7:42Exposição “Nos pormenores um universo – Centenário de Vilanova Artigas” é prorrogada no MON

O Museu Oscar Niemeyer informa:

Em cartaz no Museu Oscar Niemeyer (MON) desde o dia 27 de julho de 2015, a exposição “Nos pormenores um universo – Centenário de Vilanova Artigas” estenderá seu período de exibição até o dia 31 de julho de 2016. O público terá mais tempo para conhecer a mostra, que homenageia o centenário do arquiteto João Vilanova Artigas e tem curadoria de Giceli Portela e Maria José Justino. Desde a abertura, a exposição já recebeu mais de 165 mil visitantes até a primeira quinzena de fevereiro.

Projetos originais, desenhos artísticos, maquetes, obras dos artistas que influenciaram Artigas, fotografias e documentos do acervo da família podem ser vistos pelo público. Há também vídeos e recortes do documentário que foi produzido especialmente para a comemoração de seu centenário, em 2015.

A curadora Maria José Justino analisa: “falar de João Vilanova Artigas é mergulhar em um universo múltiplo. Essa exposição busca mostrar o arquiteto, o artista, o mestre, o político e o cidadão. E, em todas as perspectivas, Artigas mostrou-se íntegro. É, antes de tudo, um pensador. Um homem que pensa a sua condição humana, o seu presente, a realidade de seu país e o seu papel enquanto profissional e cidadão”. 

A mostra ocupa duas salas e possui um percurso conduzido a partir da cronologia da vida e da obra de Vilanova Artigas, em seis núcleos expositivos. A curadora Giceli Portela conta sobre a experiência do arquiteto em Curitiba: “o contato com sua cidade de origem sempre foi permanente. Seja em reuniões com os parentes, nas temporadas que aqui passou, seja no campo profissional. Projetou casas para a família e os amigos, além do Hospital São Lucas, no bairro Juvevê”, comenta.

 

O visitante ainda poderá conferir as exposições: “Charif Benhelima, Polaroids: 1998-2012”, “Colapso”, “Obras sob guarda do MON”, “Museu em Construção”, “Cones”, “Espaço Niemeyer”, “Pátio das Esculturas”, o projeto especial “Isolde Hötte, sua obra” e duas salas que contam com obras da coleção do Museu: “Histórias do Acervo MON – em aberto”.

 

Sala expositiva: Nos pormenores um universo – Centenário de Vilanova Artigas. Crédito: Marcello Kawase/MON

 

https://www.dropbox.com/s/ma1yt941n01a7cy/foto_marcello_kawase_for_web%20%281%20de%202%29.jpg?dl=0

 

 

Serviço
Prorrogação da mostra “Nos pormenores um universo – Centenário de Vilanova Artigas”
Até 31 de julho de 2016
Salas 4 e 5

Terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$12 e R$6 (meia-entrada)

Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada gratuita.

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.