9:08Dallari desmonta os “juristas do impeachment”

por Ricardo Kotscho

Folheando e citando calmamente as páginas da Constituição colocada sobre a bancada, o professor Dalmo Dallari, de 83 anos, foi desmontando uma a uma as teses da oposição golpista e dos seus “juristas do impeachment”.

No mesmo dia em que o trio Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaína Paschoal, sempre acompanhado de Carlos Sampaio, o papagaio de pirata que é líder do PSDB na Câmara, registrou num cartório paulista a terceira versão do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, tive a oportunidade de ver à noite a verdadeira aula de Direito Constitucional e de democracia ministrada por Dallari no programa “Diálogos”, de Mário Sérgio Conti, na “Globo News”.

Num País onde a imprensa chama qualquer advogado de “jurista”, dependendo das causas que defende, é bom ouvir a voz serena de quem dedicou a vida a estudar e ensinar os princípios fundamentais dos Direitos Humanos e do Estado de Direito. No final da lição, o professor da veneranda Faculdade de Direito do Largo de São Francisco ainda teve a grandeza de destacar o papel deletério dos veículos da grande imprensa na atual crise política.

Em resumo, ele disse com todas as letras, citando artigos, parágrafos e incisos, que não há fundamentos jurídicos para o pedido de impeachment. Nunca fomos amigos pessoais de um frequentar a casa do outro, mas sempre admirei a pessoa jurídica do professor Dalmo Dallari, com quem trabalhei na Comissão de Justiça e Paz e cruzei inúmeras vezes em todas as lutas pela redemocratização.

Temos duas coisas em comum: batalhamos pelos mesmos ideais e nunca pertencemos a nenhum partido político. Acima das lutas partidárias e dos interesses pessoais, sempre colocamos nossa missão profissional a serviço da sociedade, cada um na sua área, ao contrário de alguns que se apresentam agora como salvadores da Pátria, da moral e dos bons costumes políticos.

Dallari não alimenta sentimentos vingativos por ter tido interesses contrariados, nem busca holofotes fáceis no ocaso da carreira. Nunca mudou de lado. É fiel à sua própria história e ao que está escrito na Constituição Federal.

*Publicado no blog “Balaio do Kotscho”

Compartilhe

6 ideias sobre “Dallari desmonta os “juristas do impeachment”

  1. leandro

    O Brasil é mesmo um país das distorções, enquanto se discute a punição do pessoal envolvidos e atolados no esgoto o Petrolão, há uma parte do governo e seus aliados que se quebram no pau querendo um culpar o outro e disputam quem tem ou não culpa nesse imenso cartório chamado Brasil.
    As discussões sombreiam Brasília todos os dias com notícias de envolvimentos de políticos e não políticos com cifras milionárias com valores nunca vistos e falados na história desse país, como dizia o Lula depois que ele descobriu o Brasil.
    Essas confusões são acrescidas com o provável processo de IMPEACHMENT da presidente Dilma, que capitaneado pelo Eduardo Cunha que se encontra na berlinda e com o silêncio sepulcral do Renan Calheiros que também é mencionado recentemente pelo delator Fernando Baiano.
    Além das opiniões de juristas, pró e contra o governo temos as opiniões dos curiosos e dos interessados, uns em manter o poder a qualquer custo e outros em ter o poder também a qualquer custo.
    Nesse meio de intrigas e traições temos agora de forma mais visível a presença do ex presidente Lula, se assim pode ser chamado de “ex”, pois suas reuniões e suas interferências comprovam que não se desgrudou do Planalto e passa a ser figura presente tanto lá como no Alvorada, fato que já demonstra que poderia se mudar para esses endereços e não frequentar nem São Paulo, muito menos aquele tal apartamento do Guarujá.
    Desta maneira o Lula e seus peões interferem no governo com participações de eminência parda, só que agora de forma visível e documental com suas declarações de real intromissão nas decisões da Presidente Dilma.
    Então dois caminhos podemos perceber: Um é que a presidente não manda mais nada e passa ouvir opiniões de todos os lados.
    Outro fato é que o Lula já tomou posse dos destinos e decisões governamentais, vez ou outra coloca um de seus peões para ditar alguma regra ou recado, como foi agora do Rui Falcão em relação ao ministro Joaquim Levy.
    Assim a análise sobre o IMPEACHMENT aqui colocada deixa de abordar que uma das formas de perder o po0der e o comando de uma presidência é também o de abandonar seu próprio poder, o que está sendo feito pela Dilma.
    O outro lado dessa história seria , quem sabe o ingresso de processo de IMPEACHMENT já , mas contra o Lula, pois ele esta no poder sem tê-lo. Isto sim pode ser visto como golpe, gole branco, golpe de fogo amigo, golpe com o interesse de quanto pior melhor, golpe na expectativa de surgir no futuro como um “salvador da pátria”, uma fênix que ressurge das cinzas que o PT pode se transformar.

  2. Sergio Silvestre

    Sempre eu digo que matamos um Cristo todos os dias,e se lá a dois mil anos os fariseus opositores de hoje tivessem uma mídia golpista nem teria tido a via -sacra e ele seria decapitado pela multidão enfurecida pelos boatos.
    Quando as nuvens negras se dissiparem,quando arrefecer a usura de alguém que quer o poder a força e quando o povo tomar ciência do que está acontecendo no Brasil,vai ver num futuro que esse Pais será outro,jamais será o mesmo com a derrocada dos verdadeiros ladrões do Brasil,os espertos como os Cunhas e os Malafaias,os heróis de ocasião como os Gilmares,joaquins e Moros que quando começou a chegar perto desses supostos lideres parece que estão se esvaziando como bexigas,perderam o interesse de investigar.
    Os esbravejamentos como o Ferreira ai em cima mais um vídeo que eu vi do Alexandre Frota me da a sensação que eu estou do lado ponderado e certo e que as coisas ruins não estão assim tão ruins,apesar de muitos estarem trabalhando contra.

  3. zangado

    O que fazemos quando temos uma Constituição e tergiversamos se ela é para valer ou para inglês ver? Nixon não precisou ser processado por Watergate para pedir renúncia ao cargo, pois sabia que se não o fizesse ira pegar uma cana sentida.
    Aqui a presidente e sua sombra ex-presidente mentiram, mentem e mentirão sempre sobre o mensalão e o petrolão e o emérito jurista entende que não há motivo para impeachment.
    O país está a beira do abismo político e financeiro, mesmo assim parece ele querer que cheguemos ao abismo social !

  4. Clint Eastwood

    Neste país de botocudos todo mundo quer ter razão, os que encontram as culpas da Mulher Sapiens, e o que procuram e insistem em não encontrar nada. O Poder Judiciário há muito tempo deixou de procurar fazer a Justiça. O Poder Legislativo há muito tempo também abriu mão de ser independente, legislar e fiscalizar o Poder Executivo, é mais fácil dizer sim ao Poder Executivo do que confrontá-lo. E o Poder Executivo faz o que mais lhe aprouve, independentemente de quem ocupe o trono do Palácio do Planalto, a vontade do rei vem sempre em primeiro lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.