17:30A gente somos inútil

por Fernando Canzian

Somos incompetentes de forma recorrente na gestão de um país de 200 milhões de habitantes, pobre e repleto de carências.

A história recente mostra, e não importa o partido, que o Brasil não consegue fazer a coisa certa de forma ordenada e racional durante muito tempo.

A crise atual (Dilma) é muito semelhante à vivida em 1998/1999 (FHC) e em 2002/2003 (FHC+Lula). Trata-se do mesmo cenário de explosão da dívida pública, do dólar em alta e da inflação renitente. De estelionato eleitoral descarado seguido, no pós eleição, de arrocho, alta de tarifas e tentativa de subir impostos.

Pode-se argumentar que atual crise é diferente porque Dilma está enfraquecida, não tem apoio no Congresso e a Lava Jato está na rua.

Mas a Lava Jato afetaria a presidente só marginalmente se sua economia estivesse arrumada, crescendo e distribuindo renda. Não lhe faltaria, se fosse popular, apoio político para tocar o país.

Os ajustes feitos por FHC e Lula em suas crises foram relativamente rápidos. Mas tivemos, para isso, a supervisão externa do FMI, que exigiu medidas ortodoxas e rápidas para emprestar bilhões de dólares ao Brasil.

Seguimos a receita do Fundo e as coisas voltaram a funcionar. O progresso dos anos Lula comprova isso.

Agora é diferente. Não temos o FMI para nos tutelar e forçar um ajuste. Pois nossas contas externas estão relativamente em ordem e melhorando. Temos também US$ 370 bilhões em reservas.

Exclusivamente por nossa conta, estamos há quase um ano da eleição de Dilma e não conseguimos fazer sequer um ajuste mínimo.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

2 ideias sobre “A gente somos inútil

  1. leandro

    Pois é ! Tutela do FMI, isso foi uma bandeira que o Lula cantou em prosa e verso para o mundo. que o Brasil não dependia mais do Fundo Monetário.Chegou a afirmar, em sua santa ignorância, que o Brasil poderia emprestar dinheiro ao FMI, que a crise que já se abatia no mundo era uma “marolinha” e jamais nos atingiria, pois bem atingiu.
    Entusiasmado com tudo isso e mais as tais reservas em dólares que o Brasil tinha na época, fruto não do trabalho do governo, mas do povo brasileiro, continuou o Lula fazendo propaganda de si e do seu governo.
    Pouco antes de sair ainda de um outro ditador da América do Sul, o Chavez que numa espécie de “canto das sereias” quando disse que o Brasil seria o maior produtor de petróleo do mundo. Daí o Chavez morreu e nada de maior produtor aconteceu com o pré sal.
    Bem com tudo isso e mais a vida que a população acreditou, se endividou, teve o gostinho de melhoria, muito justo, não quer agora perder, e assim o Lula vendeu a sua candidata Dilma que aí está e as coisas ficaram do jeitão que se encontram. O pais e a população, os bancos com mais lucros, os banqueiros mais ricos e a população tendo que pagar as contas mal feitas do governo.
    Aliado a tudo isso, o dólar disparou e já chega a R$4,20. Bom para a balança comercial? Não sei não se isso é bom, pois encarece nossos produtos no exterior. Mas agora depois de vários leilões do Banco Central no mercado de câmbio não ter reduzido o valor do dólar, pois não é coisa simples, é uma situação de mercado. Os investidores saíram daqui, os daqui procuram a moeda americana para repor suas perdas e garantir seus investimentos e com tudo isso, hoje o governo falou que para reduzir o valor do dólar poderá buscar os dólares do fundo de reserva , que dizem ter 320 bilhões de dólares, valor esse que não se compara aos Estados Unidos e suas reservas que chega a alguns trlhões de dólares e ainda tem gente, como o Lula, que dizia que os americanos estavam quebrados.
    Bem se isso ocorrer, mais uma vez a incompetência do governo está provada, se já tivesse feito os ajustes no começo da gestão nada disso estaria acontecendo, não teria que vender parte do governo aos partidos que nunca ficarão contentes e logo pedirão mais e mais.
    Mas o governo, a presidente com sua soberba não acreditou que isso era possível, porque mentiu na campanha e como iria justificar que nada daquilo que falou era possível ou verdadeiro?
    Se deixarem estas reservas soltas daqui a pouco poderão ter o mesmo fim da Petrobrás, pois o governo continua pagando para ter apoio no Congresso, antes, como dizem com recurso do mensalão e da Petrobrás e agora com cargos e ministérios, porque o governo, a presidente não inspira confiança e isso eu aprendi que não se compra e sim se conquista.

  2. jota

    A matéria do Fernando Canzian reflete o que está acontecendo no Brasil. O comentário postado falar a verdade do que estamos passando. Bem depois de tudo isso e vendo o programa eleitoral do PMDB deu para confirmar o que está escrito , o que representa a troca de favores.
    Neste programa o que os diversos componentes do PMDA me deixaram “emocionado” , quase fui às lágrimas, como enganam bem, notamos que tudo que falam é verdade, mas tudo diagnóstico daquilo que todos nós já sabemos e sentimos. Nada de concreto e pior muitos repetitivos diziam que precisamos mudar, não se aguenta mais etc. Então eles PMDB compõem o maior partido que esteve rompido com o governo até ontem e agora trocaram ministérios por apoio ao governo.
    Diante disso, como maior partido, como tem o Vice que esteve “magoadinho” até poucos dias e agora tem a coragem de dizer que todos nós precisamos formar uma corrente para tirar o país da crise. Mas, como ficam aqueles que colocaram o Brasil na crise? Continuam fazendo bobagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.