6:08Somos todos Lula

por Elio Gaspari

No domingo de Carnaval, os repórteres Vera Rosa e Ricardo Galhardo revelaram que, durante uma reunião com Lula, dirigentes do PT sugeriram a criação de uma rede de apoio a Nosso Guia com o slogan “Somos Todos Lula”. Seria algo como o famoso “Je suis Charlie”, criado depois do ataque terrorista à redação do Charlie Hebdo. Seria, mas jamais será.

Puxando-se pela memória, a ideia ecoa uma proposta feita em 1978 pela imperatriz Farah Diba, do Irã. Seu país estava conflagrado, com milhões de pessoas na ruas pedindo o fim da monarquia mequetrefe de seu marido, o xá Reza Pahlevi. Farah vivera em Paris e lembrou que, em 1968, quando os estudantes franceses pediam a renúncia do presidente Charles De Gaulle, o velho general convocou seus partidários para uma marcha pela avenida Champs Élysées. Um ministro interrompeu-a:

— Talvez consigamos fazer uma marcha como a de De Gaulle, mas só em Paris.

Era lá que estavam os iranianos endinheirados que haviam fugido do país e também lá passava a maior parte do tempo a princesa Ashraf, irmã gêmea de Reza. Semanas depois de propor a marcha, Farah e o marido saíram às pressas de Teerã. Ela não teve tempo para limpar direito sua escrivaninha.

“Somos todos Lula”, quem, cara pálida? Nosso Guia queixa-se de que ninguém o defende. Nem ele, pois até agora não deu uma só explicação para seus confortos. Some-se a isso que jamais defendeu o comissário José Dirceu. Talvez não achasse argumentos para fazê-lo.

A vida deu a Lula um sentimento de onipotência que em certos momentos soa irracional, mas é sempre compreensível. Ele e sua mulher, Marisa, saíram daquele Brasil que tem tudo para dar errado. O retirante pernambucano cresceu na pobreza de uma família desestruturada. Sua primeira mulher, grávida, morreu num hospital público. Marisa, seu segundo matrimônio, fora casada com um taxista assassinado, cujo carro passou a ser dirigido pelo pai, também assassinado.

Como dirigente sindical, Lula comandou duas greves históricas que projetaram-no nacionalmente. Ambas resultaram em perdas financeiras para os grevistas, mas isso tornou-se uma irrelevância. Candidatou-se ao governo de São Paulo em 1982 e ficou em terceiro lugar, com 1,1 milhão de votos contra 5,2 milhões de Franco Montoro. Disputou quatro vezes a Presidência da República e perdeu duas eleições no primeiro turno para Fernando Henrique Cardoso.

Metamorfose ambulante, superou todas as adversidades. Elegeu-se, reelegeu-se, colocou um poste na sua cadeira e ajudou a permanência de Dilma Rousseff no Planalto, dando ao PT um predomínio inédito na história do país. Conta a lenda que um áulico atribuiu-lhe a cura de um câncer de um colaborador.

Lula acredita na própria invulnerabilidade. Para quem se reelegeu depois do escândalo do mensalão, tem boas razões para isso. A ideia de multidões vestindo camisetas com a inscrição “Somos todos Lula” reflete o modo de fazer política de um comissariado intelectual e politicamente exausto. Noves fora a piada de que esse poderia ser o uniforme da bancada de Curitiba, marquetagens desse tipo exauriram-se.

É impossível especular como ele sairá das encrencas em que se meteu, mas uma coisa é certa: seus maiores aliados, como sempre, são os seus adversários.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

10 ideias sobre “Somos todos Lula

  1. Sergio Silvestre

    Nossa,eu não entendo como pagam para o Elio Gaspari escrever,talvez até escreve contos e poemas que é pura utopia,ou talvez nutre uma vontade tamanha da direita raivosa em ver o Lula ser conduzido por aquele japonês grotesco e vazador e ser interrogado pelo taquara rachada Sergio Moro.
    Esses sujeitos não chegam a prestar nem para lamber os pés do Lula,são gente escorada em cargos públicos que hoje são classe media alta ,uns quase ricos as custas de manobras nos seus salários para auferir ganhos que muitas medias empresas não tem por mês.
    Ora gente,estou aqui perto de uma maracutaia,onde estão sendo construídos uma pista dupla de aproximadamente 14 km.Uma pedageira fez a metade e o governo segundo consta faz a outra metade,a parte da pedageira está pronta,mas a parte do governo que seria 87 milhões em parcos 7 km,já supera os 150 milhões e não está pronta.
    Não seria nesse caso chamar o sr Elio Gaspari para também dar uma solução nesse caso?O por que não está sendo investigado,por que esse governo é inatacável?
    Tem milhões a espera de alguma atitude do sr Moro ou algum outro pseudo justiceiro de araque,se mexerem com o Lula e eles sabem disso,vão ter que atravessar a fronteira correndo,mas eles não são loucos.

  2. jose

    Pois é né silvestre, onde já se viu alguém atacar a sua “madre teresa do guarujá”? kkkkkkkk
    Sabe qual é a diferença entre o lula, o Moro e o Japa? O teu lula não estudou…para fazer parte da Polícia Federal tem que ter no mínimo curso superior e Juiz Federal tem que estudar e muito; nos dois casos lula não passaria, por um motivo simples, teria que se esforçar e esta não é a praia dele…

  3. Sergio Silvestre

    E o apto em DUBAI,vai ser investigado ou está em nome de algum laranja?Esse te garanto que não vai,mas vai servir para algum figurão da justiça mais pra frente curtir semanas na sacada paradisiaca e ver as palmeiras e o Areial.

  4. jose

    Tanto quanto você é fake do zeca dirceu, aquele burguês que está flanando por aí nas baladas…vai comer mamona toledo!!!

  5. jose

    Menas silvestre, menas…argumente melhor por favor, ou recolha-se à sua insignificância…kkkkkkkk

    Ao contrário de seu “madre tereza do guarujá” não sou nem um pouco perfeito, mesmo sendo eu quem paga as minhas contas…

    A propósito, você já encontrou um lugar para passar uns tempos ali no Santa Candida em Curitiba? Os próximos dias prometem, afinal o juiz Mora já esvaziou a carceragem de novo e não é o Silvio Santos que vem aí…

    Abraços e saúde!

  6. cético

    Mas uma qualidade temos que reconhecer no Lula e seus asseclas: a capacidade de adestramento. É impressionante como ele, apesar de tudo, ele ainda consegue manter essa legião de seres tão bem adestrados (que não o abandonam nunca). Impressionante. É de dar inveja ao Skinner e ao Pavlov. Se o projeto projeto politico de retorno do Lula não vingar, ele poderá fazer um reality show de adestramento para vender na TV à cabo. O Cesar Millan que se cuide…

  7. TOLEDO

    Silvestre, esse José é aquele que só trabalhou em 3 mutinacionais, esta no auge da coxisse ? Saudades do Leandro, será que ele foi para Cuba ? Ou algum Professor internou ele ?

  8. TOLEDO

    Silvestre, voce não tem um ANTI-CÉTICO ? Esse deve ser Poodle. Cadê o Leandro ? Ele faz falta !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.