6:47A mãe de todas as crises

por Ivan Schmidt

Comecei a ler jornais cedo na vida, primeiro A Gazeta, O Estado e A Verdade, publicados em Florianópolis e, anos depois aos domingos um jornal carioca – lembro-me de O Globo ou O Diário de Notícias, que meu pai comprava apenas no final da semana. Lia tudo incluindo o noticiário político e foi nesse tempo (anos 50 do século passado), que me veio o gosto pela observação das atividades político-partidárias. Eu sabia o nome dos principais políticos de então.

Em agosto de 1954, aos 14 anos de idade, no dia seguinte ao suicídio de Getúlio Vargas lembro-me da disputa quase a tapa por um exemplar do Correio do Povo, de Porto Alegre, na banca do seu Beck, na praça 15 de Novembro, em Floripa, diante da ansiedade pela leitura das notícias sobre o ato final de Gegê. Mal os jornais de fora apareciam nas bancas eram vendidos na mesma hora.

Na campanha que levou Jânio Quadros à presidência da República em 1960, minha estréia como eleitor, descobri na mesma banca O Estado de S. Paulo, o jornalão dos Mesquita, por sinal, engajado na campanha janista, por coincidência, ao lado de Carlos Lacerda, um dos meus ídolos políticos. Até hoje leio esse jornal, que considero o mais importante da América do Sul e, seguramente, um dos mais importantes do mundo.

Na ocasião, inaugurado o meu título eleitoral foi duro absorver o fel da derrota de Irineu Bornhausen, candidato da União Democrática Nacional (UDN) – o único partido a não reviver com a redemocratização – para o governo de Santa Catarina. O vencedor foi Celso Ramos, do Partido Social Democrático (PSD). Mesmo com a vitória de Jânio a ressaca custou a passar e acabou redobrada quando da renúncia sete meses depois da posse.

Assim, acompanhei as crises do suicídio de Vargas, as tentativas de golpe militar (Jacareacanga e Aragarças) contra Juscelino Kubitschek, a renúncia de Jânio e a posse de João Goulart e, em 1964, o golpe que o derrubou da presidência da República, marco inicial dos 20 anos de dominação militar.

Foi exatamente nesse ano que experimentei rápido envolvimento pessoal com partido político (a UDN), até com a assinatura da ficha de filiação na condição de militante do diretório estudantil. Em poucos meses descobri o modus operandi partidário e, nesse aspecto todos foram e continuam iguais, com a imposição da vontade dos caciques sobre a militância.

Na época, um dos principais executivos da Fundição Tupy, de Joinville, Nilson Bender, se lançou como pré-candidato à sucessão de Celso Ramos, despertando entre a juventude udenista enorme simpatia. Pouco tempo depois, os dirigentes do diretório estudantil receberam a ordem vinda diretamente de Irineu (o dono do partido em Santa Catarina) para que abortassem toda e qualquer manifestação favorável à pretensão de Nilson Bender, sob pena de intervenção pura e simples.

O Brasil também seria testemunha da memorável campanha das Diretas Já, para o restabelecimento da escolha do presidente pelo sufrágio universal, entretanto, sepultada pela maioria parlamentar que atuava como ventríloquo do governo militar, apesar da manifestação de milhões de cidadãos em todo o território nacional.

A mágoa cívica somente foi apagada algum tempo depois com o lançamento da candidatura de Tancredo Neves, que enfrentou e derrotou de forma categórica o então candidato da situação, Paulo Maluf, que até mesmo muitos parlamentares do substituto da Arena, o partido do “sim, senhor!” queriam ver pelas costas.

Todos estão lembrados que poucos dias antes da convocação do malparido Colégio Eleitoral, deu-se a renúncia do então presidente nacional do Partido Democrático Social (PDS), o senador José Sarney, que entregou o cargo ao vice, o ex-governador de Santa Catarina Jorge Konder Bornhausen, que também deu de pinote.

Ambos pularam (assim como muitos outros ex-arenistas) para a Frente Liberal resultante da coligação com o PMDB e da formação da Aliança Democrática em respaldo à candidatura de Tancredo, com Sarney na vice-presidência, em 1985. Eles venceram a eleição por 480 a 180 votos. Sarney tornou-se presidente com a doença e morte de Tancredo e, no mandato seguinte para o qual foi eleito Fernando Collor pelo voto direto, o país viveria nova crise institucional com o impeachment do presidente.

Estas são pequenas amostras da intermitência dessa febre terçã dotada de autêntico fôlego de sete gatos, ou seja, a interminável capacidade de sobreviver e se recuperar de quaisquer desgastes, por maiores que sejam, como se uma natureza peculiar lhe facultasse o poder de resistir ilimitadamente no tempo e no espaço.

Na última segunda-feira (30) o entrevistado do programa Roda Viva (TV Cultura de S. Paulo) foi o deputado federal Jarbas Vasconcelos, fundador do antigo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), hoje PMDB, na capital pernambucana. Eleito deputado estadual, duas vezes prefeito do Recife, duas vezes governador estadual, deputado federal e senador da República, Jarbas tem sido acima de tudo um político coerente, fiel à conduta que escolheu e, por isto corajoso dissidente dentro de seu próprio partido.

Revelou ter entrado na Faculdade de Direito da PUC-PE no dia da morte do estudante Edson de Lima Souto, no rumoroso incidente do restaurante Calabouço, no Rio de Janeiro. A formatura ocorreria exatamente no dia da assinatura do AI-5, pormenores marcantes da recorrente crise brasileira e da vida da sociedade desde então.

