15:39Quando os idealistas se perdem

por Clóvis Rossi

Olho para a foto de José Dirceu, na capa desta Folha no sábado, 30, cercado de policiais, ralos cabelos brancos, um esgar no rosto que parece um sorriso, ao ser conduzido para prestar depoimento ao juiz Sergio Moro. É réu.

Volto quase meio século no tempo e vejo, num canto da memória, José Dirceu trepado a um poste da rua Maria Antônia, arengando à multidão de estudantes que protestava contra a ditadura. Era um subversivo idealista.

Olho para a foto do sítio de Atibaia, reformado por empreiteira para o conforto de Luiz Inácio Lula da Silva, frequentador confesso, talvez proprietário oculto. Um luxo só.

Volto outro tanto no tempo e a memória fotografa o estadinho da Vila Euclides, em São Bernardo do Campo, em que um Lula desalinhado e rude arengava à massa de operários em greve, um tanto por melhores salários, outro tanto contra a ditadura. Era um herói popular.

Fico pensando, no meu canto, em que momento o subversivo idealista se tornou um “profiteur” das amizades com poderosos e ricos a ponto de se tornar réu.

Fico tentando descobrir igualmente em que momento o herói popular dedicou-se a enriquecer a ponto de ter de prestar sucessivos depoimentos sobre imóveis em que empreiteiras puseram mais que um dedo para deixá-los ao gosto do novo rico. Um amigo jornalista me conta que frequentou o antigo sítio de Lula, Los Fubangos, às margens da Billings: “Era fuleiro, pior que o meu”.

Sei que os hidrófobos do antipetismo e do antilulismo dirão que não houve um momento de transformação. Eles sempre teriam sido assim, interessados apenas em arrumar-se na vida.

Não concordo. Se fossem desde sempre “profiteurs”, não teriam arriscado a vida, um no combate à ditadura, outro na luta sindical, sempre áspera e mais ainda em épocas autoritárias.

É verdade que Lula, mesmo antes de ser presidente, acomodou-se ao bem-bom ao aceitar morar de graça em casa de seu amigo, o advogado Roberto Teixeira.

Aí, sim, com alguma condescendência, poder-se-ia admitir que se tratava de um mimo de amigo que, talvez, não embutia a necessidade de retribuição futura.

Agora, não. Todo o mundo —e não só no Brasil– está cansado de saber que os negócios das empreiteiras com o poder público são turvos, para dizer o mínimo. Quase 100% dos escândalos que envolvem políticos mundo afora envolvem também empreiteiras de obras públicas.

No caso específico de Dirceu, tornar-se consultor de Carlos Slim, o bilionário mexicano, é desprezar o fato de que fazer fortuna no México (como em quase toda a América Latina) não é um esporte isento de irregularidades, para dizer o menos.

Não há, até agora, provas conclusivas contra Lula (ao contrário do caso de Dirceu, já condenado no mensalão e, agora, preso pelo petrolão). Mas essa é uma ressalva de caráter puramente jurídico.

Do ponto de vista do comportamento republicano, a promiscuidade comprovada com empreiteiras é um crime que ninguém deveria cometer, menos ainda um antigo herói popular.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

8 ideias sobre “Quando os idealistas se perdem

  1. Sergio Silvestre

    Cometer pecados só não pode os petistas,como se nós aqui pobres mortais engolimos essa farsa montada e que depois desse vendaval petista o Pais vai ser o primeiro em probidade.
    Não vamos fazer um Pais andar com um juiz do TJ ganhando mais de 100 mil reais,iso ai já é alguma coisa mal feita,então a coisa descamba,se um juiz é nababo o vereador de nossa sra das farinhas quer também o ser.

  2. John Doe

    Pelo jeito o colunista não conhece aquele ditado popular que diz que, quer conhecer uma pessoa dê poder a ela. Tanto o seu Zé o o 51 mostraram de que matéria foram feitos. E os fatos não mentem, ambos se transformaram e corruptos e ladrões.

