14:43E as contas do Aécio?

Da coluna de Janio de Freitas, na Folha de S.Paulo

…. uma não destacada ou mesmo silenciada na imprensa. Como relatora, a ministra Maria Thereza Moura apontou 15 problemas encontrados pelos técnicos do tribunal nas contas da campanha de Aécio Neves. Pediu esclarecimentos, se possíveis. Na segunda-feira passada, Aécio disse que “já foram apresentadas todas as justificativas, coisas eminentemente formais”.

Não. Algumas estão definidas como graves. Nada mais adequado, tratando-se de pessoa sempre afinada com a moda, que ao menos um dos problemas refira-se a uma doação da Odebrecht: R$ 2 milhões com registro de recebimento e sem a comprovação do destino alegado (o próprio partido). Também há declaração de menos de um terço da doação feita pela Construbase, alguns milhões cuja entrada os técnicos do TSE perceberam, mas não encontraram na contabilidade –enfim, não apenas “coisas eminentemente formais”.

Com e sem jato

Cada dia do novo ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Edson Fachin, vale quase um mês e meio do ministro Gilmar Mendes.

Em 11 dias, Fachin informou o tribunal de que concluíra o seu voto sobre descriminalização do porte de drogas, para o qual pedira vista no julgamento em 19 de agosto. A votação já pode ser retomada.

Gilmar Mendes pediu vista e sustou a decisão sobre financiamento eleitoral por empresas em abril de 2014. Ainda não foi capaz de ter o voto para continuidade do julgamento. Apesar de sua opinião ser conhecida –e já estar derrotada no tribunal, com a companhia dos empresários que financiam campanhas para manipular políticos.

No Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes tem outra atitude típica. Quer uma investigação da Procuradoria Geral da República nas contas da campanha de Dilma Rousseff, suspeitando de recursos provenientes dos truques que a Lava Jato investiga. A defesa argumenta que as contas foram examinadas pelo tribunal e “aprovadas com ressalva”. O relator da aprovação: Gilmar Mendes. Mas, acima disso, lembra a defesa, em abril deu-se o “trânsito em julgado” do processo das contas, o que encerrou o prazo para qualquer recurso contrário à sua aprovação.

Por coincidência, ou não, a iniciativa de Gilmar Mendes corresponde, inversamente, a uma não destacada ou mesmo silenciada na imprensa. Como relatora, a ministra Maria Thereza Moura apontou 15 problemas encontrados pelos técnicos do tribunal nas contas da campanha de Aécio Neves. Pediu esclarecimentos, se possíveis. Na segunda-feira passada, Aécio disse que “já foram apresentadas todas as justificativas, coisas eminentemente formais”.

Não. Algumas estão definidas como graves. Nada mais adequado, tratando-se de pessoa sempre afinada com a moda, que ao menos um dos problemas refira-se a uma doação da Odebrecht: R$ 2 milhões com registro de recebimento e sem a comprovação do destino alegado (o próprio partido). Também há declaração de menos de um terço da doação feita pela Construbase, alguns milhões cuja entrada os técnicos do TSE perceberam, mas não encontraram na contabilidade –enfim, não apenas “coisas eminentemente formais”.

Compartilhe

6 ideias sobre “E as contas do Aécio?

  1. AMARAHAL

    Pelo que toda sociedade sabe não foi o aécio que quebrou o país e sim a donA presidentA reeleitA, a grande questão no momento é quem está no poder e essas deveriam ser as contas a serem investigadas pela dra ministra e sabe-se que há GRAVÍSSIMOS PROBLEMAS , mas parece que a preocupação é blindar e apenas investigar quem não detêm o poder.

  2. antonio

    As vezes me pergunto se vale a pena comentar na forma de contestação alguns dos comentários aqui postados, tão ruins que são ou desconexos no seu sentido. Evidentemente que tem que se examinar as contas da Presidente e se com problemas, reprová-las. Agora, não faz sentido não analisar as dos outros candidatos pelo simples fato de que não estão no poder. Digamos que sai a Dilma por reprovação de contas e daí entra o Aécio. E as suas contas? Pelo que se comenta também tem estrepolias que podem sugerir o seu afastamento. E daí? Não seria melhor ver tudo de uma vez e se tudo reprovado se fazer nova eleição?

  3. AMARAHAL

    É isso mesmo estão blindando a dilmA/PT em todos os sentidos !!!
    e sr antonio os comentários são pessoais e não estão para sua contestação, o que o Brasil tem que entender que o sr aécio não foi eleito presidente, se fosse e se há irregularidades também mereceria reprovação, assim como donA dilmA é merecedora de reprovação com as devidas consequências …. cassação .

  4. jk

    Tem comentário que não merece ser comentado por tão idiota que é, a lei vale para todos no poder ou fora dele.
    É culpado !! cadeia ,e devolve o dinheiro, não importa quem seja, PT ou PSDB.

  5. Oto Lindenbrock Neto

    Digo e repito: se existem suspeitos nessa história, eles são petistas. Eles são os inventores da corrupção, coisa que jamais ocorreu numa gestão do PSDB. Tucanos são honestos por natureza. Acusações contra tucanos sempre foram e serão desonestas e mentirosas. Essa ministra do TSE que aponta supostas irregularidades deveria ser presa e responder por crimes hediondos como lesa-pátria, sacrilégio e bullying.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.