pela Operação Lava Jato terminaram por revelar ligações suas com empresários envolvidos no escândalo da Petrobras, de que também teria se beneficiado. Os dois fatos até agora mais evidentes disso são a suposta compra de um apartamento tríplex, em Guarujá, e de um sítio, em Atibaia.

Até bem pouco, quase ninguém sabia dessas supostas propriedades de Lula. Só depois que a imprensa noticiou o fato ele passou a falar no assunto. Primeiro, foi o caso do apartamento tríplex, a respeito do qual afirmou ter adquirido apenas uma cota em 2005. Não obstante, a imprensa voltou a revelar que sua mulher, dona Marisa, havia visitado, muito depois, o referido tríplex, em companhia do presidente da OAS.

Após a visita, essa empresa bancou a reforma do apartamento a um custo de quase R$ 800 mil. Lula também visitou o prédio na época em que se instalava ali um elevador privativo para o tríplex. Depois de muitas versões diferentes, ele terminou por admitir que vendera a cota em novembro de 2015, ou seja, poucos meses atrás. Afinal, qual é a versão verdadeira?

Quanto ao sítio, segundo afirma, não lhe pertence, mas desde que deixou a Presidência da República, em 2010, passou a frequentá-lo constantemente juntamente com sua família. Também esse sítio foi reformado e equipado com cozinha e mobília completa, a um custo de R$ 1 milhão. Não obstante, garante que o sítio não lhe pertence, mas a sócios de seu filho, que se revelam de uma generosidade rara. Nunca conheci tanta generosidade, mas também nunca fui presidente do Brasil.

Se eu fosse petista, poderia até acreditar nessa lorota, como, ao que parece, acreditam (ou fingem acreditar) a presidente Dilma Rousseff e seu chefe da Casa Civil, Jaques Wagner. Este afirmou que Lula está sendo vítima de uma “caça a uma liderança nacional, nesse caso, uma caça constante”. Para Dilma, trata-se de “uma grande injustiça”, tanto mais porque “o país, a América Latina e o mundo precisam de um líder com as características do presidente Lula”. Quais são essas características, ela não disse.

Note-se que até então nem ela nem o Wagner tinham vindo a público defender o seu grande líder e, mesmo agora, ao fazê-lo, nenhum dos dois se refere ao tríplex ou ao sítio de Atibaia. Tampouco afirmam explicitamente que Lula é inocente.

E, em meio a tudo isso, o que fez Lula? Sumiu, simplesmente deixou de dar entrevistas, falar sobre o assunto. Era como se não fosse com ele. Em vez disso, manda o Instituto Lula e o presidente do PT responderem às acusações. Mas estes tampouco as discutem, apenas afirmam que ele está sendo vítima de perseguição.

Perseguição da parte de quem? Claro, da Polícia Federal, do Ministério Público, dos órgãos da Justiça e da imprensa, que, como se sabe, num país capitalista, existem para perseguir os que lutam pelos pobres, como a Odebrecht, a Camargo Corrêa, o PT e o Lula.

Não estou entre aqueles que querem, a todo custo, ver o ex-presidente na cadeia. Não obstante, como a Constituição assegura que todos são iguais perante a lei, não se pode aceitar que, por ser um destacado líder político, esteja ele a salvo de qualquer procedimento investigativo que vise defender o interesse público. Por isso mesmo é inaceitável a atitude da cúpula petista, em face de qualquer medida judicial contra ele, pretendendo até mesmo impedir que os fatos sejam apurados.

Ou devemos concluir que a apuração da verdade é contra Lula? Intimado a depor no processo que examina a compra do tríplex, negou-se a ir, o que pegou mal, já que essa seria a oportunidade de ele esclarecer as acusações que lhe fazem.

Você, leitor, certo de sua inocência iria, não iria? Pois é, eu também iria.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

11 ideias sobre “Acima de lei

  1. Sergio Silvestre

    Quando fez o POEMA SUJO, o Ferreira Jamais ia saber num futuro que ele se tornaria parte da sujeira.
    Mas não é culpa só dele não,na minha idade e já olhando a planície noto que o humano salvo a algumas virtudes até sua idade produtiva a maioria vira essas bostas ai quando envelhecem.

  2. Vidal Gomes

    Vejam o comentário do Sr. Sérgio Silvestre. Ele não fez qualquer colocação sobre as acusações a Lula. Os seguidores do ex-presidente, em vez de rebater as acusações, tentam desqualificar todos os que não compactuam com a roubalheira do PT. Sou leitor assíduo deste blog e vejo que pessoas como Silvestre e Toledo não sabem conviver democraticamente. Mais do que isso, têm dificuldades em conviver socialmente e de entender o que é o exercício pleno da cidadania. Usando linguagem chula e desrespeitando quem envelhece, revelam escassez de argumentos. Rancorosos e autoritários, suas participações neste blog são reveladoras de um estilo típico de gente que detesta a diversidade de opiniões. Mas, tenhamos paciência, não devemos usar as mesmas armas que eles.

  3. Inácio Teixeira

    Silvestre, e as acusações a Lula?
    Vá ao espelho e se enxergue, você não é nada perto do Ferreira Gullar!
    Venha novamente ao blog e diga quem você é, aí então, quem sabe, possamos lhe dar algum crédito.

