7:32A aposentadoria tardia

Do analista dos Planaltos

Antonio Casemiro Belinati, ex-prefeito e ex-deputado estadual, mora em Londrina e Curitiba. Useiro e vezeiro de personagem político popular parecido com o Jeca Tatu e Cantinflas, toda vez que sai de casa encarna com desejo esta faceta teatral – roupa comprada um número  maior, último botão da camisa sempre fechado em desalinho, fazendo o jeito desajeitado e desalinhado, enganando o ouvinte como um homem simples. Mal sabe o infeliz que ele planeja tudo, pormenorizadamente, para parecer ao eleitor simplório a figura do pai, do tiozão boa praça. Por isso incorporou o Tio Bila. Mas a lei o pegou por desonestidade administrativa (lei da improbidade) e ele não terminou seu último mandato, cassado pelos vereadores de Londrina. Além disso, o TSE julgou que o ex-prefeito não poderia ser mais candidato a nada. Belinati tentou ainda (e despejando recursos financeiros sem dó) eleger o filho e a ex-mulher para a Assembleia Legislativa do Paraná. Não conseguiu, mas fez o seu vereador e sobrinho o deputado federal mais votado de Londrina após perder a eleição para prefeito em 2012. Agora, septuagenário, ensaia o discurso que a idade não lhe convém, mas esconde que é a Justiça com a Lei da Ficha Limpa que o afastou da política. Mais uma vez encarna o personagem, como um Lula regionalizado, e coloca um texto na sua página na internet (lembrando que a linguagem escrita não é seu forte), a ‘tio Bila seu facebook’:
“Minha postura nas próximas eleições…
Nos últimos meses milhares e milhares de internautas  me enviaram  carinhosas mensagens incentivando uma eventual candidatura minha a prefeito de Londrina. Comovido, agradeço pelo carinho de tantos amigos e de tantas pessoas com as quais nunca tive qualquer contato pessoal. Pela idade que vai avançando, decidi não mais disputar eleições, deixando a tarefa para os mais jovens. Estou muito feliz com o grande sucesso de nossos 2 faces e de nossa fun page. São milhares de internautas que nos dão a honra da companhia todos os dias, no Brasil e no exterior. Em respeito a Vocês, fico de fora das campanhas eleitorais, agindo com rigorosa isenção em nossas publicações. Participar dos embates eleitorais poderia refletir negativamente em nosso trabalho aqui, lembrando que a direção do facebook por mais de uma vez já nos parabenizou pelo conteúdo de nossas publicações. Antecipo gratidão pela compreensão de todos que tão generosamente nos deram tantos incentivos. Eterno e agradecido abraço!”

Compartilhe

4 ideias sobre “A aposentadoria tardia

  1. Indalécio Madruga

    Lula é o Belinati federal. Belinati é o Lula municipal. Tudo farinha do mesmo saco. Elegem-se com os pobres e governam com os ricos. E enriquecem enquanto tapeiam os trouxas.

  2. Jorge Armado

    Bellinati é um dos políticos que me enchem de orgulho por ser paranaense. Junto com Requião, Aníbal Khoury, Alexandre Cury, Romanelli, Justus, Onaireves, B.Richa, P.Bernardo. Viva o Maranhão do Sul! Viva os nossos sarneys, que acham que falam inglês.

  3. Cidadão

    Vejam que beleza… deve ser o unico que alguem do facebook se corresponde e ainda elogia.
    O Belianti é a enrolação em pessoa.
    Enganation and embromation.
    E é aposentado como deputado estadual recebendo gorda fortuna mensal.

  4. Mrs. Musculo

    Marcelo Belinati é o sobrinho que ainda resta na política estadual.
    Tentará ser prefeito, já que sua parcela de contribuição para melhorar o FUNDO PARTIDÁRIO do PP com seu mandato está no fim.
    Outro sobrinho Marcos Belinati é delegado de polícia e vereador de Londrina. Não tem vocação e deve ser a última vez que se apresenta ao distinto eleitor.
    Ninguém da família restou com o dom de cativar o distinto público com falsas promessas, e gordas nomeações familiares em cargos públicos.
    Os costumes políticos a trancos e barrancos evoluiram, apesar dos Belinatis da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.