22:24Carta aberta

por Ferreira Gullar

Desculpe se em vez de uma carta pessoal escrevo-lhe na página de um jornal, tornando público o que tenho a lhe dizer. A razão disso é que o assunto que pretendo abordar nada tem de íntimo. Pelo contrário, diz respeito a todos nós. Trata-se de sua posição em face de tudo o que está acontecendo neste nosso país governado, há quase treze anos, pelo seu partido, o PT.

Entendo que você, a certa altura da vida, tenha acreditado que Lula era um verdadeiro líder operário e que, como tal, conduziria os trabalhadores e o povo pobre na luta pela transformação da sociedade brasileira, a fim de torná-la menos injusta.

Era natural que fizesse essa opção, uma vez que lutar contra a desigualdade sempre fez parte de seus princípios. E muita gente boa, antes de você, também pusera sua esperança neste novo partido que nascia para mudar o Brasil. Alguns dos mais notáveis intelectuais brasileiros fizeram a mesma escolha que você.

É verdade também que, com o passar dos anos, essa convicção se desfez: Lula não era o que eles pensavam que fosse, e o seu partido não se manteve fiel ao que prometera. Mas você, não, você continua confiando em Lula e votando em todos aqueles que Lula indica, ainda que não os conheça ou, o que é pior, mesmo sabendo que não são nenhuma flor que se cheire.

Sei que há petistas mais cegos que você, como aqueles que foram às ruas para tentar impedir a privatização da Telefônica, alegando que se tratava de uma traição ao povo brasileiro. Lembra-se? Pois bem, a privatização foi feita e, graças a ela, o faxineiro aqui do prédio tem telefone celular. Mas, quando alguém fala disso, você muda de assunto.

Sei muito bem que política é coisa complicada. A pessoa defende determinada posição do seu partido, discute com os amigos, briga e, depois, aconteça o que acontecer, não dá o braço a torcer.

E, às vezes, chega ao ponto de defender atitudes indefensáveis, mas que, por terem sido tomadas por Lula, você se sente na obrigação de justificar. Por exemplo, quando Lula abraçou Paulo Maluf, quando se aliou ao bispo Edir Macedo, fazendo do bispo Crivela ministro do seu governo e quando viaja à custas da Odebrecht.

Não sei o que você diz a si mesmo quando, à noite, deita a cabeça no travesseiro. Como justificar o mensalão? Você poderia acreditar que Delúbio, tesoureiro do PT, tenha armado toda aquela patranha, sem nada dizer ao Lula, durante os churrascos que preparava para ele, todo domingo, na Granja do Torto. Tinha de acreditar, pois, do contrário, teria de admitir que Lula foi o verdadeiro mentor do mensalão.

Custa crer como você consegue dormir em meio a tanta mentira. E pior é agora, no chamado petrolão, que é o mensalão multiplicado por dez, já que, enquanto naquele a falcatrua era de algumas dezenas de milhões de reais, neste chega a bilhões. E, mesmo assim, consegue dormir? Não é para sacanear, mas você ainda repete aquele lema em que o PT dizia ser “o partido que não rouba nem deixa roubar”?

Quero crer que, pelo menos nisso, você se manca, porque as delações premiadas deixaram claro que ele não apenas deixa, como rouba também.

E a Dilma, que Lula tirou do bolso do colete e fez presidente da República, sem que antes tivesse sido sequer vereadora? Não chego a considerá-la paspalhona, como a chamou Delfim Neto, embora, com sua arrogância, tenha arrastado o país à bancarrota em que se encontra agora. Essa situação crítica a obrigou a adotar um programa econômico que sempre rejeitou e combateu.

Mas, ainda assim, tem o desplante de dizer que esta crise é apenas uma transição para a segunda etapa de seu plano de governo. Noutras palavras: a primeira etapa foi para levar o país à bancarrota e a segunda, agora, é para tentar salvá-lo. Ou seja, estava tudo planejado!