  4. Sergio Silvestre

    Hummm!!deixe ver se eu entendi os palpite do Vidal,será que ele disse isso,estamos num Pais democrático onde opiniões diversas tem que ser respeitadas,mas imagino o sr Vidal num debate com o sr Inacio,que monótono né.
    Voces dois em assuntos interessantes,um concordando com o outro e vice -versa.
    Sou leitor do ZÉ BETO somente pela adversidade de opiniões,se eu fosse ficar aqui eu e o Toledo dando benção a tudo que vocês postam e comentam seria como vivera eternidade no meio de anjos,sem namorar,sem tomar minha cerveja e também sem opinião ora.Bom Domingo vai.

  5. jose

    Silvestre, para criticar Ferreira Gullar, você tem que no mínimo aprender a ler antes.
    Leia de novo o texto e responda aos questionamentos.
    Melhor, explica porquê a AOS pagou mais de UM MILHÃO de Reais pelo depósito dos pertences do lula na Granero?

  6. Sergio Silvestre

    Vou Explicar,todo presente que recebem os presidentes são de domínio publico,do estado ,então todos ex presidentes tem seus institutos e fundações e la eé feito um tipo de museu onde são colocadas as peças que vão desde santos,livros e segundo o Lula até um trono lhe deram.
    Pois bem ,o apto do Lula não cabe o acervo,seu instituto é dez vezes mais pequeno que o do fhc que tem lá caminhões de trastes,então foi colocados nos contêineres.,por que o Lula não mora em Paris numapto de 42 milhões,que segundo o FHC não é dele é emprestado também.
    Pois é né Jose se esses trastes são de domínio Publico o Lula já pediu para o Moro para que ele de jeito,talvez colocar isso nos grandes espaços dos ministérios públicos ou nos espaçosos fóruns.
    No mais cara,não tem coisa mais palpavel para tentar incriminar o Lula sem ser os pedalinhos,bote de alumínio e agora seus presentes .

  7. jose

    Silvestre, faz um favor, leia antes o que você escreve…

    Adversidade é uma coisa, diversidade é outra…

    Ah, tem dicionário na internet…

  8. Sergio Silvestre

    Não estamos em aula de Português,se quer ficar me corrigindo erros ortográficos ou concordância Ótimo.

  9. jose

    Errado duas vezes Silvestre.

    Primeiro, não explicou nada sobre porquê a OAS pagou mais de UM MILHÃO REAIS para pagar bens que Lula tirou do Palácio do Planalto.

    Segundo, Lula não falou que tinha está material todo, nem aquele que apareceu escondido num prédio anexo ao sindicato no ABC e muito menos porquê alguns volumes for tirados às pressas dias antes.

    A quanto a div quero mais é que ele seja investigado também, aliás porquê o Lula não fala um “a” do fhc nestas casos?

    Porque o Lula (ou alguém do pt)nunca processou o Tuma Jr., o Nêumanne ou o Patarra?

    A quanto ao erro no seu texto, não é ortográfico…estuda mais…ou melhor, não estuda não…Já pensou no que serão os seus dias pelo arrependimento por ter acreditado tanto nestes Estados que você ainda acredita?

    Ah, ainda tem muita água para rolar por baixo fase ponte …

    De novo, responde aí:

    Porquê a OAS pagou MAIS DE UM MILHÃO DE REAIS para guardar barulhos do lula????

  10. jose

    ZB,

    Corrigindo aluns pontos que o corretor do celular “comeu”…tem que ficar muito claro, senão o silvestre não vai entender nada…o que convenhamos não muda muita coisa….rsrsrsrs

    Errado duas vezes Silvestre.

    Primeiro, não explicou nada sobre porquê a OAS pagou mais de UM MILHÃO REAIS para pagar pelo armazenamento de bens que Lula tirou do Palácio do Planalto.

    Segundo, Lula não falou que tinha este material todo, nem aquele que apareceu escondido num prédio anexo ao sindicato no ABC e muito menos porquê alguns volumes for tirados às pressas dias antes.

    E quanto a fhc, quero mais é que ele seja investigado também, aliás porquê o Lula não fala um “a” do fhc nestes casos?

    Porque o Lula (ou alguém do pt) nunca processou o Tuma Jr, o Nêumanne ou o Patarra?

    A quanto ao erro no seu texto, não é ortográfico…estuda mais…ou melhor, não estuda não…já pensou no que serão os seus dias pelo arrependimento por ter acreditado tanto nestes safados que você ainda acredita?

    Ah, ainda tem muita água para rolar por baixo dessa ponte …

    De novo, responde aí:

    Porquê a OAS pagou MAIS DE UM MILHÃO DE REAIS para guardar bagulhos do lula????

  11. TOLEDO

    Silvestre, os aculturados do nosso Páis, assistem a Globo, lêem a Folha, vêem a Globo News e se acham. Nossa quanta opinião imparcial. Hoje eu ouvi o Careca do Marcelo Almeida, fazendo comentários na Rádio T. Eu fiquei com raiva do Requião que tentou carregar esse mala na eleição.( Espero que tenha tomado algum dinheiro dele para a Campanha). Esse ilustre cidadão , é o Boechat do Batel. Fala com a propriedade de uma pessoa que viveu muitas dificuldades e ainda sofre para gastar o dinheiro que o Pai, Cecilio deixou, aliás ganho de uma forma honesta. Para Sindico é dificil se eleger. E acho que essa Rádio T, é dele , não é ??? Silvestre, deite e durma, eu vou cuidar da minha diabetes porque ninguem merece esses Coxinhas militantes. Os curitibocas do Batel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.