14:02O PSDB aposta no caos

por Bernardo Mello Franco

Na campanha de 2014, o PSDB prometeu arrumar as contas públicas e zelar pela responsabilidade fiscal. Na oposição ao governo Dilma, o partido apoia medidas irresponsáveis que elevam despesas e agravam o descontrole na economia.

Os tucanos dobraram a aposta no caos nesta semana. Com uma única exceção, eles se uniram para derrubar vetos de Dilma Rousseff a projetos que ameaçam o ajuste fiscal.

O governo venceu a disputa, e o PSDB ficou com a incômoda tarefa de explicar por que está fazendo o contrário do que sempre pregou.

Dos 51 deputados do partido que analisaram os vetos presidenciais, 50 votaram a favor de derrubá-los. O único dissidente foi o paulista Samuel Moreira, que pediu permissão aos colegas para defender as ideias que eles abandonaram. “O PSDB não pode se descaracterizar. É possível fazer oposição sem ser irresponsável com as contas públicas”, diz ele.

Moreira afirma que não tinha como votar contra o fator previdenciário, regra criada pelo governo FHC para frear as aposentadorias precoces. “O deficit da Previdência vai chegar a R$ 124 bilhões no ano que vem. Não dá para criar despesas que o governo não poderá pagar”, defende.

A lógica por trás dos votos do PSDB é clara. O partido quer desgastar Dilma a qualquer preço, mesmo que essa atitude ajude a empurrar o Brasil para o buraco.

A incoerência dos tucanos incomodou FHC. “Na minha opinião, nós temos que pensar no futuro do país. Há outras matérias que você pode votar contra”, protestou o ex-presidente, no dia seguinte à votação.

O presidente da sigla, Aécio Neves, lavou as mãos. “Quem foi eleito para governar e para dar solução a essa crise é o governo do PT”, declarou o senador, nesta quinta.

*

A saída do combativo Alessandro Molon, que se filiou à Rede de Marina Silva, prenuncia uma debandada de deputados eleitos pelo PT.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

4 ideias sobre “O PSDB aposta no caos

  1. jk

    Esses politicos são todos iguais, parasitas da sociedade, querem o poder a todo custo e não importa de que partido sejam, mesmo que o Brasil seja somente uma massa falida eles ainda querem o poder, se tivermos uma guerra civil eles pegam seus dolares e vão embora, deixando a ninguezada se matando.

  2. Sergio Silvestre

    A ordem na oposição é terra arrasada,o PT não pode se criar,temos que destruir o PT.
    Não é difícil perceber o tipo de gente que nos espera caso eles voltem ao poder,eles jamais ligaram para o Brasil,são os vendilhões da pátria,mancomunados com um Juiz que se diz o Paladino mas investiga só o que lhe interessa.
    O pt não foge a regra de todos os partidos,mas é visto que eles querem castigar os petistas e livrar a cara dos delinquentes maiores,leia-se ai Eduardo Cunha,se aliam com a piór especie de politicos oriundos do PMDM e PP.
    Estamos naquela encruzilhada,onde la na frente se vê dois vultos em cada caminho,um é o diabo outro e a morte,só escolher um e pronto.

  3. jose

    Silvestre, se vc tem sessenta anos, deve lembrar que esta atitude não é exclusiva do psdb, deve lembrar que o pt foi useiro e vezeiro desta mesma idéia de “terra arrasada”.

    Vamos lembrar: o pt foi contra a constituinte, foi contra o plano real, foi contra a lei de Responsabilidade Fiscal, foi contra tudo que pudesse colocar qualquer governo que não fosse seu em marcha. Como aliás o faz hoje em todos os Estados em que é oposição, graças a Deus hoje esta oposição petista está ficando realmente de acordo com o seu significado: é pífia.

    O jk aí acima está corretíssimo, não há exceções.

  4. jose

    ZB, mais uma observação, desta vez faltou pouco pro reaça silvestre escrever “ame-o ou deixe-o”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.