Na sua longa carreira Jarbas jamais foi visto botando remendos ou panos quentes para ocultar coisas erradas percebidas nas entranhas do partido e, principalmente, nos governos aos quais se opôs com a intrepidez de um cruzado da democracia. Definindo o quadro observado hoje no país, o político pernambucano disse com destemor que “nunca se viu algo ao menos parecido com o que ocorre atualmente”. Em resumo, interpretou o legítimo sentimento de milhões de brasileiros, que sem outro meio de expressão reafirmam de forma direta a cada pesquisa de opinião pública, o asco relação à esfera política. Nunca houve nada igual no país.

Degradação ética e moral, mentiras, fraudes, estelionato eleitoral e corrupção (pela primeira vez citada como maior preocupação pela sociedade), foram algumas das muitas expressões usadas pelo político nas respostas às questões postas pela bancada de entrevistadores.

Afirmou com todas as letras que se a presidente Dilma não cair pelo impeachment, certamente “terá de renunciar porque não mais reúne as condições mínimas para continuar governando”. Para o deputado a pressão exercida pela Operação Lava Jato e a prisão de empresários e políticos importantes, é também algo que não se pode descartar numa espiral cada vez mais próxima do centro do poder.

Dois dias depois, na quarta-feira (2) o jogo de gato e rato entre Dilma e Eduardo Cunha ganhou tintas de opereta, pois ao ver-se abandonado à própria sorte pela bancada do PT, que liberou seus três filiados a votarem contra ele no Conselho de Ética, a represália veio no fim da tarde na forma da aceitação do pedido de impeachment de Dilma, formulado pelos advogados paulistas Hélio Bicudo, Miguel Reale Junior e Janaína Paschoal.

Eduardo usou todos os recursos permitidos pelo regimento interno da Câmara para melar o trabalho do Conselho de Ética, tentando pulverizar o pedido de abertura do processo de cassação. Num dos lances mais esquizofrênicos da crise, a bancada petista tomou a decisão de votar pela aprovação do processo contra o presidente da casa mesmo sabendo que o caldo poderia entornar, porque todos tinham prévio conhecimento do teor vingativo da resposta de Cunha.

Perdida a aposta feita na condição privilegiada de avalista do mandato da presidente da República, por ter sob sua tutela o poder institucional de autorizar o prosseguimento congressual ou mandar para as calendas o pedido de impeachment (como fez com vários outros), Cunha confiou numa demonstração de força que se esvaiu diante da reação petista, que a rigor parece ter confiança absoluta em que a maioria dos deputados da aliança votará pelo arquivamento da defenestração de Dilma.

De qualquer forma não se esconde a existência de um clima de nervosismo crescente entre o Palácio do Planalto e a alta direção do PT, com o suposto abandono de Dilma, que os analistas enxergam como uma tentativa desesperada de sobreviver ao naufrágio iminente. 

Voltando à entrevista de Jarbas, vale destacar a severidade com que classificou o colega de partido Eduardo Cunha. Para ele o político fluminense é “um psicopata e chantagista, e por isto não tem a menor condição moral para continuar na função. Deve ser cassado ou renunciar imediatamente”, sentenciou em diagnóstico rascante. Aliás, mostrou-se desapontado porque o Supremo Tribunal Federal (STF), que tem competência institucional para tanto ainda não tenha se manifestado sobre o assunto.

Comentou também com base em experiência longeva com as marchas e contramarchas da política, que a ordem de prisão expedida pelo ministro Teori Zavascki contra o senador Delcídio do Amaral (líder do governo Dilma) e a permissão dada pelo próprio Senado por maioria de votos para que o senador continuasse preso, teriam influência significativa nas decisões do Conselho de Ética em relação às acusações contra Eduardo Cunha, acertando mais uma vez diante da evidência solar dos indicativos de que a cassação do presidente da Câmara está a caminho.

A degradação que enxovalha uma porção seletiva dos atuais componentes do Congresso Nacional, embora Jarbas Vasconcelos reconheça que há pessoas respeitáveis e honradas nas duas casas, mesmo no chamado baixo clero que abriga parlamentares de reduzida expressão política, é algo jamais visto no cenário outrora dignificado pela passagem de homens da estirpe de Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Mário Covas, Franco Montoro, Teotônio Vilella e tantos outros. Falou e disse.

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

10 ideias sobre “A mãe de todas as crises

  1. TOLEDO

    Ivan, muito lucido e bom o seu relato, da história mais recente. Eu discordo um pouco da visão do Jarbas Vasconcelos. A idade mais avançada, deve nos trazer sabedoria e humildade,seria muito bom que fosse na mesma proporção. Mas o Jarbas Vasconcelos deveria respeitar um pouco a Sra Dilma e tenho certeza que não o faz, pela dificuldade da geração maxista achar que só quem tem pinto é que é macho. A Dilma é muito macho, o Brasil já esta podendo comprovar.

  2. Zé Beto Autor do post

    não fique nervoso, toledo! gostei da sua piada respeitosa chamando a presidente de macho. manda o elogio para ela. hihihihihihihihi

  3. Sergio Silvestre

    Toledo,não diz pra eles a palavra macho eles já pensam no bofe narigudo do Iguaçu.

  4. TOLEDO

    ZB, eu disse que o Silvestre é homem, mas o Leandro pensa que é tambem. Voce pode ficar com o Leandro, se for o caso e ir dando agua e rapadura, quem sabe ele fique.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.