7:58O certo, o justo e o imbecil

por Gregorio Duvivier

Tem uma piada velha que começa assim: o advogado vai ao motel acompanhado da mulher do melhor amigo, também advogado. Chegando lá, encontra a própria mulher acompanhada do melhor amigo. Ao constrangimento inicial segue a dúvida.

– E agora? O que é que a gente faz?

– O certo seria a gente destrocar os casais e cada um voltar pra casa acompanhado do respectivo cônjuge.

– Sim, isso seria o certo. Mas não seria o justo.

– Por quê?

– Porque a gente tá chegando, e vocês tão saindo.

Não sabendo se o impeachment de Dilma é certo do ponto de vista jurídico, li a opinião de uns 33 “juristas renomados”. O que percebi foi que a Constituição brasileira é tipo o último episódio de “Lost”: cada um entendeu uma coisa, e alguns, como eu, não entenderam nada. Ninguém sabe se a tal pedalada fiscal configura crime de responsabilidade, embora todos concordem que, mesmo que houvesse o tal crime, ele recairia sobre o secretário do Tesouro.

Mas vamos supor que o impeachment fosse o certo e os juristas afirmassem que pedaladas justificam o impeachment. Seria justo? No governo FHC, a pedalada era uma tradição de fim de ano tão comum quanto a Simone cantando “Então É Natal”. E não só no Brasil. Nunca, em democracia alguma, um presidente caiu por causa de uma pedalada fiscal. Será que o Brasil finalmente chegou à vanguarda?

Tirar a Dilma por uma pedalada do seu secretário é, por si só, uma espécie de pedalada. Sou torcedor do Fluminense mas nem por isso vibrei com os pontos que ele tirou da Portuguesa graças ao recurso de um advogado que descobriu que a Portuguesa tinha escalado aos 48 do segundo tempo um jogador suspenso que sequer tocou na bola.

Um impeachment orquestrado por Eduardo Cunha que beneficia Michel Temer é como um pênalti marcado pelo Eurico Miranda a favor do Vasco. Se não é certo, certamente não é justo, e menos ainda sensato. Se o pecado de Dilma foi ser conivente com roubo, qual é o sentido de trocá-la pelo ladrão? A estrutura da casa está ruindo, mas você não vai fazer uma reforma com o Sérgio Naya.

O país hoje é um avião governado por uma pilota obtusa e despreparada, mas vale lembrar que o copiloto é da Al Qaeda. E a tripulação também. Perdão pela metáfora, Al Qaeda. Não era minha intenção te comparar com o PMDB. Sim, eu sei que vocês têm princípios. Perdão.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

7 ideias sobre “O certo, o justo e o imbecil

  1. Diogo Almeida

    Viva o humorista sustentado com dinheiro público. O humor a favor. Só faz piadas politicamente corretas, e defende governo. Vem para Caixa (ou BB) você também. RIP Humor brasileiro, a moda agora é ricos do Leblon, fazendo humor pró governo e defendendo justiça social. E os neuronios óóóóó….VERGONHA!

  2. Zé Beto Autor do post

    diogo, você poderia enfrentar o silvestre num jogo de xadrez. seria divertido. hihihihihihi

  3. TOLEDO

    Eu acho que o Diogo precisa fazer um teste de DNA, ele é o DINO ALMEIDA, O RETORNO !!! Deve ser Poodle e Coxinha, igual ao Leandro. Voltou na nova Gazeta, no lugar do Bessa.

  4. ferreira

    A esperteza dos milhões de técnicos futebolísticos faz parte da cultura brasileira mas se fosse inversamente proporcional na política não teríamos 54 milhões de idiotas imbecis e sem opinião, somente teríamos os sanguessugas ideologistas e os aproveitadores.
    Há ! Nosso manual constitucional e as diversas complementações legais são contexto filosófico difíceis de entender, as interpretações são de acordo aos interesses políticos ou pessoal de cada jurista, mas como somos um país com grande massa de analfabetos funcionais é fácil formar falsas e mentirosas opiniões, porém, as regras do futebol são perfeitamente assimiladas pois estes possuem competência ou qualidade de especialistas.

  5. Sergio Silvestre

    O TEXTO DO DISTINTO AI EM CIMA ESTÁ CORRETO,TEM UMA TURMA DOIDA PARA PEGAR O PODER DEPOIS DE 13 ANOS,IMAGINEM A FOME DOS CARAS,AI NÃO VAI SOBRAR NEM O PÉ DA MESA.

  6. Sergio Silvestre

    Vichiiii,meu computador tá parecendo corredor de hospitas,o que tem de virus,tem 50 janelinhas pedindo para eu limpar,e claro pagando e bem caro,filhas da puta.

  7. Clint Eastwood

    Caro Gregório, você não precisava ofender tanto assim a Al Qaeda, sei que se tratam de terroristas, mas compará-la a estes canalhas já é demais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.