15:40A história do Hospital Bom Retiro em livro

Do jeito que veio

Psicóloga lança livro sobre a história do Hospital Psiquiátrico Bom Retiro

Obra faz estudo sobre o tratamento médico e espiritual dado aos pacientes e aborda a “história da loucura” em Curitiba

Após dois anos de pesquisa inédita em documentos do Hospital Bom Retiro, da Federação Espírita do Paraná (FEP), em publicações da época e depoimentos de funcionários da instituição, a psicóloga e historiadora Andrea de Alvarenga Lima escreveu o livro “Psiquiatria e Espiritismo – A História do Hospital Bom Retiro (Curitiba, 1930-1950)”. O objetivo principal do estudo parte de um fato pontual, a inauguração do hospital, na busca das condições históricas para entender como a doença mental era encarada na época. A obra, que tem coautoria do também psicólogo Adriano Furtado Holanda, será lançada no dia 1º de dezembro, às 18h30, na Livraria da Vila (Shopping Patio Batel), em Curitiba. A entrada é gratuita e o livro custa R$ 25,00.

 

“Os doentes mentais eram tratados de acordo com os conhecimentos da psiquiatria naquele momento. Por isso, este trabalho não busca julgar ou apontar culpados, mas sim retratar um período histórico e um arranjo assistencial muito singular que foi possível então. Olhar para o passado faz a gente a se situar e a entender quem somos hoje. O que me interessa é oferecer uma narrativa que faz sentido para quem é de Curitiba, para quem se interessa pelo tema da relação entre psicologia e religião”, explica a autora Andrea.

 

O hospital funcionou por 67 anos no bairro Bom Retiro e havia sido construído seguindo os padrões da arquitetura dos sanatórios brasileiros da metade do século 20. Após ser destruído, em 2012, uma nova sede foi erguida no bairro Jardim Botânico, seguindo os padrões do Ministério da Saúde.  Ainda hoje a instituição permanece como um dos principais complexos psiquiátricos do Paraná.

 

Com imagens inéditas de autoria do fotógrafo Zeca Moraes, que captou com sensibilidade os últimos dias do prédio histórico do Hospital Bom Retiro, o livro constitui o décimo terceiro volume da Coleção A Capital, da editora Factum Pesquisas Históricas, que há pouco mais de uma década já lançou títulos sobre arquitetura, televisão, cinema de rua, circo e produção intelectual. “Psiquiatria e Espiritismo” é um projeto contemplado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, tendo como incentivadoras as empresas Hospital Ônix, Construtora Baggio, Invespark Empreendimentos Imobiliários e Ecossistema Consultoria Ambiental.

 

SERVIÇO
Lançamento do livro “Psiquiatria e Espiritismo – A História do Hospital Bom Retiro (Curitiba, 1930-1950)”.
Autora: Andrea de Alvarenga Lima
Coautor: Adriano Furtado Holanda
Número de páginas: 144
Editora: Factum Pesquisas Históricas

Dia e hora do lançamento: 1º de dezembro de 2015, às 18h30.
Local: Livraria da Vila – Shopping Patio Batel (Av. do Batel, 1868 – loja 314 – piso L3).
Entrada gratuita.
Preço do livro: R$ 25,00.

Compartilhe

2 ideias sobre “A história do Hospital Bom Retiro em livro

  1. marcelo santana

    Lembro de um amigo que ficou internado lá, ele sempre dizia ” quer ver um mundo azul coloque um óculos azul.”

  2. Solda

    Internado, eu ia ao portão do Bom Retiro e, quando passava alguém, eu perguntava – Tem muita gente aí dentro?

    Por alguém que esteve lá, prontuário nº 35264

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.