7:22Para conhecer a história do Paraná

Do jeito que veio: 

O Paraná pertenceu à província de São Paulo até 1853. Por isso, é impossível conhecer a história do Estado sem deixar de ler sobre a história de São Paulo. É essa oportunidade que oferece ao leitor paranaense o livro Direito e Justiça em Terras d´El-Rei na São Paulo Colonial (1709-1822), do pesquisador Adelto Gonçalves*, publicado em 2015 pela  Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

Trabalho de investigação sobre a atuação de ouvidores, juízes de fora, corregedores, provedores, juízes ordinários e vereadores à época da capitania de São Paulo, por meio da descrição dos casos mais significativos, constitui um diagnóstico da estrutura judiciária, incluindo a atuação do ouvidor Rafael Pires Pardinho (1716-1721), o primeiro a fazer incursões às vilas do Sul (Paranaguá, Curitiba, São Francisco do Sul e Laguna).

*Doutor em Literatura Portuguesa e mestre em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana pela Universidade de São Paulo (USP), Adelto Gonçalves, 64 anos, é jornalista desde 1972, com passagens pelos jornais Cidade de Santos, A Tribuna, de Santos, O Estado de S. Paulo e Folha da Tarde e pela Editora Abril.  É também autor de Gonzaga, um poeta do Iluminismo (Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1999) e Bocage: o perfil perdido (Lisboa, Caminho, 2003), entre outros. 

____________________________________

Direito e Justiça em Terras d´El Rei na São Paulo Colonial, de Adelto  Gonçalves. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 364 págs., R$ 55,00, 2015. Site: www.imprensaoficial.com.br________________________

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.