19:01USP vai perfurar poço em busca de gás na Bacia do Paraná

A Abegás informa

Projeto da USP prevê perfuração de poço na Bacia do Paraná

Um grupo de pesquisadores do Instituto de Energia e Ambiente da USP desenvolve um projeto que prevê a perfuração de um poço na Bacia do Paraná para avaliar o potencial de produção de gás não convencional. Os trabalhos, que serão conduzidos por uma empresa especializada, se concentrarão em nas unidades geológicas Grupo Irati e Formação Ponta Grossa.

Inicialmente, o projeto será desenvolvido com recursos próprios, mas o grupo aguarda a liberação de R$ 20 milhões contratados por meio de um edital da Finep, recursos que serão necessários para que a pesquisa conte com monitoramento em tempo real para observar os impactos das atividades nas fases de exploração e produção.

 “Os estudos indicam que a exploração de gás não-convencional será possível no Sul do Brasil”, comenta o professor Colombo Celso Gaeta Tassinari, da Divisão Científica de Tecnologia de Petróleo, Gás Natural e Bioenergia da USP.

Os pesquisadores também estudam, a partir de amostras de superfície, o potencial de áreas na Bacia do Parnaíba para abastecer uma termelétrica do tipo “boca de poço”.

Segundo Tassinari, há outras linhas de investigação na universidade, enfocando questões regulatórias a respeito do shale gas, bem como em impactos do fraturamento hidráulico sobre as atividades de mineração de carvão na região Sul do Brasil.

Fonte: Brasil Energia Petróleo e Gás

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.