7:56Filho da política

por Janio de Freitas

A busca feita pela Polícia Federal na empresa de Luis Cláudio Lula da Silva é a chegada a um objetivo longamente perseguido por adversários extremados do ex-presidente e mesmo por numerosa corrente de delegados da PF: os Lula da Silva sob investigações criminais. Se com motivação justificada ou não, toda informação por ora é precária, apesar da autorização judicial para a busca.

Qualquer que seja a resposta futura, uma certeza ficou estabelecida desde a chegada da PF, às 6 horas da manhã, à LFT Marketing Esportivo: a par do seu formalismo apenas policial/judicial, é um fato político. Importante. Além dos reflexos imediatos que possa gerar, tem propensão a projetar efeitos sobre o futuro da política brasileira. (Concordo com você: se há uma coisa que parece não ter futuro no Brasil, é a política. Mas terá que inventar algum.)

Fala-se muito na candidatura de Lula em 2018. Indício confiável, nesse sentido, nenhum. Agora, porém, dá-se o tipo do fato que empurra para definições os temperamentos, pessoais e políticos, como o de Lula: o explosivo contido à força, na sua percepção real ou elaborada de injustiças, e mágoas, e gana de dar sua resposta aos fatos devedores.

Caso não se mostre justificado o capítulo que a Polícia Federal iniciou com a operação na empresa de Luis Cláudio, a consequência mais provável é que Lula se lance à reconquista do poder. Com a determinação de quem vê uma só reparação à altura, vital mesmo. A realidade brasileira já está semeada para uma tal disposição.

A hipótese contrária, de implicação de Luis Cláudio com condutas criminais comprováveis, não teria efeito menos forte, embora oposto. Não é provável que sobrasse a Lula detrminação para ter ainda um papel de relevo na política. E o PT sem Lula? Campo aberto para a ascensão dos seus adversários de sempre, depois de se devorarem no esforço comum de ver se algum deles adquire trejeitos de líder político.

Há o que apreciar, portanto. Mas não só dos atores citados. Os silenciados são, talvez, ainda mais interessantes. E a operação na empresa de Luis Claúdio abriu uma fresta na cortina que os protege.

A PF lá esteve como parte das investigações que se desenvolvem (?) em torno do poderoso sistema de corrupção há anos e anos vigente no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – Carf, a instância em que se decidem as pendências entre grandes devedores de impostos e a Receita Federal. Por motivos que dispensam referência, essas investigações não produzem em agentes e responsáveis a ânsia de vazamentos já conhecida. E o pouco que vaza pende muito mais para as gavetas do que para a divulgação. Parte da mesma operação, a busca na empresa de Luis Cláudio Lula da Silva pende, porém, para as impressoras, a tv, o rádio e a internet.

As investigações no Carf, chamadas de Operação Zelotes, tanto têm se ocupado de condutas de má-fé, como de questões polêmicas em que o apontado devedor ou não o é, ou é sem intenção. Há grandes meios de comunicação nas três situações. No seu caso, procedem todos para evitar noticiário escandaloso, comprometedor e talvez injusto. Poderiam fazer disso tanto um mea culpa, como um aprendizado, tardio embora.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

10 ideias sobre “Filho da política

  1. Sergio Silvestre

    Pois é,com a globo,Veja e estadão dando um calote juntos de quase 4 bilhões no fisco,os PFS não invadem escritórios dessas redes.
    ai vem aquela história da justiça,onde um atira na nuca sem motivos e o culpado é aquele que levou o tiro e outro que para se defender primeiro atira na perna e na insistência do ferido em querem atentar e alvejado na outra perna,sendo pobre ou preto vai pegar uns anos de cadeia,ou ficar a vida todas endo chamado pela justiça.
    Chega-se a uma conclusão,a policia federal tem um carimbo tucano na testa.

  2. Jorge Armado

    Silvestre: os tucanos inventaram a honestidade no Brasil. Se Deus permitir, e ele permitirá, brasileiro que é, nosso próximo presidente será tucano. Nunca houve governo mais honesto na história. Estou me deleitando com a biografia do FHC e descubro a cada página que foi um governo quase perfeito. O Príncipe dos Sociólogos só tem um defeito, é muito modesto. No mais um relato perfeito de um governo limpo, cristalino, sem problemas e apenas com soluções. Assim como todos os governos do PSDB. Se existem escândalos em governos tucanos, certamente são fabricados pela mídia nojenta e esquerdóide. Folha, Estadão, Gazeta, Globo. Coalhados de comunistas. Salvam-se a Veja e o Fábio Campana. Graças a Deus. Louvado seja o Senhor!

  3. antonio

    Aí eu concordo com o Silvestre. E os corruptores/sonegadores? Se está sendo feito alguma coisa não sabemos. Pode ser que estejam, mas não interessa o povo saber. As notícias vazam exatamente naquilo que interessa aos vazadores, e nada mais.

  4. Zé Beto Autor do post

    quem inventou a honestidade foi o pt, armado. o problema é que a honestidade dos tucanos não dá cadeia, ao contrário da do pt. nesse assunto, os petistas tinham que aprender com os tucanos, mas quiseram ser originais na enganação. deu no que deu.

  5. Jorge Armado

    Pô ZB! Você está lançando suspeitas sobre os tucanos? Isso é crime de lesa-pátria. Nunca imaginei que você fosse simpatizante da esquerda. Mas tem cura. Se até o Romanelli se converteu, por que você também não? Saia das trevas, venha para a luz. E a luz é um tucano no governo!

  6. Sergio Silvestre

    Jorge ,já é um progresso os tucanos concordar que eles também roubam,mas eu estou achando que o ZB tá dando uma guinada mais a esquerda,só falta o Fabio Campana,mas só se o Richa quebrar de vez.

  7. Zé Beto Autor do post

    caro pombo reaça, eu não dou guinada, eu dou gargalhadas com as besteiras que você escreve e ainda se leva a sério.

  8. Sergio Silvestre

    Vou fazer então uma coisa,vou deixar para meus pedúnculos comentar,aqui já tem o Jota Silvestrio,no Campana tem Silvio Silvestre e mais uns 3 Silvestre,vou deixar para eles comentar que ao menos o sobrenome fica asneirado pra sempre.

  9. TOLEDO

    No Campana eu quero comentar como Chunda. Será que ele vai ficar curioso para saber quem é o Chunda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.