7:33Desaprovação geral

Da Gazeta do Povo

Dilma e Beto são desaprovados por maioria esmagadora dos paranaenses

A maioria absoluta dos paranaenses não está satisfeita com a administração pública federal e estadual. Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas aponta que 88% da população desaprova a gestão da presidente Dilma Rousseff (PT). Em relação ao governo Beto Richa (PSDB), a desaprovação é de 72,8%. Os dados foram coletados a pedido da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

Questionados sobre a administração da presidente Dilma, apenas 9,3% dos paranaenses disseram aprovar a gestão da petista, contra 88% que a desaprovam – 2,7% não souberam ou não opinaram. Sobre o governo Richa, o índice de aprovação chegou a 24,5%, contra uma desaprovação de 72,8% − mais uma vez, 2,7% não souberam ou não opinaram.

Confira os números da pesquisa

Os entrevistados ainda foram questionados sobre as expectativas que tinham em relação ao governo de Richa. Para 67,3% deles, a gestão do tucano vem tendo um desempenho pior do que o esperado. Outros 27,1% consideram que a administração estadual está igual ao que se esperava. E apenas 4,7% disseram que está melhor do que o esperado.

O Paraná Pesquisas entrevistou 2.515 pessoas maiores de 16 anos, em 88 munícipios de todas as regiões do estado, entre os dias 22 e 27 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Momento econômico

A pesquisa ainda avaliou a percepção dos paranaenses em relação à crise econômica. No total, 91% dos entrevistados concordaram com a afirmação de que o país está vivendo uma crise, contra apenas 5,2% que discordaram. Sobre o momento econômico do país, apenas 2% classificaram a situação atual como ótima ou boa, contra 68,7% que a definiram como ruim ou péssima. Outros 28,4% disseram que a situação é regular.

Em relação à expectativa dos paranaenses para os próximos 12 meses, 27,4% acreditam que a situação estará melhor; para 32,2%, estará igual; e 38,6% afirmaram crer que estará pior do que hoje.

Especificamente sobre o Paraná, 87,2% dos entrevistados afirmaram que o estado também vive uma crise econômica, contra apenas 6,4% que discordaram da afirmação. Quando questionados da situação do Paraná em comparação com outros estados, 32,1% afirmaram que está melhor do que a de outras unidades da federação. Já para 66%, a situação é igual ou pior que a de outros estados.

Além disso, 60,9% dos entrevistados disseram se preocupar muito com a possibilidade de ficar sem trabalho, perder o emprego, ter que fechar seu negócio ou perder a sua fonte de renda nos próximos 12 meses. Outros 17% afirmaram se preocupar um pouco, e apenas 11% responderam que não se preocupam com isso.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.