8:02A guerra das “pedaladas”

Da coluna Painel, da Folha de S.Paulo

Para relator, ação mostra incapacidade do governo para contestar voto do TCU

Às armas O pedido de afastamento de Augusto Nardes do julgamento das contas de Dilma Rousseff no TCU foi recebido por ministros do tribunal como uma “intimidação” do Planalto à atuação da corte. Em conversas com integrantes de sua equipe, o relator do processo disse que não era o único alvo e que o governo tentava “desqualificar” um trabalho coletivo e a própria instituição. “Me atacam porque não podem responder tecnicamente ao nosso parecer”, disse a um colega de plenário.

Aviso prévio A equipe que defende Dilma no tribunal informou antes a ministros da corte a decisão de pedir a saída de Nardes do caso. A avaliação é que a proposta foi “compreendida”, mas não “bem recebida” por integrantes do Tribunal de Contas.

Precificado O governo diz ter calculado a possibilidade de que o pedido tivesse uma “reação inversa” e acabasse por incomodar os outros integrantes por um “espírito de corpo” da corte.

O dobro ou nada Para os auxiliares de Dilma, valia a pena arriscar diante da rejeição aguardada para a sessão de quarta-feira, o que poderia fazer recrudescer os ânimos da oposição para levar adiante o pedido de impeachment.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.