6:27Uma não-defesa do Chico Buarque

por Luis Caversan

Não, não vou defender o Chico Buarque de Hollanda por causa das suas posições políticas. Tampouco repreendê-lo. Não acho que me caiba uma coisa ou outra.

Mas não posso deixar de condenar aqueles que o xingaram na rua, assim como condenaria, sempre, qualquer um que ofendesse na rua quem quer que seja porque discorda de sua opinião democrática – veja bem, democrática.

Não quero defender ninguém, repito, somente a civilidade, o respeito, a diversidade, o pluralismo, a delicadeza, a tolerância.

E é pensando nestes valores tão caros e cada vez mais tão raros que me ponho ao lado de Chico Buarque de Hollanda. E também porque ele escreveu, entre outras, as seguintes canções:

Tatuagem

Ana de Amsterdã

Apesar de Você

Retrato em Branco e Preto

Cálice

Olhos Nos Olhos

Construção

Geni e o Zepelim

Roda Viva

O Meu Amor

Eu Te Amo

Cotidiano

Vai Passar

O Que Será

Atrás da Porta

O Meu Guri

Meu Caro Amigo

Mulheres de Atenas

A Noiva da Cidade

A Rita

Homenagem ao Malandro

Acorda Amor

Almanaque

Anos Dourados

Até o Fim

Bárbara

Basta Um Dia

Bastidores

Boi Voador

Bom Conselho

Bye, Bye, Brasil

Cambaio

Camisola do Dia

Carolina

Com Açúcar, Com Afeto

Copo Vazio

Cotidiano

De Todas As Maneiras

Deixe a Menina

Deus lhe Pague

Essa Moça Tá Diferente

Exaltação À Mangueira

Fado Tropical

Feijoada Completa

Festa Imodesta

Flor da Idade

Folhetim

Funeral de Um Lavrador

Gente Humilde

Gota D’água

Joana Francesa

João e Maria

Jorge Maravilha

Ligia

Madalena Foi Pro Mar

Mambembe

Maninha

Meu Caro Amigo

Não Existe Pecado ao Sul do Equador

Não Sonho Mais

Noite dos Mascarados

O Cio da Terra

Olê, Olá

Partido Alto

Passaredo

Pedaço de Mim

Pedro Pedreiro

Pequeña Serenata Diurna

Piano na Mangueira

Pivete

Quando o Carnaval Chegar

Sabiá

Samba de Orly

Se Eu Fosse Teu Patrão

Sinal Fechado

Sinhá

Sobre Todas As Coisas

Tanto Mar

Teresinha

Trocando Em Miúdos

Vai Trabalhar Vagabundo

Valsinha

Yolanda

Você Não Entende Nada

(PS – Se na listinha acima eu deixei passar alguma música que não seja do Chico, mas “apenas” de sua interpretação, você me perdoa?)

Compartilhe

8 ideias sobre “Uma não-defesa do Chico Buarque

  1. Parreiras Rodrigues

    Ninguém contesta, Luiz Caversan, a profícua, inteligente e significativa contribuição literária e musical de Chico Buarque à cultura brasileira, e o também decorrente respeito e admiração angariado internacionalmente pelo artista, o que nos enche de orgulho.
    Mas, quanto às críticas que recebe são, naturais. Por conta do seu posicionamento político-partidário, somando-se ainda as generosas e substanciais verbas que lhes são facilitadas – e como? – pela Lei Rouanet, que, junto a certos profissionais da Arte, funciona como uma espécie do Bolsa Família, por ai.
    Aina não ouvi Você não entende nada. Mas tem tudo a vver com a defesa explícita e oca do Caversan.

  2. Zé Beto Autor do post

    parreiras, você tem seu, vamos lá, posicionamento político, mas se fosse cercado na saída de um restaurante por aloprados do outro lado, xingado, ameaçado, ia achar o que? que mora em botocúndia, não é mesmo? teoricamente vivemos em democracia e cada um tem o sagrado direito de pensar e se expressar da maneira que acha ser a mais correta. seja artista ou anônimo como nós. essa conversa de ser beneficiado, etc, parece coisa de gente que não sabe como funciona em qualquer governo, seja municipal, estadual ou federal, seja da direitalha, esquerdalha, ou qualquer alha. temos o direito de concordar ou não – e discordar de maneira civilizada, jamais ameaçando fisicamente. isso é barbárie! a obra do artista não tem nada a ver com isso. gabriel garcia marques morreu defendendo o regime cubano. seria lógico cercá-lo e ameaçá-lo por causa disso numa visita ao brasil? cada um, cada um, meu caro. abraço. saúde.

  3. jose

    ZB, sou totalmente contra esta imbecilidade que fizeram com o chico e concordo plenamente com o que você escreve sobre o sagrado direito de ter e expressar sua opinião.
    O problema é que os mesmos imbecis que atacaram por exemplo Yoani Sanches, agora estão “indiguinaaaados” com os outros imbecis que fizeram o mesmo com o chico.
    Não pode existir numa democracia de verdade nenhum dos dois grupos, enquanto tivermos gente que acha que todos tem que pensar da mesma forma não seremos a democracia que tanto queremos.
    Abraços e até 2016!!!

  4. leandro

    Eu também sou contra qualquer tipo de agressão, como por exemplo as que o MSTA faz quando invade uma fazendo, mata o gado queima casas, expulsa caseiros, enfim fazem tudo aquilo que os militantes do PT como o Chico sabem, agora não pode agredir o Chico, mas chamar de “babaca”pode?
    Então ele é um babaca, de resto não penso em agredi-lo fisicamente, respeito a sua opinião, sua ideologia imbecil, seus afetos carinhosos com um povo que suga o Brasil, mente para a população descaradamente e se ele fosse honesto consigo mesmo mudaria a letra da música para….., ” joga pedra e bosta na Dilma”, deixando a coitada da Geni de fora.

  5. Carlinhos

    O Pés de uva também recebia uma verbasinha do Bob para falar bem do governo em um jornalzinho. Lembra ou já esqueceu?

  6. Peter Zero

    Os tempos estão ficando difíceis novamente, se não podemos escolher que partido seguir sem levar porrada, voltamos aos anos de chumbo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.