9:13Lona

por Carlos Heitor Cony

Em crônica antiga, tentando definir Copacabana, considerei o morador mais importante do bairro o poeta Carlos Drummond de Andrade e o menos importante um anônimo que, depois de beber bastante, ia para o meio da rua e ficava berrando: “Olha a crise!”, Olha a crise!”. O poeta me corrigiu: “O mais importante não sou eu, é o outro cara”.

Mais do que o profeta, o poeta não prevê o futuro: é uma espécie de contemporâneo do futuro. No complicado tempo que atravessamos, Drummond antevia o futuro, embora no singular. Temos crises, e não uma crise isolada para olhar: crise política, crise econômica e crise de poder.

A Constituição estabelece três poderes, que devem ser independentes e harmônicos. Progredimos nesse setor: temos o poder da Polícia Federal, o Poder Legislativo, o poder jurídico, o poder econômico, o poder das ruas e os poderes de cada ministro do STF. Todos mais ou menos dependentes da procuradoria geral do Estado, do TCU e dos desastres que provocam “lama” que lembra a queixa de Getúlio Vargas antes de se suicidar: o mar de lama. E há ainda o poder subterrâneo das forças ocultas.

Julgando-me entendido –eu, que nem mesmo me entendo –alguns desinformados me perguntam no que vai dar isso tudo. Respondo com outro poeta do mesmo nível de Drummond: “Que rumor é este? O vento sob a porta. E que rumor é este agora? Que anda o vento a fazer lá fora? Nada. Como sempre, nada.” (T. S. Eliot, em tradução de Ivan Junqueira).

No meu tempo de criança, havia um joguinho muito usado para substituir o cara ou coroa. Chamava-se porrinha. Três ou mais meninos botavam a mão para trás e cada um dizia o número da soma dos dedos que iriam mostrar: três, cinco, sete. Quando não havia dedo algum para ser somado, todos diziam: “Lona”. Equivale ao nada de T.S. Eliot.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

Uma ideia sobre “Lona

  1. Sergio Silvestre

    Eu tenho uns amigos aqui em Londrina que tem as melhores terras do mundo onde colhem grandes safras de milho e soja,se gabam de viajar para Paris e o resto do mundo até trés vezes ao ano,postam no face porções de “pata preta” e vinhos caros para seu deguste e vivem reclamando do governo que com a crise podem falir.
    Dizem que o rico se caga de medo de ficar pobre,seria o maior castigo eles ficarem na esquina pedindo moedas.
    Pensando bem ,no Brasil não precisa pena de morte não,esse seria o maior castigo para estes que ficaram ricos tomando terras de pequenos sitiantes e aqueles que roubam o erario.
    É só tomar tudo que eles tem que nunca vão voltar a ser ricos e como seria bonito ver esses gatunos pedindo nas esquinas para comprar o “PATA PRETA”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.