17:00Radares na mira

O Tribunal de Contas do Paraná informa:

TCE vai inspecionar radares e contratos da Prefeitura de Curitiba

Executado pela Diretoria de Auditorias, trabalho será realizado especialmente nos equipamentos instalados na Via Calma, para fiscalizar limite de velocidade de 40 km/h 

Por meio de portaria assinada na tarde desta segunda-feira (16 de novembro), o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), conselheiro Ivan Bonilha, determinou a abertura de inspeção técnica nos radares instalados em Curitiba, bem como nos contratos e procedimentos licitatórios desses equipamentos.

O trabalho começa a ser executado nesta semana pela Diretoria de Auditorias do Tribunal (Daud), visando especialmente os equipamentos que foram instalados na recém-criada Via Calma. Segundo Bonilha, a inspeção é necessária tendo em vista a grande repercussão da iniciativa junto à população da Capital.

A inspeção também vai avaliar a fiscalização e procedimentos de aplicação e processamento de multas pertinentes aos diversos radares, fixos e móveis, e a contabilização junto ao Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC) e seus recursos financeiros no exercício de 2015.

A portaria tem como base legal o artigo 71 da Constituição Federal e o artigo 74 da Constituição Estadual; somados ao artigo 1°, inciso VI, da Lei Orgânica do TCE-PR (Lei Complementar n° 113/2005); o artigo 16°, inciso XXXVII e o artigo 164, inciso VI, do Regimento Interno do Tribunal.

 

Via calma

Implantada na área central de Curitiba, a chamada Via Calma – perímetro dentro do qual os veículos deverão circular a uma velocidade máxima de 40 quilômetros por hora – passou a ser fiscalizada com o auxílio de radares que foram deslocados de outras áreas da cidade.

Segundo a Prefeitura, a região tem 133 cruzamentos com semáforos, dos quais 12 serão monitorados por fiscalização eletrônica (radares) para garantir o respeito à velocidade máxima de 40km/h. Radares móveis (colocados sobre tripés) também estão sendo utilizados.

 

Compartilhe

2 ideias sobre “Radares na mira

  1. Jean

    Gustavo Radar Fruet Haddad simplesmente arrancou os radares de determinadas vias para enfiar na famigerada area calma…
    simplesmente um absurdo…

  2. Clint Eastwood

    Este “indústria da multa” foi obra do “saudoso ” japonês. E abraçada com vontade pelos seus sucessores. E ainda tem curitibano ingênuo acreditando que as tais “vias calmas” são solução. Esta criação genial do palerma deste prefeito é a sua única obra, ele não fez mais nada, o cara é só de conserva, nunca tem culpa de nada, até do orçamento municipal que não cobre todas as despesas do município, que a própria mana fez,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.