16:40Terror e inépcia

por Ruy Castro

Enquanto, em Paris, o tiroteio terrorista no Bataclan se confundia com o som produzido por uma banda de rock –difícil distinguir uma coisa da outra–, no Brasil os 62 bilhões de metros cúbicos de rejeitos químicos sob responsabilidade de uma mineradora prosseguiam na sua trajetória de destruição por 500 quilômetros de Minas Gerais e Espírito Santo. Pela situação até agora, os efeitos da tragédia francesa se farão sentir por muitos anos. Os da brasileira, talvez para sempre.

Lá fora, o controle e a paranoia azedarão as relações humanas. A cordialidade dará lugar à desconfiança. Ter olhos e cabelos pretos, com ou sem barba, bastará para produzir um suspeito. Homens de bem levarão geral à luz do dia no meio da rua. A xenofobia, já latente, recrudescerá. Países outrora adoráveis poderão se tornar Estados policiais. Se esses forem os objetivos do terror, já estão sendo alcançados.

Aqui, o descaso, a fiscalização ridícula e as verbas “contingenciadas” geraram a morte de um curso d’água do porte do rio Doce e a quebra de uma cadeia de fauna, flora e recursos hídricos. Milhões de brasileiros serão afetados. Se a lama tóxica chegar ao mar, tomará santuários ecológicos, como Abrolhos, na Bahia; se outras barragens se romperem, como se teme, destruirão as cidades históricas mineiras. É possível pagar por isto?

O presidente francês François Hollande devia estar cochilando ao ignorar as advertências que lhe fizeram sobre possíveis atentados. Mas, assim que eles aconteceram, acordou e assumiu o comando. Já Dilma levou sete dias para despertar da letargia e sobrevoar a região desgraçada. Ninguém a aconselhou a dar uma rápida, mesmo que burocrática, satisfação ao país.

Na Europa, cedo ou tarde, o terror será derrotado. Mas, no Brasil, a inépcia parece invencível.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

4 ideias sobre “Terror e inépcia

  1. Sergio Silvestre

    Cacete,a Dilma tá ferrada mesmo hein,se fala dos bombardeios que mata crianças inocentes está protegendo o terror,se fala dos terroristas dizem que ela tambem o foi e não pode estar se contradizendo,se vai quando rachou a barragem vão dizer que a lama foi visitar a lama e se não foi logo vão dizer que ela esperou a lama assentar,se fosse eu mandava todo mundo tomar n c

  2. Sergio Silvestre

    Eu magoado ZB vivo rindo da mediocridade humana hahahaha é só imaginar os vendedores de ilusão todos milionários e uma manada escutando tudo que eles falam e acreditando é uma comedia e eu custo a acreditar que eles acreditam carahahahahahaha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.