8:22A farra dos cartórios

por Bernardo Mello Franco

Vergonha, indignidade, excrescência. As palavras ecoaram no plenário da Câmara na noite desta quarta. Os deputados discutiam a chamada PEC dos Cartórios, sonho de consumo de um antigo e poderoso lobby na capital federal.

Desde os tempos da colônia, o Estado brasileiro se especializou em distribuir cartórios a amigos do rei. A prática sobreviveu à República, como herança das capitanias hereditárias. Ao longo do século 20, os tabelionatos continuaram a passar de pai para filho ou de sogro para genro, como dote de casamento.

A Constituição de 1988 prometeu moralizar o setor, com a exigência de concurso público para os titulares de novos cartórios. Mas o Congresso adiou a regulamentação do texto até 1994, mantendo a distribuição de sinecuras a todo vapor.

Há dez anos, o deputado João Campos (PSDB-GO), dublê de pastor evangélico e delegado de polícia, apresentou uma proposta de emenda para efetivar os tabeliães que não prestaram concurso. Um texto alternativo chegou a ser rejeitado, mas a ideia continuou a vagar pela Câmara à espera de novos patrocinadores.

A oportunidade de ressuscitá-la apareceu agora, com apoio de pressões denunciadas na tribuna. “Há um lobby muito bem formado pelos donos de cartório, essa excrescência brasileira que existe em poucos lugares do mundo democrático e civilizado”, disse Roberto Freire (PPS-SP).

“Nós, na verdade, deveríamos é acabar com os cartórios. Isso é uma máquina de ganhar dinheiro”, protestou Ivan Valente (PSOL-SP).

“A aprovação dessa PEC será um trem da alegria. O Parlamento brasileiro vai passar vergonha, porque o Supremo Tribunal Federal vai considerá-la inconstitucional”, afirmou Vanderlei Macris (PSDB-SP).

Os apelos não funcionaram, e a proposta foi aprovada em primeiro turno por 333 votos a 133. A farra deve efetivar 4.965 “donos” de cartórios, segundo levantamento recente do Conselho Nacional de Justiça.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

8 ideias sobre “A farra dos cartórios

  1. Sergio Silvestre

    Meu sonho de consumo seria se aposentar com o Salario do Juiz Moro,77.462,32,ai meu Deus,todo fim de mes bem no dia 28(é o dia que eles se auto pagam)até esticar as canelas,lá pros 95 anos de idade,tomando as vitaminas da PFIZER, e com duas enfermeiras boazudas ao lado.

  2. Zé Beto Autor do post

    é para rir, silvestre? melhor seria se aposentar com o que ganha o seu guru. hihihiihihihihihi

  3. Zé Beto Autor do post

    esse juiz deveria ser exonerado a bem do serviço público, não é silvestre? hihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihivhihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihi

  4. TOLEDO

    Eu queria ver o Moro atuando lá na vila Fuck pelos 35.000 que seria já um bom salario. Imagine 77.000 mil. Mas o bom dessa história é que o Presidente do Coxa, vai ficar com o cartório até o ano 2.598. Boa dá-lhe no lombo dos contribuintes e segue o baile.

  5. Zé Beto Autor do post

    a fofoqueira da praça é nossa não faria melhor, toledo. conhece? foi aquela que chamou o pelé de beckenbauer . hihihihihihihi

  6. TOLEDO

    ZB, você esta muito rígido com o pessoal da canhota. Já com os Coxinhas esta aliviando. Mas tudo bem, vamos levando em frente. mas tinha a Velha Surda lembra , era bem seletiva, então tá tudo bem.

  7. Zé Beto Autor do post

    pessoal da canhota? quéisso? da canhota eu sou ailton lira, só para citar um quase esquecido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.