7:14PF faz busca em endereços de Cunha e de ministros em nova fase da Lava Jato

Da Folha.com

Em mais uma fase da Operação Lava Jato, a Polícia Federal cumpre nesta terça-feira (15) mandado de busca e apreensão na residência oficial do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que é alvo em dois inquéritos por suspeita de ligação com o esquema de corrupção da Petrobras, e dos ministros Celso Pansera (Ciência e Tecnologia) e Henrique Eduardo Alves (Turismo), ambos do PMDB.

Fábio Cleto, aliado de Eduardo Cunha que ocupava uma das vice-presidências da Caixa até recentemente, também foi alvo de busca em São Paulo. A ação da PF ainda atinge o deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE), apontado como interlocutor do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), nos desvios da Petrobras, do senador e ex-ministro Edison Lobão (PMDB-MA), que é investigado no Supremo Tribunal Federal pela Lava Jato, e de Sergio Machado, ex-presidente da Transpetro.

Ao todo, são 53 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Pará, Rio Grande do Norte, Ceará e Alagoas, referentes a sete processos instaurados na Lava Jato.

A residência de Cunha –ele mora na Península dos Ministros, onde fica a residência oficial da presidência da Câmara– amanheceu cercada por diversas viaturas policiais.

Mandados de busca e apreensão também são cumpridos em todos os endereços de Eduardo Cunha no Rio de Janeiro.

O movimento está sendo acompanhado pelo advogado Alexandre de Souza, filho do ex-procurador-geral da República. A ação foi pedida pela Procuradoria-Geral da República e teve aval do ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki.

As casas dos congressistas em Brasília também estão cercadas.

Não há, ao menos por ora, prisões na etapa atual da operação, chamada Catilinárias.

As Catilinárias são discursos célebres do orador romano Cícero contra um senador que planejava tomar o poder.

O presidente da Câmara é acusado de ser beneficiado de desvios da Petrobras. Segundo dois delatores, ele teria recebido US$ 5 milhões em propina de contratos de navios-sondas e também de um negócio fechado pela Petrobras na África que teriam abastecido contas no exterior mantidas pelo peemedebista e familiares na Suíça.

Cunha foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República ao Supremo Tribunal Federal pelo suposto recebimento de propina ligada a desvios na Petrobras há cerca de quatro meses, mas o STF ainda não decidiu se acolhe ou não as denúncias.

Sem o acolhimento, Cunha não é réu, somente investigado.

Há algumas explicações para a demora no STF. A primeira e mais determinante é que no Supremo há uma tradição, prevista no Regimento Interno do tribunal, de que o ministro relator do inquérito abra prazo de 15 dias para manifestação do político antes de decidir sobre a denúncia.

Ao prazo concedido à resposta prévia somam-se iniciativas tomadas pela defesa do parlamentar no STF. Seus advogados solicitaram, por exemplo, que o tribunal concedesse um prazo em dobro para a manifestação prévia, de 15 para 30 dias.

Como Teori recusou a ampliação, teve que submeter o pedido ao plenário do STF, gerando mais demora. Em setembro, a maioria dos ministros contrariou o relator e decidiu pelo dobro do prazo.

A terceira explicação para a demora se deve à própria Procuradoria. Mais de dois meses após a denúncia, o órgão fez um aditamento, dizendo que Cunha também se beneficiara indevidamente de voos de táxi aéreo como pagamento de propina. Assim, a defesa conseguiu mais prazo para a defesa prévia, com prazo novamente dobrado.

A Procuradoria já manifestou preocupação sobre o andamento do inquérito. A respeito de um pedido da defesa de Cunha para ter acesso à íntegra de documentos usados como prova, o procurador-geral da República em exercício, Eugênio Aragão, pediu a Teori que indefira pedidos “de natureza manifestamente protelatória”.

Compartilhe

2 ideias sobre “PF faz busca em endereços de Cunha e de ministros em nova fase da Lava Jato

  1. Sergio Silvestre

    Disso eu gosto,mas que esse negocio fosse mais abrangente,talvez aqui em Curitiba,maringá e Londrina onde tem pseudos honestos milionário na politica que se for medir seu capital não ficam muito atrás do Eduardo Cunha.

  2. leandro

    Vi agora a pouco uma notícia em um jornal de São Paulo que além das buscas nas casas de Eduardo Cunha, Sergio Machado, Henrique Alves, Lobão, e outros de alta plumagem do PMDA, que seria logo iniviada outra fase da Lava Jato.
    Diz então na notícia que já se faz tarde uma busca nas residências do Lula.
    Mesmo sabendo que a coisa é muito maior do que imaginamos, ainda podemos louvar o trabalho exemplar da PF e do MPF que se desdobram em buscar evidências e provas contra essas quadrilhas, pois não há ainda uma só cabeça.
    Pois bem com tudo isso que vem acontecendo alguém acha que essa turma e em especial Lula teria guardado de baixo do colchão alguns dólares?: Também algum documento ou computadores que possam ter algo registrado?
    É obvio que já deram fim em tudo que pudesse compromete-los.
    Essa busca e a possível busca contra Lula poderá ser um atestado de boa conduta ao não encontrarem nada.
    Alguns incineraram, outros até comeram por não poder se desapegar daquilo que afanaram, outros deixaram a guarda com pessoas periféricas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.