15:19Clássicos para crianças

A Universidade Federal do Paraná informa:

Projeto lança coleção de clássicos da literatura para crianças 

Projeto Make Believe contempla clássicos da literatura mundial e foi idealizado por professor e mestranda da UFPR

Já imaginou poder ler para crianças de 0 a 5 anos de idade grandes clássicos da literatura como Romeu e Julieta e Oliver Twist? Esta é a proposta apresentada pelos especialistas em ensino de línguas Ron Martinez, professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (Delem) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Candy Palma, mestranda em Letras – Inglês também no Delem/UFPR. Eles criaram a série Clássicos para Pimpolhos e as quatro primeiras obras desta coleção são Oliver Twist, Moby Dick, Romeu e Julieta e Frankenstein totalmente adaptadas para os pequenos leitores.

Os livros estão à venda em formato de e-book (livros em formato digital) na Amazon em seis idiomas (português, inglês, espanhol, francês, italiano e alemão). Até o dia 28 de outubro, os autores disponibilizarão o download gratuito das obras em todos os idiomas.

De acordo com Candy Palma, idealizadora do projeto Make Believe, a interação das crianças com a história é muito importante para o desenvolvimento da linguagem e da inteligência. “Percebemos que o mercado editorial subestima muito os pequenos leitores, que podem e devem ter exposição à estrutura narrativa das histórias, em vez de ficar limitados ao antigo formato uma imagem – uma palavra por página”.

Os protagonistas dos livros da séria Clássicos para Pimpolhos são representados por animais, o que aproxima ainda mais as crianças das histórias. Os elementos narrativos característicos destes clássicos também fazem parte das adaptações da série. “No entanto, mesmo os momentos trágicos foram representados de forma que os adultos – pais ou educadores – possam lê-los com descontração e para que as crianças possam assimilá-los de maneira tranquila”, completa Candy.

Além de proporcionar a leitura de obras de destaque da literatura mundial para os pequenos, os Clássicos para Pimpolhos trazem em suas narrativas ensinamentos importantes para a formação de cidadãos conscientes, como por exemplo, o respeito à diversidade e o direito dos animais.

Make Believe

O projeto Make Believe é formado por profissionais bilíngues que visam disseminar o amor pela leitura desde a primeira infância. Para tanto, além da publicação dos próprios livros infantis, também promovem contações de histórias e peças de teatro em inglês. Essas apresentações recontam clássicos da literatura infantil de países anglofônicos, contextualizando o idioma de forma divertida e culturalmente rica. Para conhecer melhor o trabalho realizado pelo Make Believe, acesse o site www.makebelievemb.com/. Em seu site, o projeto também oferece materiais de apoio, dicas sobre como abordar a leitura com crianças em faixa etária de 0 a 5 anos, desenhos para colorir, máscaras, dedoches, entre outros materiais.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.