16:09Para ver Efigênia Rolim no Largo da Ordem

A Fundação Cultural de Curitiba informa:

Efigênia Rolim estará aos domingos na Feira do Poeta

Nos próximos domingos de setembro (dias 13, 20 e 27), a Feira do Poeta, no Largo da Ordem, recebe a artista multimídia Efigênia Ramos Rolim, que apresenta uma instalação com poesia e performance da obra “A grande viagem dos Biopaz, Patrícios e Naifs rumo ao planeta Marte”. A artista está completando neste mês 84 anos e criou a obra especialmente para essa ocasião.

“A grande viagem dos Biopaz, Patrícios e Naifs rumo ao planeta Marte” é composta por uma árvore com base de alumínio que sustenta outras 150 obras de pequeno porte feitas com material reciclável. A instalação conta a história de três grupos que resolvem fugir do burburinho das Olimpíadas e mudar para outro planeta. Os seres imaginários de Efigênia Rolim têm formato de animais, mas pensam, sonham e raciocinam como os humanos.

“Minha imaginação não tem limites. As idéias borbulham na minha cabeça sem parar”, diz Efigênia, que é uma das artistas mais representativas da arte popular paranaense. Nascida em Minas Gerais, mas há várias décadas vivendo em Curitiba, Efigênia conquistou admiradores de uma obra singela e repleta de criatividade.

A artista explica a natureza dos personagens de sua nova instalação: os Biopaz levam suas cargas nas costas, mas os filhotes seguem sozinhos. Seus pais acreditam que eles precisam aprender a viver com suas próprias pernas e descobrir os mistérios da vida e da morte com sua própria experiência; os Patrícios, grupo um pouco mais tolerante, pensam de maneira diferente. Eles costumam dizer “se não levarmos nossos filhos eles nunca vão chegar ao destino. Somos a favor da paciência e discernimento. O exemplo vale mais que as palavras”; as Naifs, mulheres guerreiras, mas cheias de amor, têm tarefa especial na saga em busca do novo horizonte. Elas levam agasalhos e alimentos para todos. Uma delas, em especial, cuida das crianças cansadas, oferecendo água e repouso.

“Se me perguntarem por que escolhi o Planeta Marte respondo que nos meus sonhos se trata de um lugar bonito, tranqüilo, os rios e os mares são limpos, há muitas flores, árvores, pássaros e frutas, os animais vivem sem medo, livres na natureza, e as pessoas vivem em paz”, diz Efigênia. A artista estará na Feira do Poeta nos quatro domingos de setembro, das 10h às 14h.

Serviço:
“A grande viagem dos Biopaz, Patrícios e Naifs rumo ao planeta Marte”, instalação de Efigênia Rolim
Local: Feira do Poeta – Largo da Ordem
Datas e horário: 13, 20 e 27 de setembro, das 10h às 14h

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.