9:47O jacaré do Lula

por Bernardo Mello Franco

Sempre que os adversários tentavam esconder algum fato incômodo, o ex-governador Leonel Brizola sacava uma expressão debochada. “Se tem dente de jacaré, couro de jacaré, olho de jacaré… como não é jacaré?”, ele perguntava.

A ex-brizolista Dilma Rousseff deve ter se lembrado disso ao repetir, nesta quarta, que a ofensiva para cassar seu mandato é uma tentativa de golpe. “Tem cara de golpe, pé de golpe, mão de golpe. Mas tenta passar como sendo uma manifestação oposicionista”, afirmou a presidente.

Enquanto Dilma discursava em São Bernardo do Campo, o morador mais ilustre da cidade voava para Brasília. O que Lula foi fazer na capital tem cara de acordão, pé de acordão e mão de acordão. Ele tenta negociar um cessar-fogo entre o governo e o deputado Eduardo Cunha.

Os petistas temem que Cunha aceite um novo pedido de impeachment contra Dilma. Cunha teme que os petistas apoiem a cassação de seu mandato. A convergência de interesses aproximou os inimigos. E irritou a oposição, que já havia se oferecido para salvar a pele do deputado.

Nos últimos dias, Cunha se reuniu com dois ministros próximos de Lula: Edinho Silva e Jaques Wagner. O chefe da Casa Civil chegou a encontrá-lo na base aérea de Brasília, um cenário tradicional de conversas que não podem ser divulgadas.

A trama está em curso, mas é difícil acreditar no sucesso do acordão. Por um lado, o governo não tem como garantir a impunidade de Cunha, que foi denunciado ao STF por corrupção. Por outro, o peemedebista já deixou claro que aproveitará qualquer chance para apunhalar Dilma.

Como é praxe, o deputado e o ex-presidente evitam confessar o inconfessável. A assessoria de Lula chamou as notícias sobre o assunto de “escandalosamente mentirosas”. Em escândalos passados, o petista também tentou esconder o rabo do jacaré enquanto orientava o PT a salvar os mandatos dos senadores Renan Calheiros e José Sarney.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

3 ideias sobre “O jacaré do Lula

  1. Clint Eastwood

    Como diz a marginalidade, tá tudo dominado. A casa não vai cair nem para a Mulher Sapiens nem para o deputado carioca. Tá tudo dominado ninguenzada, vamos ficar assistindo a esta comédia bufa até o fim de 2018.

  2. leandro

    Com essa turma sempre tem um “jeitinho” de solucionar os problemas. Com os demais mortais a coisa pega e o cara acaba indo preso lá em Pedrinhas.
    Vejam se as situações que tronam a desconfiança nas instituições: No caso do mensalão muitos foram processados e condenados, mas quem continua em cana? O Zé Dirceu, Pedro Correia voltaram para a cana pelo Lava Jato.
    Outros estão na prisão domiciliar.
    Quanto tempo demorou para a justiça se manifestar em caso do Vaccari.
    Recentemente a policia federal de Brasília pede licença para o STF para que a PF interrogue o Lula, com privilégios de quem ainda detém mandato.
    Entre tantos casos, o u7ltimo está sendo além do suposto acordão, uma vez que Lula tem estado mais em Brasília agora do que quando era presidente, aliás está mandando como tal., Mas o ultimo caso, por enquanto, é o do ministro Dias Tófoli pedir a oitiva do planalto quanto a indicação de uma relatoria a ser ocupada pelo ministro Gilmar Mendes numa das ações de impugnação dos mandatos da Presidente Dilma e se vice.
    Se isso que está noticiado for mesmo verdade, então está aí aprova de um toma lá da cá e uma retribuição pela nomeação de um cargo vitalício ou então é estar se pondo de joelhos para o executivo, caindo por terra aquele ( “poderes independentes e harmônicos”).

  3. Sergio Silvestre

    Como eu torci pelo Brizola em 1989,que para mim era na epoca o maior politico que levaria esse Pais a uma justiça social equilibrada,mas deu Lula,se fosse o Brizola contra o Collor esse o trituraria nos debates.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.