11:14Deprê

por Fernando Canzian

O Brasil produziu mais uma aberração: forte recessão, desemprego crescente e inflação em alta. Os dois primeiros elementos não combinam com o último.

Mas a química política de Dilma, Eduardo Cunha, PT e oposição criou o fenômeno. Ele já se revela também para 2016, a partir dos elementos do presente.

A lamúria de más notícias segue. Recordes de baixa, um atrás do outro. No consumo de serviços, no comércio e na indústria.

O PIB deve encolher 3% neste ano. Já pipocam previsões da mesma magnitude para a retração do ano que vem. Analistas mais certeiros projetam inflação rondando 7,5% em 2016.

Essa “jabuticaba” de forte recessão com inflação alta espelha muito o Brasil pouco produtivo e muito oligopolizado, com poucas empresas dominando grandes setores.

E nossa forte memória inflacionária, cheia de altas exageradas e “arredondamentos” sem lógica.

Some-se a isso a falta de horizonte para o atual impasse político, sem nenhum compromisso maior com o país.

Abre-se um salve-se quem puder entre os que têm condições de ditar preços e manter margens.

No dia a dia, cai rápido a renda média dos brasileiros. Depois de perder 4,3% em setembro (sobre set.14.), quem trabalha recebe hoje, em média, R$ 2.180/mês. Com viés de baixa.

Muito em breve teremos o desemprego entrando na casa dos dois dígitos. Talvez antes do fim do 1º trimestre do ano que vem.

A taxa de 7,6% na média das seis principais capitais em setembro (era 4,9% há um ano) tende a ganhar novo impulso após a sazonal atividade de fim de ano.

*

O país perdeu 1,2 milhão de empregos formais nos últimos 12 meses. Foi o pior resultado para o mercado de trabalho desde 1992. Há famílias por trás desses números.

Abaixo, é possível conferir a trajetória do emprego formal dos últimos 14 anos. Este será o primeiro negativo nesta série.

A ferramenta permite analisar os dados gerais no país e por Estado desde 2002. No mapa, as perdas setoriais (também gerais e pelos Estados) em 2015.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

4 ideias sobre “Deprê

  1. Clint Eastwood

    Mas esta realidade cruel tem culpados, milhões deles, gente que se deixou seduzir pela lorota engendrada pelo João Santana, agora está vivendo as consequências da aposta feita, “é melhor continuar com o mais do mesmo do que apostar no duvidoso”. Deu no que deu, mas depois que a tal vaca tossiu tudo se tornou possível, inclusive este desemprego desgraçado desgraçando a vida e as famílias de milhões de pessoas, de gente que acreditou nas lorotas inventadas pelo João Santana.

  2. Leandro

    E a situação vai ficar pior ainda. Hoje o Lula falou sobre a situação de uq e o PT não pode ficar criticando a Dilma. Ué! Então quer dizer que criticavam? Ora isso sempre foi desmentido por ele, aliás o Lula tem a capacidade de inverter as situações e com isso tirar o “bicho” de seu lombo e achar um culpado.
    Atualmente tá mio difícil achar um culpado pelo crise, pela “marolinha” ou ser o FHC, coisa já fora de moda. Então Lula procura amenizar a situação e por tabela jogar a culpa nos próprios petistas e assim ele vai levando a vida, uma vez que para quem tem amigos como Oldebrecht e outros gigantes , quem tem um belo sírio em Atibaia, um tríplex no Guarujá, um apartamentaço em São Bernardo, quem todos os filhos otimamente colocados no mundo empresarial, sem a crise que pega os demais empresários, tem mesmo que comemorar seus 70 anos e achar culpados pela crise do país que afeta somente os outros.
    Porém esquece o Lual de dizer e assumir que a crise não aconteceu de um dia para o outro, não surgiu de 1 de dezembro de 2014 para 01 de janeiro de 2015, como um rojão em nossa cabeça, a crise já é uma consequência de uma politica econômica errada que o seu governo Lulático, para não dizer lunático, aplicou no pais induzindo a população a se endividar, desonerando e fazendo renúncia fiscal para com a bandeira do desemprego dar no que está dando.
    por sua veza por gratidão de ter sido inventada pelo Lula sustentou no seu primeiro governo esta ” pipa” que agora não é com cerol que vai sustentar a mesma no ar, já ciu e pior caiu em nossas cabeças, sendo assim chamada pela atual Presidente de plantão, Dilma, de travessia, quando deveria se chamar de travessura.
    ]

  3. Leandro

    Viram : Não falei que agora ele está protegido e pode circular pela cidade e nos chamar de “coxinha”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.