  3. TOLEDO

    Caro Silvestre
    Eu me recolhi a minha insignificância de Petista, mas é difícil ler um merda dessas e continuar calado.
    Tem alguns Jornalistas que se acham os donos da história e as escrevem de acordo única e exclusivamente com a sua ótica.
    Esse grande Jornalista, tá lá, babando o saco dos Frias. Bom mesmo é o Gabeira, que foi trabalhar para os Filhos do Roberto Marinho (aqueles que moram em Miami).
    O País de hipócritas esse nosso !!!
    Outro dia escutei o Boechato, dizer que a Lava Jato é um Patrimônio Nacional, e hoje ele disse que jamais o dono da OAS poderia ter ido mostrar um apartamento ao Lula, tinha que ser um Corretor e de preferência petista. Viva nossa Elite fulgurante, honesta e proba.
    Tá difícil, acompanhar a nossa mídia ( o PIG- Partido da Imprensa Golpista).

  4. dinarte

    Já tinha razão o nosso grande escritor, Machado de Assis: A OCASIÃO NÃO FAZ O LADRÃO, COMO DIZ O PROVÉRBIO POPULAR. A OCASIÃO FAZ O ROUBO, O LADRÃO JÁ NASCE FEITO!

  5. cleverson

    Meus caro Silvestre Campestre: O país não será melhor e mais honesto, mesmo que toda essa cambada de ladrões petistas seja erradicada. Já havia ladrões, há ladrões e continuará havendo ladrões. Ladrões sempre são de todas as matizes e estão em todos os cantos. Os ladrões petistas estão sendo mais escorraçados por um único motivo: os petistas gostam de posar de vestais, de santinhos… do pau oco. Ninguém se surpreende com a roubalheira dos outros partidos, mas se surpreende com a bandalheira petista, pois essa turma sempre se achou mais honesta do que os outros. Mesmo com a mão na botija, ainda batem no peito para berrar que ninguém é mais honesto do que eles. Foi o que fez Lula recententemente ao dizer que ninguém é mais honesto do que ele. Tem razão, o Lula, em terra de ladrão todo mundo é honesto ou… MENOS LADRÃO.

  6. Sergio Silvestre

    Meu Deus ,acho que não li isso,pelo modo ai então Cleversosn pegar uma propina ai de uns 30 milhões como é de costume aqui no Paraná,onde tinha uma célula mafiosa e um doleiro que dominava todo Brasil e que o Moro o deixou solto para operar e continuou até os dias de hoje operando.
    Quer dizer que roubar,receber vantagens é só os partidos elitizados,os puxas da imprensa,aqueles que tem alem de triplex,casas em ilhas,em Miani etc,petista não pode ter casa em condomínio fechado nem apto de 85m2.
    Voce entende de construção?Pois bem,a fachada que a Globo mostra durante todo seu jornal,que até parece que o Brasil agora e o “tripeque “do Lula e o sitio,nota-se que é um prédio de terceira categoria,com uma fachada com revestimento feio e me parece mal acabado.
    Você por acaso conhece os condomínios de luxo aqui em Londrina?Pois é.tem auditor fiscal que se você ver a fachada do seu prédio aqui na Palhano ,você baba três dias seguidos.
    Aqueles aptos de Guaruja são de 85 m2 e se for juntar num triplex vai ter 255m2,do tamanho da sala e copa dos aptos de luxo da minha cidade onde os nababos que trabalham para o governo estadual moram.
    Mas vamos nos ater nos petistas que são uns miseraveis e roubaram da Petrobras só 3%mas se fosse os ricos do PSDB seriam quanto,15%20% ou meio a meio.

  7. TOLEDO

    Silvestre, não tá facil, aguentar os Coxinhas Curitibocas do Batel. Cadê o Leandro, ele tá investigando o Piá de Prédio, ou tá jogando Tênis no Curitibano ?
    Fiquei 30 dias com o saco na tipóia, mas agora os enchedores voltaram. Não vai ser fácil atura-los, mas em 2,018 Lula lá, de novo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.