Não me diga que acredita nisso, camarada.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

15 ideias sobre “Carta aberta

  1. leandro

    Agora, já meio tarde para a senilidade de alguns, o Toledo, por exemplo, vai acordar puto e falar um bando de asneira desse texto e chamar o Ferreira Gullar de coxinha.
    Quando as verdades são ditas, são mostradas elas doem e os surdos e cegos de conveniência criticam, aquilo que está diante de seus olhos e dentro de seus ouvidos.

  2. Sergio Silvestre

    Estranho né esses velhotes passando a dobra do Boa Esperança,ai vem eles,Bicudo,Gulart,fhc e outros trastes que se desiludiram por não ter conseguido ser um estadista como o Semi-analfabeto Lula.
    Inveja faz parte e se virarem algum vampiro ou outro monstro das trevas vão continuar assombrando quem tem algum cacife ou foi notado pelo mundo.

  3. Zé Beto Autor do post

    esses velhotes que escrevem coisas como o “poema sujo” só podem ser apedeutas de carteirinha, como costuma dizer seu líder, não é silvestre? como bom reaça, você sabe que se eles vivessem no tempo da revolução cultural do camarada mao, seriam passados nas armas em praça pública. ainda bem que hoje ainda florescem países como a venezuela, onde se chegou à essência revolucionária de se eliminar o uso do papel higiênico, este hábito imposto pelo imperialismo sob a desculpa de se limpar aquela parte do corpo sob a alegação da eliminação do cheiro. essa foi uma sequência lógica, mesmo porque o ato de se alimentar também está sendo abolido para que, em delírio coletivo, o povo comece a se acostumar a ouvir os discursos do passarinho que incorporou o coronel chávez e dá as coordenadas para o maduro levar o país no aminho da casa do… hihihihihihihihihi

  4. Sergio Silvestre

    Ouço muito esse problema serio da Venezuela que os coxinhas tanto debatem que é a falta de papel higiênico para limpar o rabo.Pois bem.se dependesse de mim a NEVE.Paloma e até a lixa Karino iriam falir,ia sobrar um pouco mais de eucaliptos,por que faz muito tempo que eu não uso esse ralador de pregas.
    Depois que comecei a lavar o fiofó com bastante água morna até meus puns saem em ritmo de sonata.
    Ja que o negocio é “poema sujo’ vai gemer no colo do boca larga.

  5. Zé Beto Autor do post

    outra sumidade a nos abrilhantar com a sabedoria pai d’égua. hihihihihihihi

  6. Zé Beto Autor do post

    gênio! assinou de novo o recibo da sabedoria da besta quadrada. não fique nervoso, reaça! a revolução vencerá! mas você esqueceu de dizer que deixa o dedo dentro do próprio canal. faz parte do treinamento de guerrilha – e que isso, na sequência, dá um novo sabor à sopa que toma, pois o mesmo é introduzido no alimento, dentro do prato, para manter a temperatura adquirida “lá” em prol da luta por um ideal. hihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihi

  7. Fausto Thomaz

    Aproveita para estocar teus puns Silvestre, e manda pra Dilma, quem sabe ela resolve a questão sobre a energia eólica com eles.

  8. TOLEDO

    Infeliz o povo que precisa de intelectuais metidos a besta que acham que todo mundo acredita na suas asneiras. No alto das suas arrogancias, pensam que a verdade lhes pertencem.

  9. ferreira

    É isso aí Zé Beto…………detona o morteiro nos reaças ……..ihihiihihiihihihiiihii

  10. leandro

    Essa turma que guarda peidos e por isso peida para dentro, assim sobe para a cabeça e o resultado são os ” comentários”.

  11. Sergio Silvestre

    É tem que lavar bem as mãos para cortar os legumes para a sopinha,mas vou inventar um bastão roliço que o Leandro vai adorar para substituir as mãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.