9:55No ar, para o agronegócio

Do portal Bonde

Em busca de novos negócios, Sercomtel aproxima Iapar de empresa de São José dos Campos

O Instituto Agronômico do Paraná e a empresa FT Sistemas S.A., fabricante de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARPs), que tem como um de seus investidores a Embraer, assinaram um acordo de cooperação tecnológica visando a realização de pesquisas, negócios e prestação de serviços em agricultura de precisão, no último dia 21 de outubro, em Ponta Grossa. O diretor da Sercomtel Participações, Amauri Escudero, foi quem realizou a aproximação entre o instituto e a empresa de São José dos Campos.

O acordo envolve a utilização de aeronaves em atividades como aerolevantamento e desenvolvimento de metodologias, algoritmos e softwares, com o objetivo final de agregar valor ao meio rural e ao agronegócio brasileiro. Os primeiros projetos visam soluções em manejo e gestão para as culturas de soja e milho.

De acordo com o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Sercomtel Participações, Roberto Nishimura, o objetivo da empresa é que, dentro de um a dois anos, com a geração dos serviços, a Sercomtel possa ser escolhida para o armazenamento das diversas imagens colhidas pelas aeronaves controladas remotamente.

“Todo este material precisará ser armazenado numa nuvem para que os pesquisadores do Iapar possam utilizá-lo, no entanto, nenhuma das partes têm condições de armazenar isso atualmente e é exatamente esta infraestrutura que poderemos oferecer”, explicou Nishimura, destacando o interesse das partes pelo fomento local.

F.T Sistemas

Nascida há dez anos na incubadora de empresas do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e hoje instalada no parque tecnológico de São José dos Campos (SP), a FT Sistemas é credenciada pelo Ministério da Defesa, desde 2013, como “Empresa Estratégica de Defesa”, tendo os produtos que fabrica – Aeronaves Remotamente Pilotadas leves, capazes de carregar diferentes tipos de sensores para aplicações civis tanto públicas como privadas – também homologados pelo MD para comercialização no mercado brasileiro e internacional.

“Para uma empresa jovem como a nossa é uma honra e uma grande oportunidade poder atuar no segmento de tecnologias para o agronegócio, tendo como parceiro o Iapar, com seus 42 anos de pesquisa agrícola que tanto contribuíram para a transformação da agricultura brasileira”, destacou Nei Brasil.

Florindo Dalberto deu as boas vindas à FT, que será a primeira empresa privada a instalar-se no campus do Instituto em Londrina: “O novo Iapar que estamos construindo estará sempre aberto à pesquisa colaborativa, inclusive empresas inovadoras do setor privado”, disse.

Fonte: Texto produzido com informações do Iapar
http://www.iapar.br/modules/noticias/article.php?storyid=1821

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.